Notícias

Escócia x Bielorrússia – Notícias e Prováveis Escalações

Potencialmente a uma vitória de garantir uma vaga nos playoffs, Escócia pode dar mais um passo em direção à Copa do Mundo 2026 ao vencer a Bielorrússia no domingo.

Depois de lutar para roubar os pontos máximos no início desta semana, os escoceses estão empatados em pontos com os líderes do Grupo C, Dinamarca, e ainda podem garantir a classificação automática.

Visualização de partida

Os sonhos da Escócia de acabar com a espera de 28 anos para aparecer na Copa do Mundo receberam um grande impulso na noite de quinta-feira, quando os anfitriões superaram os rivais nos playoffs, Grécia, no Hampden Park.

Após perder para o mesmo time na Liga das Nações da UEFA da temporada passada, a equipe de Steve Clarke fez uma apresentação pouco convincente até sofrer um gol dentro da última meia hora.

O famoso espírito de luta da equipe então se destacou, já que Ryan Christie rapidamente empatou, antes que o primeiro gol internacional de Lewis Ferguson colocasse a Escócia à frente.

Beneficiado por uma falha na atuação do goleiro grego, Lyndon Dykes acrescentou um terceiro gol no final para manter seu país empatado com os líderes do grupo, Dinamarca, com sete pontos – embora com um grande déficit em termos de saldo gols.

Após um empate sem gols em Copenhague e uma vitória por 2-0 sobre a Bielorrússia fora de casa, o sucesso dos escoceses os aproximou da primeira fase de grupos da Copa do Mundosde 1998.

No domingo, Clarke supervisionará um recorde nacional de 72º confronto da Escócia: tendo vencido 31 vezes até agora, ele acumulou 18 vitórias em 32 eliminatórias de torneios importantes.

Para garantir a classificação automática desta vez, sua equipe precisará terminar acima dos dinamarqueses, com o último jogo de qualificação dos dois no próximo mês podendo servir como um confronto decisivo.

Primeiro, no entanto, outra vitória em casa garantiria pelo menos uma vaga nos playoffs, desde que a Grécia perca para a Dinamarca.

Técnico da Bielorrússia, Carlos Alos, em 15 de outubro de 2024

Enquanto seus anfitriões estão classificados em 43º lugar no mundo pela FIFA, a Bielorrússia caiu recentemente para a 100ª posição no índice global, e os resultados desta campanha refletem tal classificação modesta.

Após três derrotas consecutivas no Grupo C, as Asas Brancas agora perderam todas as suas últimas 10 eliminatórias para a Copa do Mundo enquanto marcaram apenas quatro gols – e frequentemente sofrem muitos do outro lado.

Esse foi novamente o caso na quinta-feira, quando a antiga nação soviética sofreu sua segunda pior derrota desde que conquistou a independência: já quatro gols atrás no intervalo contra a Dinamarca, eles acabaram perdendo por 6-0 em território neutro na Hungria.

O técnico espanhol Carlos Alos viu sua equipe ser derrotada pela Escócia, logo após uma derrota inicial por 5-1 para a Grécia, então a limitação de danos pode ser seu principal objetivo daqui até o fim do processo.

O jogo desta semana marcará uma terceira viagem a Glasgow para a Bielorrússia: eles perderam a primeira por 4-1 em 1997 antes de vencerem por 1-0 em outubro de 2005, mas repetir esse último resultado parece uma meta muito difícil.

Notícias do time

Billy Gilmour e Kenny McLean da Escócia reagem durante a partida da Liga das Nações da UEFA contra a Croácia, em 12 de outubro de 2024

Apesar de encerrar em grande estilo a partida de quinta-feira, a Escócia precisará fazer alterações na noite de domingo: os artilheiros Ferguson e Christie estarão suspensos, enquanto Aaron Hickey saiu de campo com uma lesão no joelho.

Este último foi substituído na lateral direita por Anthony Ralston, e Max Johnston foi chamado como cobertura; enquanto isso, Billy Gilmour lidera uma lista de potenciais substitutos no meio-campo.

Angus Gunn – que manteve a meta invicta contra Dinamarca e Bielorrússia, antes de fazer uma defesa crucial no final contra a Grécia – ainda não estreou pelo novo clube Nottingham Forest, mas certamente começará sob as traves.

No ataque, Dykes agora marcou três dos seus 10 gols internacionais como substituto; ele pode continuar nesse papel neste final de semana, com o atacante do Torino, Che Adams – que marcou no jogo reverso do mês passado – previsto para manter sua posição.

A Bielorrússia, por sua vez, deve fazer mudanças após sofrer seis gols – e 24 chutes – contra a Dinamarca.

Alos deve escalar uma defesa com cinco jogadores, com Max Ebong do FC Astana se destacando no meio-campo; o jovem Trofim Melnichenko, do Porto, deve começar no ataque.

Escócia provável escalação inicial:

Gunn; Ralston, Souttar, Hanley, Robertson; Gilmour, McLean; McGinn, McTominay, Doak; Adams

Bielorrússia provável escalação inicial:

Pavlyuchenko; Karpovich, Parkhomenko, Zabelin, Volkov, Pyachenin; Myakish, Kalinin, Ebong; Melnichenko, Barkoxy

A Escócia raramente goleia adversários de baixo nível, então pode não ser um resultado espetacular no domingo.

No entanto, os anfitriões são muito superiores a um time da Bielorrússia limitado que pode terminar o Grupo C sem pontos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Grupo do Telegram
⭐️ Grupo GRATIS (+14.000 membros)
Junte-se agora ao grupo do Telegram para receber notificações de apostas!