A equipe da casa está atualmente na 17ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Rosario Central por (1‑0). No último jogo, empatou fora contra o Racing Club por (0‑0). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, já que conquistou 9 pontos em casa, com 5 gols marcados e 5 sofridos, contra 6 pontos fora, onde marcou 3 gols e sofreu 4. No último jogo que disputou, pela Argentina Cup, venceu o Godoy Cruz fora por (0‑3). Nos últimos 6 jogos em casa pelo campeonato, o Independiente regista 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tendo conquistado 9 pontos em 18 prováveis.
Nesta competição não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos no seu estádio. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver poucos gols, já que 10 dos seus últimos 20 jogos terminaram com Menos de 1.5 gols. Esta é uma equipe que marca poucas vezes primeiro e que só conseguiu abriu o marcador em 3 dos seus últimos 12 jogos na Superliga Argentina. Desses 3, chegou ao intervalo em vantagem em 2 e venceu no final dos 90' . em todos eles. Em 12 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao resultado nos 4 jogos em que sofreu o primeiro gol. Nos últimos 20 jogos disputados em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 7 dos seus 20 gols entre os minutos (31'‑45').
O Independiente mostrou uma melhora no seu desempenho nos últimos jogos, mas ainda não atingiu o nível necessário para disputar entre os melhores times. Para enfrentar o forte River Plate será fundamental que a equipe mantenha a regularidade durante os 90 minutos e saiba aproveitar as oportunidades que surgirem. Terá que jogar com inteligência e tentar surpreender o adversário para conseguir um resultado positivo, o que pode ser crucial para subir na tabela.