Portugal x Rep. Irlanda – Notícias e Prováveis Escalações
Portugal tentará preservar seu início perfeito nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 quando receber a República da Irlanda no Estádio José Alvalade na noite de sábado.
As duas nações se encontram pela primeira vez desde junho de 2024, quando Cristiano Ronaldo marcou duas vezes em uma confortável vitória amistosa por 3-0 da Seleção das Quinas em casa.
Visualização de partida
Após conquistar um inédito segundo título da UEFA Nations League em junho, Portugal deu início à sua campanha de qualificação para a Copa do Mundo com vitórias consecutivas sobre Armênia e Hungria no mês passado, marcando oito gols no total.
A Seleção das Quinas venceu de forma tranquila por 5-0 fora de casa contra a Armênia na primeira rodada, antes de deixar para garantir os pontos máximos contra a Hungria, com Joao Cancelo marcando o gol da vitória aos 86 minutos em uma vitória fora de casa por 3-2.
Portugal está “trabalhando em direção a um sonho” de vencer sua primeira Copa do Mundo no próximo verão, e o técnico Roberto Martinez revelou que “acredita em números”, particularmente no número seis, ao se referir ao melhor desempenho de Portugal na Copa do Mundo em 1966 (terminando em terceiro) e à vitória na Euro 2016.
A quinta seleção mais bem classificada do mundo já garantiu um lugar no playoff da qualificação da Copa do Mundo após o mencionado triunfo na Nations League, mas os homens de Martinez estão em posição privilegiada para garantir o primeiro lugar no Grupo F, já que estão três pontos à frente no topo.
Portugal busca estender sua sequência de vitórias em todas as competições para seis partidas e se sente confiante em conquistar um resultado positivo no sábado, já que venceu três de seus últimos quatro confrontos com a República da Irlanda (D1).
Desde 2006 a República da Irlanda não se classificou para a Copa do Mundo e já enfrenta uma batalha difícil para garantir sua vaga no torneio de 2026, após coletar apenas um ponto em seus dois primeiros jogos no Grupo F.
Os Boys in Green vieram de dois gols atrás para resgatar um empate em 2-2 em casa contra uma Hungria com 10 jogadores na primeira rodada do mês passado, antes de serem superados em uma humilhante derrota por 2-1 fora de casa para uma equipe armênia classificada 45 lugares abaixo deles no Ranking Mundial da FIFA.
A equipe de Heimir Hallgrimsson está determinada a corrigir as coisas, com o meio-campista Finn Azaz reconhecendo que os jogadores “sabem que decepcionaram as pessoas e a nós mesmos” com as recentes atuações nas eliminatórias.
A Irlanda tenta se vingar da Armênia no confronto potencialmente decisivo da próxima terça-feira, mas deve primeiro focar em uma difícil viagem a Portugal, enquanto tentam conseguir uma grande surpresa e vencer sua primeira partida em solo português na sétima tentativa (D1 L5).
O sucesso fora de casa tem sido difícil para a Irlanda, já que viaja a Lisboa neste fim de semana tendo saído vitoriosa em apenas duas de suas últimas oito partidas internacionais fora de casa (D1 L5), sem marcar em quatro dessas partidas.
Notícias da equipe
Portugal estará sem o meio-campista do Paris Saint-Germain Joao Neves e o lateral direito do Al-Hilal Joao Cancelo, pois ambos estão se recuperando lesões musculares.
Nuno Tavares, da Lazio, foi recentemente adicionado ao elenco de Martinez, mas Nuno Mendes deve começar como lateral esquerdo neste fim de semana, enquanto Nelson Semedo e Diogo Dalot disputam uma vaga na lateral direita.
Os capitães do Manchester United e do Manchester City, Bruno Fernandes, são o duo mais provável de se juntar a Vitinha no meio-campo, enquanto o veterano Cristiano Ronaldo, de 40 anos – que já marcou três gols em duas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 e também anotou quatro vezes em cinco aparições anteriores contra a Irlanda – deve liderar o ataque.
Quanto à República da Irlanda, Matt Doherty, Jason Knight, Bosun Lawal, Callum O’Dowda e Sammie Szmodics estão todos fora devido a lesões, com os dois últimos forçados a se retirar no início desta semana.
Na ausência de Doherty, Seamus Coleman retorna ao elenco pela primeira vez desde setembro de 2024 e deve competir com Chiedozie Ogbene por uma vaga como ala direito.
Enquanto isso, John Egan, do Hull City, recebeu sua primeira convocação desde setembro de 2023, mas o zagueiro não deve iniciar a frente de Nathan Collins, Dara O’Shea ou Jake O’Brien.
Troy Parrott foi incluído no elenco de Hallgrimsson após perder a janela de setembro devido a lesão. O atacante atuou como substituto pelo AZ Alkmaar no último fim de semana e será avaliado pela equipe médica da FAI antes do início da partida.
Portugal provável escalação inicial:
Costa; Dalot, Dias, Inacio, Mendes; Bernardo, Vitinha, Fernandes; Conceição, Ronaldo, Neto
República da Irlanda provável escalação inicial:
Kelleher; O’Brien, O’Shea, Collins; Ogbene; Cullen, Knight, Manning; Taylor, Azaz; Ferguson
Hallgrimsson admitiu que seu trabalho está em risco e a pressão está aumentando sobre o técnico da Irlanda para conquistar pontos valiosos nas eliminatórias para a Copa do Mundo. No entanto, é difícil imaginar que os Boys in Green consigam qualquer resultado positivo contra uma forte equipe de Portugal, que deve ter qualidade demais para os visitantes.