Atalanta x Fiorentina – Notícias e Prováveis Escalações
DuAS equipes que precisam desesperadamente de um sucesso na Serie A se encontrarão em Bergamo no domingo à noite, quando o Atalanta BC receber o surpreendente Fiorentina em crise.
Embora a vitória da La Dea no meio da semana na Europa tenha aliviado um pouco a pressão, a Viola perdeu novamente na quinta-feira e está mergulhada em uma crise total.
Visualização de partida
Os resultados continentais do Atalanta contrastam fortemente com sua forma doméstica, tendo seguido a vitória sobre o Marseille no Stade Velodrome ao atropelar o Eintracht Frankfurt na Alemanha.
Na noite de quarta-feira, o gol de Ademola Lookman deu início a um ataque de três gols da La Dea em apenas cinco minutos no segundo tempo, e o Eintracht não conseguiu reagir.
A vitória do novo técnico Raffaele Palladino em sua estreia na Liga dos Campeões mantém a equipe na briga por pelo menos um playoff – o Atalanta agora é o 10º na tabela, acima de sua classificação na Serie A.
Apesar de um início turbulento em casa, os Nerazzurri estão bem posicionados para avançar, enquanto apenas o Inter de Milão, Arsenal e Paris Saint-Germain mantiveram mais gols sofridos nesta competição da UEFA desde o início da última temporada.
No entanto, de volta à elite do futebol italiano, eles acumularam apenas 13 pontos após 12 rodadas – representando o pior início do clube desde 2014 – e sua última vitória foi em setembro.
Sobre o comando Palladino e seu antecessor Ivan Juric, os bergamaschi estão sem vencer em oito partidas da Serie A, e a última vez que esperaram mais por uma vitória foi em 2016.
Após perder por 3-1 para os campeões em exercício, Napoli, na semana passada, Palladino tentará conseguir sua primeira vitória contra seu antigo clube neste fim de semana, tendo vencido 24 das 51 partidas no comando da Fiorentina na temporada passada.
Enquanto o Atalanta patina na metade da tabela, a Fiorentina ocupa a parte baixa da Serie A, após o empate em casa por 1-1 com os velhos rivais Juventus na semana passada.
Com o menor número de pontos já registrado nesta fase de uma campanha, o clube toscano não vence um jogo da liga desde maio.
Sem vitória nas primeiras 12 rodadas, a última equipe a evitar o rebaixamento após um início como esse foi o Cagliari, há cerca de 20 anos, portanto, a primeira tarefa do novo técnico Paolo Vanoli é garantir a segurança.
O ex-técnico do Torino não teve grande impacto até agora, após dois empates em casa e uma derrota na Liga Conferência no início desta semana.
Produzindo apenas dois chutes a gol no Stadio Franchi, a Viola foi batida por 1-0 pelo AEK Atenas, estendendo sua sequência sem vitórias para sete partidas – como resultado, os dois vezes finalistas ocupam a 17ª posição.
De forma preocupante, a Fiorentina – que concedeu o maior número de gols de bola parada na Serie A nesta temporada (10) – está lutando em ambas as extremidades do campo, com os atacantes de destaque Moise Kean e Edin Dzeko também não conseguindo marcar.
Notícias da equipe
Embora o Atalanta enfrente uma agenda de jogos intensa, Palladino certamente deve reservar quaisquer mudanças significativas para o confronto da Copa Itália contra o Genoa na próxima semana.
Somente Giorgio Scalvini, que está próximo de completar a recuperação de um problema na coxa, e o ausente de longo prazo Mitchel Bakker estão atualmente indisponíveis.
A linha de ataque da La Dea deve ser liderada por Nikola Krstovic ou Gianluca Scamacca, sendo que este último marcou como substituto no segundo tempo no último fim de semana.
Há vários jogadores disputando para apoiar o atacante único, mas Lookman deve começar após se aproximar de sua melhor forma na quarta-feira; o internacional nigeriano também esteve diretamente envolvido em seis gols em cinco jogos anteriores contra a Fiorentina.
Enquanto o ataque do Atalanta começa a encontrar alguma confiança, os visitantes estão à procura de uma fonte regular de gols: Kean marcou apenas duas vezes nesta temporada após registrar 25 gols na primeira divisão em 2024-25.
Embora Dzeko já tenha marcado nove vezes contra o adversário de domingo na Serie A, o atacante de 38 anos não consegue balançar a rede desde que se transferiu para Florença no verão.
Não só outro atacante sem sucesso, o atacante natural de Bergamo e formado na base do Atalanta, Roberto Piccoli, está lutando com um problema no tornozelo, Vanoli estará sem Robin Gosens – também ex-La Dea. Christian Kouame e Tariq Lamptey ainda estão fora; Dodo é dúvida.
Atalanta BC provável escalação inicial:
Carnesecchi; Djimsiti, Hien, Kossounou; Bellanova, De Roon, Ederson, Zalewski; De Ketelaere, Lookman; Scamacca
Fiorentina provável escalação inicial:
De Gea; Pongracic, Mari, Ranieri; Fortini, Fagioli, Mandragora, Sohm, Parisi; Gudmundsson, Kean
Destacando seu declínio desde que disputava o Scudetto no meio da última temporada, o Atalanta venceu apenas três das 17 partidas da Serie A em casa em 2025.
No entanto, eles estão perfeitamente posicionados para aumentar ainda mais o sofrimento de uma Fiorentina em crise, tendo encontrado uma faísca perdida em seu desempenho na Liga dos Campeões.

