Finlândia x Lituânia – Notícias e Prováveis Escalações
Com o objetivo de se manter na disputa por uma vaga na Copa do Mundo, a Finlândia receberá a Lituânia em Helsinque, na quinta-feira.
Após perder para os rivais da repescagem, Polônia, no mês passado, os finlandeses não podem se dar ao luxo de vacilar em casa contra um dos outsiders do Grupo G antes de viajar para os Países Baixos neste fim de semana.
Visualização de partida
Nomeado após uma sequência de seis derrotas consecutivas no final de 2024, quando a Finlândia terminou na última posição de seu grupo na UEFA Nations League, o técnico dinamarquês Jacob Friis começou a reverter a situação nos últimos nove meses.
A Finlândia iniciou as qualificações com uma vitória por 1 a 0 sobre Malta, antes de conquistar quatro pontos em seus três jogos seguintes, o que fez a expectativa subir e tornou possível uma classificação entre os dois primeiros.
No mês passado, porém, eles seguiram uma derrota amistosa para os vizinhos da Noruega com uma perda de 3 a 1 na Polônia, permitindo que seus anfitriões poloneses assumissem a segunda posição no Grupo G, atrás dos Países Baixos.
Como resultado das últimas reveses da Corujas-Eagle, eles agora perderam 11 partidas desde o início do ano passado, caindo para a 71ª posição no Ranking Mundial da FIFA.
Tudo isso será esquecido se conseguirem finalmente alcançar uma Copa do Mundo, mas vencer a Lituânia em casa é, sem dúvida, essencial se quiserem continuar na luta por uma vaga na repescagem.
Antes do confronto de quinta-feira no Estádio Olímpico de Helsinque, a Lituânia já se encontrou com a Finlândia cinco vezes, com ambas as nações registrando duas vitórias cada.
Seu encontro mais recente foi um emocionante empate de 2 a 2 em março, na segunda rodada do Grupo G: os finlandeses dispararam na frente com dois gols nos primeiros 20 minutos, mas seus anfitriões bálticos reagiram.
Armandas Kucys marcou o primeiro gol do time da casa em Kaunas, antes que o meio-campista do Torino, Gvidas Gineitis, empatasse – mas esse é apenas um dos três pontos que eles conquistaram até agora.
Na última partida, a lenda do futebol e atual técnico nacional, Edgaras Jankauskas, viu seu time ameaçar um grande upset ao frustrar os Países Baixos, antes de sofrer uma estreita derrota de 3 a 2.
Gineitis estava no alvo enquanto a Lituânia lutava para se recuperar de dois gols atrás mais uma vez, mas desta vez Memphis Depay marcou para acabar com os sonhos de um resultado famoso.
Assim, tudo o que realisticamente resta é disputar com Malta para evitar terminar em último, enquanto conquistar mais pontos pode melhorar seu coeficiente e ranking global.
Notícias do time
Para ambas as partidas de qualificação desta semana, a Finlândia estará sem o goleiro e capitão Lukas Hradecky, o veterano meio-campista Rasmus Schuller e o zagueiro Tony Miettinen – que joga pelo Mjallby, campeão sueco – devido a lesões.
Jesse Joronen, do Palermo, deve substituir Hradecky no gol, apesar de ter sofrido três gols em sua única aparição anterior no Grupo G.
O companheiro de Joronen na Sicília, Joel Pohjanpalo, deve liderar o ataque dos anfitriões, tendo marcado dois dos seis gols que eles têm até agora. Usado principalmente como substituto impactante, Benjamin Kallman competirá com Oliver Antman por uma vaga no elenco de apoio de Pohjanpalo.
Enquanto isso, Gineitis talvez represente a maior ameaça da Lituânia, com o jogador de 21 anos já contabilizando quatro participações em gols no Grupo G, além de criar mais oportunidades do que qualquer um de seus companheiros.
Provavelmente começando no banco, o experiente ponta Fedor Cernych pode igualar o recorde de todas as aparições de sua nação ao entrar em campo em Helsinque, onde Gytis Paulauskas deve liderar o ataque dos visitantes.
Enquanto o zagueiro Edgaras Utkus, do Cercle Brugge, agora está disponível após cumprir suspensão, tanto Kucys quanto Kipras Kazukolovas estão fora devido a lesões.
Finlândia provável escalação inicial:
Joronen; Alho, Tenho, Ivanov, Uronen; Lod, Karinen, Suhonen; Antman, Pohjanpalo, Keskinen
Lituânia provável escalação inicial:
Gertmonas; Upstas, Girdvainis, Utkus, Armalas, Lasickas; Sirgedas, Vorobjovas, Gineitis, Dolznikov; Paulauskas
Classificada 74 posições acima de seus próximos adversários – que seguraram um empate em casa em março – a Finlândia deve ganhar esta partida para manter a esperança de classificação.
Pode não ser fácil, já que a Lituânia tem mostrado sinais distintos de melhora, mas as Corujas-Eagle podem conquistar os pontos máximos.