Guimaraes x AVS – Notícias e Prováveis Escalações
O futebol da Primeira Liga retorna na sexta-feira, quando o Vitória de Guimarães recebe o AVS no Estádio D. Afonso Henriques para a abertura da rodada 12.
Ambas as equipes voltaram do intervalo internacional com vitórias na Taça de Portugal; os Conquistadores golearam o Mortágua, time da terceira divisão, enquanto os Avenses avançaram nos pênaltis contra o Académico de Viseu após um empate sem gols na prorrogação.
Visualização de partida
Na nona posição e cinco pontos atrás do top cinco na tabela da Primeira Liga, o início de temporada do Vitória não saiu exatamente como o planejado para um time que carrega a ambição de corrigir os erros da quase conquista na temporada passada.
Os Conquistadores caíram na última barreira em sua corrida por uma vaga europeia, tendo perdido seus últimos dois jogos e terminado três pontos atrás do Santa Clara, que ocupa a quinta posição, enquanto conseguiram apenas 14 pontos após 12 jogos nesta campanha.
O Vitória tem lutado com a consistência, suas quatro vitórias na liga separadas por dois jogos sem vitória, mas os homens de Luís Pinto têm mais uma oportunidade de quebrar esse curioso padrão após sua vitória por 1 a 0 contra o Tondela em sua mais recente partida da primeira divisão.
Enquanto conquistar os pontos máximos foi louvável, Pinto sem dúvida estará em busca de soluções para as dificuldades de sua equipe no último terço, sendo aquele gol de pênalti nos acréscimos marcado por Oumar Camara o único dos Conquistadores em três jogos da Primeira Liga após derrotas por 2 a 0 e 3 a 0 para Famalicão e Benfica, respectivamente.
Com o quarto pior ataque da divisão, apenas o Santa Clara (9) e os dois últimos colocados – incluindo os visitantes AVS, que estão na lanterna (8) – marcaram menos que o Vitória, enquanto sua defesa também não deu trégua, tendo sofrido 17 gols do outro lado.
A performance em casa também não tem sido explosiva, com duas vitórias em cinco jogos da liga (D2, L1) no Afonso Henriques nesta temporada, mas os Conquistadores podem confiar em conquistar os pontos máximos aqui contra um time que venceram no único encontro anterior no estádio – um sucesso por 2 a 0 no confronto correspondente da temporada passada.
A única equipe ainda sem vencer nesta campanha da Primeira Liga, o AVS entra no confronto de sexta-feira esperando uma repetição da história, tendo conquistado sua primeira vitória de 2024-25 contra o Vitória, com aquele sucesso por 1 a 0 em casa também marcando uma vitória histórica na primeira divisão.
Apesar das dificuldades de sua equipe, João Pedro Sousa pode se confortar com a recuperação melhorada de seu lado nas últimas semanas, após os Avenses evitarem derrotas em três jogos consecutivos em todas as competições pela primeira vez nesta temporada, incluindo empates consecutivos na liga.
Mesmo que o empate em 2 a 2 em seu atrito inicial da temporada contra o Tondela tenha sidocepcionante, resgatar um ponto no final em um empate de 1 a 1 com um Gil Vicente em boa forma é impressionante para um time que sofreu oito derrotas em seus primeiros 10 jogos da campanha da Primeira Liga.
Enquanto isso, marcar três gols em suas últimas duas saídas na primeira divisão também representa uma recuperação em relação a apenas dois em suas seis partidas anteriores, embora os Avenses permaneçam como a segunda pior equipe em ataque, com oito gols marcados em 11 jogos, enquanto sofrer 25 do outro ladoixa-os com menos gols sofridos do que apenas Arouca (30).
Dito isso, a derrota mais recente do AVS ocorreu em seu último jogo fora de casa – uma derrota por 2 a 0 para o Santa Clara na nona rodada – o que significa que a equipe de Vila das Aves já perdeu quatro de suas cinco partidas fora de casa nesta temporada, portanto, conquistar um ponto na sexta-feira seria considerado um resultado louvável.
Notícias do time
Além do lesionado Gustavo Silva, o Vitória aparentemente não tem outras baixas, embora o meio-campista Matija Mitrovic não tenha estado na convocação para o jogo da Taça de Portugal no último fim de semana.
O goleiro Juan Castillo provavelmente retornará ao gol neste jogo após ser descansado na última partida, o que significa que Charles deixará o seu lugar.
Após ter perdido o último encontro da liga por suspensão, Fábio Blanco retornou com um gol na Taça de Portugal no fim de semana e deve manter sua posição na ala esquerda, enquanto Telmo Arcanjo também deve voltar à escalação, tendo marcado na partida saindo do banco.
O AVS entrará em campo sem os serviços do zagueiro espanhol Guillem Molina, que está fora desde que sofreu uma lesão na fíbula em agosto, enquanto o defensor brasileiro Aderllan Santos deve ficar ausente em seu oitavo jogo consecutivo.
Por outro lado, Angel Algobia retornou de sua lesão no último fim de semana, fazendo uma aparição como substituto no segundo tempo do tempo normal naquela vitória por pênaltis na Taça de Portugal sobre o Académico, e deve ganhar mais minutos na sexta-feira.
O atacante veterano Nene entrou como substituto para marcar o gol de empate contra o Gil na última partida da liga, embora o jogador de 42 anos possa não começar aqui, já que jogou os 120 minutos na última vez, então Tomane deve voltar a liderar a linha.
Vitória de Guimarães provável escalação inicial:
Castillo; Lebedenko, Abascal, Rivas, Maga; Beni, Mitrovic; Blanco, Samu, Arcanjo; Oliveira
AVS provável escalação inicial:
Goncalves; Bane, Semedo, Devenish, Kiki; Grau, Assuncao; Spencer, Barbosa, Perea; Tomane
Após uma vitória convincente na taça nacional, o Vitória entrará no confronto de sexta-feira cheio de confiança e deve sair por cima, embora o AVS deva se mostrar resistente considerando sua nova resiliência.

