Lesoto x Nígeria – Notícias e Prováveis Escalações
A Nígeria recebeu uma nova chance para a Copa do Mundo 2026 antes do penúltimo confronto de qualificação contra Lesoto no Estádio Peter Mokaba.
Os Super Águias estavam quase certos de que perderiam a chance de participar de finais consecutivas da Copa do Mundo após a pausa internacional de setembro; no entanto, a África do Sul ter perdido pontos por escalar um Teboho Mokoena inelegível na quinta rodada de jogos contra Lesoto em março significa que os gigantes da África Ocidental, que ocupam a terceira posição, estão apenas três pontos atrás de Benin e Bafana Bafana, com duas partidas restantes.
Visualização de partida
A Nígeria ainda pode ficar de fora do grande evento global do ano que vem nos Estados Unidos, Canadá e México, mas a equipe de Eric Chelle recebeu uma oportunidade significativa com duas partidas restantes.
O empate de 1-1 no mês passado contra a África do Sul deixou os campeões africanos três vezes atrás da equipe de Hugo Broos, efetivamente encerrando suas esperanças de uma sétima aparição nas finais.
No entanto, a vitória de 2-0 da Bafana Bafana sobre Lesoto em março foi posteriormente atribuída como uma derrota de 3-0 devido à inelegibilidade de Mokoena para essa partida, dando esperança aos torcedores da nação da África Ocidental à medida que as duas últimas rodadas se aproximam.
Embora o destino da Nígeria ainda esteja fora de suas mãos — exigindo que ganhem ambas as partidas contra Lesoto e Benin e esperando que a África do Sul perca pontos contra Zimbábue e Ruanda — a equipe de Chelle está em uma posição mais otimista do que há um mês.
Com apenas duas vitórias em oito jogos — ambas contra Ruanda — os campeões continentais três vezes ocupam a terceira posição no Grupo C, atrás de Benin e África do Sul, com seus vizinhos da África Ocidental na frente por uma leve vantagem de saldo gols.
Com até cinco nações ainda matematicamente capazes de liderar o grupo, os Super Águias devem vencer seus oponentes na quinta posição em Polokwane para manter viva a corrida pela qualificação à medida que se aproximam os confrontos finais.
Enquanto a chance de terminar como um dos quatro melhores segundos colocados permanece, o Grupo C atualmente não pode alcançar isso, já que Gabão (19 pontos), Madagascar (16), RD Congo (16) e Burquina Faso (15) ocupam esses lugares, enquanto Camarões (15), Namíbia (15) e Uganda (15) estão à frente da África do Sul (14 pontos).
Lesoto ‘recebe’ os Super Águias em Polokwane, África do Sul, sabendo que têm uma chance remota de qualificação para sua primeira Copa do Mundo após as próximas duas rodadas.
Essa possibilidade é matematicamente viável para os Crocodilos, embora pareça improvável para a equipe de Leslie Notsi, considerando que têm nove pontos em oito jogos após se beneficiarem do erro de Mokoena na África do Sul na quinta rodada.
Entrar na penúltima rodada cinco pontos atrás de Benin e Bafana Bafana e dois pontos atrás de Nígeria e Ruanda sublinha o desafio que Likuena enfrenta se pretendem ser os vencedores do grupo de surpresa após os confrontos internacionais de outubro.
Esse objetivo parece ainda menos provável, dado que Lesoto tecnicamente venceu apenas um de seus oito jogos anteriores — sua vitória por 3-0 sobre a África do Sul de Broos foi devido à inelegibilidade de Mokoena — tornando difícil ultrapassar as quatro nações acima deles.
Não obstante, os Crocodilos, que também estão em desvantagem, uma vez que seus jogos ‘caseiros’ são realizados na África do Sul, buscarão surpreender os Super Águias e torcer por resultados favoráveis em outros locais antes da 10ª e última rodada de partidas.
Notícias do time
Lesoto teve quatro artilheiros diferentes — Motlomelo Mkwanazi, Lehlohonolo Fothoane, Rethabile Rasethuntsa e Jane Thabantso — destacando a falta de um verdadeiro diferencial no jogo, mas também desafiando alguém a assumir mais responsabilidades no ataque.
Notavelmente, Mkwanazi, que marcou no empate de 1-1 contra a Nígeria em novembro de 2023 na partida de volta, também assistiu um gol nas eliminatórias, totalizando duas participações diretas antes do penúltimo jogo da série.
Ainda sem marcar na fase de qualificação, Sera Motebang busca finalmente fazer seu primeiro gol contra os Super Águias enquanto os Crocodilos tentam surpreender a nação da África Ocidental.
Sekhoane Moerane pode desempenhar um papel crucial no gol de Lesoto, e o goleiro precisará de uma grande atuação para segurar os principais atacantes da Nígeria na sexta-feira.
O retorno de Victor Osimhen será fundamental para as perspectivas dos Super Águias, já que a estrela do Galatasaray busca aumentar seu total de três gols na fase de qualificação.
Ademola Lookman teve um começo lento de temporada com a Atalanta após buscar uma transferência no verão para longe de Bergamo, mas o atacante deve iniciar contra os Crocodilos, com Moses Simon também provavelmente começando como titular.
Alex Iwobi frequentemente divide opiniões entre os torcedores dos Super Águias em relação às suas atuações pela seleção; no entanto, a estrela do Fulham será crucial para a progressão e criatividade da bola da Nígeria em Polokwane.
Ola Aina desfalca o time devido a uma lesão de longa duração na coxa sofrida durante a pausa internacional do mês passado, enquanto Bright Osayi-Samuel e Cyriel Dessers foram substituídos por Zaidu Sanusi e Christantus Uche, que foram inicialmente incluídos na convocação de Chelle.
Lesoto provável escalação inicial:
Moerane; Malane, Mkwanazi, Makhele, Matlabe; Rapuleng, Matsau; Mokachane, Toloane, Thabantso; Sera
Nígeria provável escalação inicial:
Nwabali; Fredrick, Troost-Ekong, Bassey, Onyemaechi; Onyeka, Ndidi, Iwobi; Lookman; Simon, Osimhen
Francamente, nem Lesoto nem Nígeria merecem estar na Copa do Mundo do ano que vem, considerando atuações anteriores; no entanto, ambas as equipes receberam uma chance devido ao erro de Mokoena da África do Sul.
O retorno de Osimhen eleva o ataque e a ameaça de gols dos Super Águias, e espera-se que a nação da África Ocidental vença Lesoto e entre na partida final contra Benin com chance de se qualificar para o torneio global.