A equipe da casa está atualmente na 3ª posição, com 29 pontos conquistados, depois de 8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Ponte Preta por (2‑0). No último jogo, empatou fora contra o Ituano por (0‑0). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas como visitante, com 11 gols marcados e 30 sofridos, comparando com 11 vitórias. 2 empates e 2 derrotas em casa, com 22 gols marcados e 13 sofridos. Nos últimos 9 jogos em casa pelo campeonato o Vila Nova regista 7 vitórias e 2 empates, tendo conquistado 23 pontos em 27 prováveis.
Nesta competição, não perde no seu estádio há 9 jogos. Nos seus jogos para o campeonato em casa, o resultado final mais frequente ao intervalo foi o 0‑0 (5 em 9 jogos). A equipe permitiu gols ao seu rival em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem mostrado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 18 jogos disputados nesta competição, apenas conseguiu dar a volta ao resultado por duas vezes nos 7 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Vila Nova não vence há três jornadas, mas ainda está próximo do G-4 da Série B. Como jogará em casa, nada além dos três pontos importa, ainda mais porque tem objetivos a alcançar. Respeitar o Paysandú é necessário, porém, isso não impede que a equipe se imponha em campo e controle a partida. A vitória poderá ocorrer com naturalidade, mas deverá apresentar um futebol organizado, qualificado e sem erros.