Alverca x Gil Vicente – Notícias e Prováveis Escalações
A partida de abertura da rodada nove da Primeira Liga verá Alverca receber o Gil Vicente no Complexo Desportivo FC Alverca na noite de sexta-feira.
Ambas as equipes buscam se recuperar de suas eliminações na Copa Nacional, com os anfitriões sofrendo uma derrota por pênaltis para a União de Leiria, enquanto os Galos perderam de 2-1 fora de casa para o Académico de Viseu.
Visualização de partida
O confronto da Taça de Portugal na sexta-feira em Leiria foi uma ‘releitura’ do que é enfrentar adversários de segunda divisão para o Alverca, que conquistou o acesso à primeira divisão nesta temporada, e a experiência terminou de forma amarga, apesar de uma recuperação ousada no final.
Um fechamento dramático do tempo regulamentar viu Marezi e Kaiky Naves marcarem aos 95 e 97 minutos para empatar, após os homens de Custódio Castro estarem dois gols abaixo, mas os visitantes não conseguiram vencer na disputa de pênaltis, convertendo apenas dois dos quatro, enquanto os anfitriões marcaram quatro de cinco.
Não haverá muito tempo para refletir sobre essa decepção para o Alverca, que está começando a se firmar na primeira divisão, tendo conquistado nove pontos nas últimas quatro partidas da competição.
Os homens de Castro começaram a campanha na liga sem uma única vitória nos quatro primeiros jogos (D1), mas agora registraram vitórias sobre Tondela, Vitória de Guimarães e AVS em sua última partida (3-1), sendo a única mancha nessa sequência uma derrota de 2-1 para o Santa Clara.
A recuperação do Alverca os elevou para a nona posição com 10 pontos, com 11 gols marcados e 12 sofridos em oito jogos da liga, embora O maior do Ribatejo tenha encontrado maior estabilidade na defesa durante as partidas em casa recentes.
A equipe recém-promovida venceu os últimos dois jogos diante de seus torcedores, mantendo a rede invicta em ambos após perder os dois primeiros e sofrer quatro gols em ambas as partidas, e espera que essa melhoria continue contra adversários que não conseguiram marcar em seus dois encontros anteriores.
Esses encontros ocorreram na campanha de 2003-04 – antes da estadia de 22 anos do Alverca nas divisões inferiores – com o Gil perdendo em casa por 1-0 antes de empatar sem gols na partida de volta.
Os Galos podem entrar confiantes neste confronto, dada a boa sequência na Primeira Liga desta temporada, tendo vencido cinco de oito partidas (D1, L2) e ocupando a quarta posição na tabela com 16 pontos.
A campanha do Gil foi construída sobre solidez defensiva, ostentando o segundo melhor registro defensivo (4), com os gols sofridos ocorrendo em derrotas contra pesos pesados da Primeira Liga, Porto (2-0) e Benfica (2-1).
Os homens de César Peixoto conquistaram uma vitória de 2-0 sobre o Estrela Amadora em sua mais recente partida na liga, um resultado que também levou sua contagem de gols a 10, enquanto estendeu as redes invictas dos Galos para seis nesta temporada – apenas o líder Porto conseguiu mais (7).
Após ter perdido pontos apenas contra equipes que terminaram entre os sete primeiros na última temporada – a única outra vez que o Gil não conseguiu os três pontos foi em um empate sem gols no difícil estádio do Famalicão – os visitantes estarão otimistas quanto a levar a melhor na sexta-feira contra seus anfitriões recém-promovidos.
Um registro de duas vitórias em quatro jogos fora de casa na liga neste semestre deve oferecer encorajamento, mesmo que os Galos tenham perdido suas últimas duas viagens tanto na Primeira Liga quanto na Taça de Portugal, sofrendorrotas de 2-1 para o Benfica e o Académico.
Notícias do time
Não há novas preocupações de lesão para o Alverca, embora o ponta-esquerda Chiquinho possa perder a quinta partida consecutiva na liga devido a um problema muscular.
O zagueiro Steven Baseya retorna dover internacional com a seleção francesa Sub-20, embora seja improvável que comece aqui, com Bastien Meupiyou, Naves e Sergi Gomez devendo continuar sua parceria na linha defensiva de três jogadores de Castro.
Andre Gomes deve voltar ao gol após ter dado lugar a Matheus Mendes na derrota por copa da semana passada para Leiria.
Marko Milovanovic deve também liderar o ataque novamente depois de ter sido utilizado como substituto na última vez, e o sérvio irá tentar aumentar sua contagem de três gols na liga nesta temporada.
Amorim criou as maiores chances claras entre todos os jogadores do Alverca na liga nesta temporada (3), e o brasileiro irá procurar puxar as rédeas no meio-campo mais uma vez.
O Gil deve mais uma vez contar com Pablo no ataque, com o atacante brasileiro tendo marcado seis dos gols da equipe na liga até agora, incluindo um doblete contra o Estrela que o deixa como co-artilheiro na Primeira Liga nesta temporada.
Os visitantes devem estar sem o goleiro Andrew, que recebeu um cartão vermelho direto em sua última partida na liga por tocar a bola fora da área, significando que Dani Figueira deve manter seu lugar no gol após a aparição da última sexta-feira na Copa Nacional.
Tidjany Toure fez sua primeira aparição da temporada como substituto no segundo tempo na última vez após se recuperar de lesão e pode ganhar mais minutos aqui.
No entanto, o meio-campista defensivo Mohamed Bamba e o centroavante Carlos Eduardo continuam como dúvidas para seleção.
Alverca provável escalação inicial:
A Gomes; Naves, S Gomez, Meupiyou; Touaizi, Gui, Amorim, Chissumba; Figueiredo, Milovanovic, Lincoln
Gil Vicente provável escalação inicial:
Figueira; Ze Carlos, J Buantu, Elimbi, Konan; Caseres, Esteves; Murilo, S Garcia, Fernandes; Pablo
Somente uma vez o Alverca não conseguiu marcar nesta temporada da Primeira Liga, portanto a defesa do Gil, que estará sem o influente Andrew, pode encontrar dificuldade em manter os anfitriões silenciosos.
Com ambas as equipes demonstrando um bom momento na liga, um empate parece ser o desfecho mais provável.