Lazio x Roma – Notícias e Prováveis Escalações
Renovando uma rivalidade amarga que começou em 1929, Lazio e Roma se encontram para o Derby della Capitale no domingo.
Os clubes da capital se reúnem no Stadio Olimpico após derrotas na Serie A na semana passada, portanto ambos estão ainda mais determinados a não perder o primeiro confronto da temporada.
Visualização de partida
Preparados para o 163º derby de Roma na elite do futebol italiano, as equipes se enfrentaram pela última vez em abril, quando ambas estavam envolvidas em uma luta frenética por um lugar entre os quatro primeiros.
Sentadas lado a lado na tabela da Serie A, o encontro tenso terminou em 1-1, com Matias Soule empatando o gol inicial de Alessio Romagnoli para a Lazio.
A Roma acabou se contentando com a quinta posição, enquanto seus arquirrivais não conseguiram se classificar para a Europa, antes de trazer de volta o ex-técnico Maurizio Sarri.
Ele passou por um início difícil em sua segunda passagem pelo Stadio Olimpico, tendo sido restrito por um embargo de transferências no verão, e depois viu duas derrotas em três jogos da liga.
Derrotados pelo Como na rodada de abertura, os Biancocelesti marcaram quatro gols contra o Hellas Verona sem resposta – mas eles tropeçaram contra o promovido Sassuolo na semana passada, perdendo por 1-0.
Portanto, a pressão já está sobre o elenco de Sarri, que é em grande parte o mesmo grupo que venceu apenas dois de seus últimos 13 jogos em casa desde a temporada passada.
A Lazio pode não ter perdido nenhum de seus últimos oito derbies “em casa” na Serie A – já um recorde do clube – mas essa sequência invicta certamente está sob alguma ameaça.
Marcando uma grande reviravolta desde seu início desastroso na campanha 2024-25, a Roma ultrapassou a Lazio ao conquistar quatro pontos dos últimos dois confrontos.
Eles também sofreram apenas um gol nos últimos quatro derbies da elite, e as expectativas estão aumentando antes da primeira partida de Gian Piero Gasperini.
Depois de vencer o Bologna por 1-0 na rodada de abertura, a Giallorossi entrou na parada internacional com mais uma vitória e mais um jogo sem sofrer gols, superando o Pisa.
Porém, a Roma recebeu um puxão de orelha na semana passada, não aproveitando várias chances contra o Torino e sofrendo uma derrota fora de casa por 1-0.
Revitalizados por Claudio Ranieri na última temporada, não perderam jogos consecutivos da Serie A em 2025, e fazê-lo no domingo à tarde simplesmente não é uma opção.
Prontos para visitar o Nice em sua estreia na Europa League na próxima semana, o time de Gasperini é talvez ligeiramente favorito para o Derby della Capitale – mas em ocasiões assim, a forma muitas vezes desaparece pela janela.
Notícias do time
A Lazio tem várias dúvidas para o derby, com o meio-campista Nicolo Rovella e o artilheiro Taty Castellanos ambos enfrentando uma corrida para serem considerados aptos.
Matias Vecino também será avaliado, mas o trio defensivo Samuel Gigot (tornozelo), Patric (posterior da coxa) e Manuel Lazzari (coxa) estão todos fora.
Isso complica a seleção de Maurizio Sarri para uma partida tão importante, e Boulaye Dia provavelmente preencherá a vaga de Castellanos se necessário; o ex-jogador da Roma, Pedro, também pode brigar por uma rara titularidade.
Enquanto isso, a Giallorossi estará sem o par propenso a lesões Leon Bailey e Paulo Dybala; a presença de Mario Hermoso (panturrilha) e do ala brasileiro Wesley (gripe) está em dúvida.
Buscando ser o primeiro homem em uma década a marcar seu primeiro gol pela Roma no derby, Evan Ferguson pode substituir Dybala. Embora tenha encontrado a rede duas vezes pela Irlanda nesta temporada, o último gol de Ferguson pelo clube foi há quase 11 meses.
Pronto para apoiar o atacante isolado, Matias Soule marcou em sua estreia no derby na última temporada e tem sido presença constante sob Gian Piero Gasperini.
Lazio provável escalação inicial: Provedel; Marusic, Gila, Romagnoli, Tavares; Guendouzi, Cataldi, Dele-Bashiru; Cancellieri, Castellanos, Zaccagni
Roma provável escalação inicial: Svilar; Celik, Mancini, Ndicka; Rensch, Cristante, Kone, Angelino; Soule, El Shaarawy; Ferguson
Como ambas as equipes deixarão tudo em campo contra seus odiados rivais locais, a Lazio pode deixar de lado um início pouco convincente e segurar um ponto.
Em um confronto que tem o maior número de cartões na Serie A neste século, manter a cabeça fria pode fazer toda a diferença, então será fascinante ver como os treinadores explosivos Sarri e Gasperini reagem.