A equipe da casa chega a esta fase das Eliminatórias para o Campeonato do Mundo – Ásia (3ª Eliminatória) depois de ter terminado a fase de grupos anterior na 1ª posição do Grupo B, com 18 pontos conquistados. Esta é uma equipe pouco afetada pelo factor casa, ou seja, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 11 vitórias e 4 derrotas como visitante, com 43 gols marcados e 9 sofridos, 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota em casa, com 52 gols marcados e 12 sofridos. O Japão venceu 10 dos últimos 10 jogos em casa em todas as competições.
Nesta competição, regista uma sequência de 6 vitórias nos últimos jogos. A solidez defensiva tem sido um dos seus pontos fortes, já que não sofreu gols nos últimos 6 jogos, e o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 6 jogos nesta competição. Nos últimos 20 jogos disputados em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 6 dos seus 16 gols entre os minutos (76'‑90').
O Japão entra neste jogo com uma vitória sobre a Síria, por 5-0: os gols da equipe foram marcados por Ayase Ueda, Ritsu Doan, Yuki Soma, Takumi Minamino e Taher Krouma (contra). O conjunto japonês costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, adotando um estilo de jogo mais ofensivo, privilegiando os ataques pelas alas. Takefusa Kubo, Kaoru Mitoma e Ayase Ueda se destacam nesse esquema. A equipe da casa caracteriza-se pelos contra-ataques rápidos e pela precisão na hora de converter essas oportunidades em gols. Todos os atletas estão disponíveis para este jogo.