Rep. Irlanda x Armênia – Notícias e Prováveis Escalações
A República da Irlanda e Armênia podem ser oficialmente eliminadas da disputa pela primeira colocação no Grupo F das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 na noite de terça-feira.
Os Meninos de Verde foram condenados a uma dolorosa derrota por 1 a 0 para Portugal na terceira rodada, enquanto os visitantes não conseguiram enfrentar a Hungria no final de semana.
Visualização de partida
A sorte dos irlandeses parecia estar do ladoles no Estádio José Alvalade na noite de sábado, já que, com 15 minutos de tempo normal restantes, a perna estendida do goleiro do Brentford, Caoimhin Kelleher, impediu incrivelmente um pênalti de Cristiano Ronaldo.
No entanto, haveria um cruel revés para os homens de Heimir Hallgrimsson, pois no primeiro minuto do tempo de compensação da segunda etapa, Ruben Neves conectou-se com um cruzamento de Francisco Trincao e cabeceou para marcar um gol dramático da vitória para a Seleção.
Embora os esforços da Irlanda em Lisboa tenham sido louváveis, a dura realidade é que os Meninos de Verde continuam sem vencer no Grupo F, conseguiram apenas um ponto dos nove possíveis e estão presos na última colocação da tabela no meio do torneio.
Mesmo que a Irlanda consiga vencer no Aviva Stadium na terça-feira, suas esperanças de classificação automática para a Copa do Mundo serão extintas se Portugal derrotar a Hungria, embora a corrida pelos playoffs ainda esteja bem viva para os esperançoso de Hallgrimsson.
Se os irlandeses quiserem forçar sua entrada na segunda colocação, no entanto, terão que desafiar uma péssima sequência de resultados que os viu não vencerem nenhum de seus últimos cinco jogos em todas as competições – uma sequência que inclui uma derrota para os visitantes de terça-feira.
![]()
O único sucesso da Armênia nesta seção até agora veio em uma vitória por 2 a 1 sobre a Irlanda no mês passado, um resultado que tanto precedeu quanto sucedeu derrotas desmoralizadoras para os Havakakan, que ainda não se classificaram para a Copa do Mundo como uma nação independente.
Os visitantes de terça-feira foram humilhados por Portugal com 5 a 0 na primeira rodada antes de sucumbirem a uma derrota por 2 a 0 para a Hungria na terceira rodada, com gols no segundo tempo de Daniel Lukacs e Zsombor Gruber causando o dano na Puskas Arena.
Como resultado, a equipe comandada por Eghishe Melikyan – que assumiu apenas em agosto – caiu para o terceiro lugar na seção, e suas chances minguadas de liderar o grupo também se esgotarão se Portugal vencer a Hungria e eles não conseguirem superar a Irlanda.
Esse cenário é talvez esperado para uma nação que venceu apenas duas de suas 11 partidas internacionais desde novembro de 2024, e uma que também sofreu pelo menos um gol em cada um de seus últimos 34 jogos em todas as competições, embora não haja prêmios por adivinhar contra quem vieram seus últimos jogos sem sofrer gols.
De fato, a Armênia comemorou recentemente um jogo sem sofrer gols em uma vitória por 1 a 0 na Liga das Nações sobre a Irlanda em junho de 2022, mas os Meninos de Verde prevaleceram em ambos os seus encontros em solo irlandês, mais recentemente em um sucesso por 3 a 2 mais tarde naquela campanha da Liga das Nações.
Notícias da equipe
![]()
O jogo de sábado foi um para esquecer para Festy Ebosele em particular, já que o atacante da Irlanda foi advertido no primeiro tempo e saiu lesionado no segundo, embora não se saiba a gravidade do seu problema.
Independentemente disso, Mikey Johnston ou Kasey McAteer devem estar prontos para substituir Ebosele, e Hallgrimsson também precisará lidar com a ausência de Josh Cullen, que está suspenso por acúmulo de cartões.
Jack Taylor e Will Smallbone lutarão pelo direito de substituir Cullen no meio-campo, enquanto Troy Parrott – que marcou 10 gols em oito jogos pelo AZ Alkmaar nesta temporada antes de uma lesão no joelho – pode ter a chance de desbancar Evan Ferguson no ataque.
Quanto à Armênia, Melikyan deve trabalhar com o mesmo grupo de jogadores da derrota de sábado para a Hungria, sem novas preocupações de condicionamento ou ausências a relatar.
A maior parte do talento dos visitantes joga em seu próprio país, embora o atacante Grant-Leon Ranos represente o time alemão Borussia Monchengladbach, enquanto Lucas Zelarayan atua pela equipe argentina Belgrano.
Este último deve começar à esquerda de um ataque liderado pelo capitão Tigran Barseghyan, que busca seu 10º gol pela seleção.
A República da Irlanda provável escalação inicial:
Kelleher; O’Brien, Collins, O’Shea; Coleman, Smallbone, Molumby, Manning; Ogbene, Johnston; Parrott
Armênia provável escalação inicial:
Avagyan; Muradyan, Harutyunyan, Piloyan; Hovhannisyan, Iwu, Spertsyan, Tiknizyan; Serobyan, Barseghyan, Zelarayan
A Armênia pode ter um histórico recente ao vencer a Irlanda, mas os visitantes também têm um péssimo desempenho defensivo nos últimos três anos e estarão acumulando milhas aéreas antes de um confronto extenuante.
Embora a Irlanda também possa estar um pouco desfalcada pelo jet lag, sua resiliência defensiva contra os líderes do grupo, Portugal, foi algo notável, e confiamos na equipe de Hallgrimsson para marcar seu primeiro ponto na quarta tentativa enquanto reacendem sua corrida pelos playoffs.
