Notícias

Atalanta x Roma – Notícias e Prováveis Escalações





Marcando o retorno de uma lenda do clube, o Atalanta BC receberá a Roma quando os clubes iniciarem 2026 com um confronto no sábado à noite.

Gian Piero Gasperini volta a Bergamo pela primeira vez desde que deixou o cargo como o técnico mais bem-sucedido da La Dea, mas não há espaço para sentimentalismos enquanto a corrida pelo top quatro da Serie A se intensifica.

Visualização de partida

Após nove temporadas e 342 partidas na liga sob seu comando no Atalanta – notavelmente levantando o troféu da Europa League em 2024 – Gasperini agora retorna ao cenário daquele sucesso como técnico da Roma.

Sua última visita como técnico adversário ocorreu enquanto estava no Genoa há quase 10 anos – até hoje, o veterano técnico perdeu apenas quatro de 14 jogos contra a La Dea.

Seu clube atual buscará o máximo de pontos neste fim de semana, enquanto continuam lutando por uma elusive vaga no top quatro: a Roma arrecadou apenas três pontos em suas últimas quatro partidas na liga antes do Natal, prejudicando as esperanças de um retorno à Liga dos Campeões.
 
No entanto, ‘Gasp’ superou outro antigo empregador na segunda-feira, com gols no primeiro tempo de Matias Soule, Manu Kone e Evan Ferguson que garantiram a vitória sobre o Genoa no Estádio Olímpico.

Portanto, a Roma está a apenas três pontos do topo, com seu progresso baseado no melhor registro defensivo da primeira divisão da Itália – 11 gols sofridos em 17 partidas da liga até agora.

No ano passado, o clube da capital manteve mais jogos sem sofrer gols do que qualquer outro na Serie A (18); à frente dos rivais pelo Scudetto Napoli e Inter de Milão, eles também conquistaram mais pontos, tendo aumentado sua contagem para 82 no início desta semana.

Entretanto, antes de seguir para o norte até Bergamo, os Giallorossi perderam em todas as suas últimas três visitas, vencendo apenas uma das últimas sete.
 

 

Não apenas o Atalanta teve uma média de mais de dois gols por jogo durante esse período sete partidas, mas também venceu cinco dos últimos seis encontros da Serie A, seja em casa ou fora.

Na verdade, a La Dea pode agora obter quatro vitórias consecutivas na primeira divisão sobre a Roma pela primeira vez – mas um início caótico na era pós-Gasperini sugere que isso pode ser difícil. 

Depois de rapidamente dispensar o sucessor de Gasp, Ivan Juric, o novo técnico Raffaele Palladino pelo menos estabilizou a situação.

Após derrotar o Chelsea no mês passado, o Atalanta está a caminho de uma classificação entre os oito primeiros na Liga dos Campeões, e antes de receber o Inter, havia vencido quatro jogos seguidos em casa.

No entanto, novamente derrotado pelos colegas Nerazzurri, sucumbiram a um gol no segundo tempo de Lautaro Martinez, terminando 2025 em uma nota negativa. 

Contendores ao título até fevereiro, o clube da Lombardia registrou sua pior taxa de vitórias em um ano calendário desde 2016, então Palladino tem muito trabalho pela frente.

Notavelmente, o Atalanta conquistou apenas quatro pontos em sete jogos contra equipes do topo da tabela nesta temporada – marcando apenas quatro gols – portanto, eles tentarão desafiar essa tendência contra a Roma.

Notícias do time

 

Palladino ainda está sem o atacante nigeriano Ademola Lookman – que, assim como o zagueiro marroquino Odilon Kossounou, está atualmente na Copa Africana de Nações – além do lateral Raoul Bellanova, que está lesionado.

Sem Lookman, o Atalanta contará com Gianluca Scamacca em busca de inspiração, mas o internacional italiano jogou 252 minutos contra o clube onde cresceu, a Roma, sem nunca ter marcado um gol na Serie A – seu pior desempenho contra qualquer time.

Apenas Bellanova e o ausente de longa data Mitchel Bakker estão definitivamente descartados, embora Davide Zappacosta possa não participar do encontro com seu antigo clube devido a um problema no flexor.

Outro ‘ex’, Bryan Cristante deve figurar no meio-campo da Roma, que ainda está sem a estrela marroquina Neil El Aynaoui; o zagueiro Evan Ndicka também está na AFCON, enquanto Lorenzo Pellegrini perderá mais um jogo devido a uma lesão na coxa.

Gasperini recentemente recebeu Artem Dovbyk de volta após uma lesão na coxa; Ferguson e Paulo Dybala também tiveram dificuldades, então ainda está para ser visto quem começará no ataque.

Não há dúvidas entre as traves: em 2025, Mile Svilar liderou tanto as estatísticas de jogos sem sofrer gols quanto a porcentagem de defesas em todas as cinco principais ligas da Europa.

Atalanta BC provável escalação inicial:

Carnesecchi; Djimsiti, Hien, Kolasinac; Zalewski, De Roon, Ederson, Bernasconi; De Ketelaere, Pasalic; Scamacca

Roma provável escalação inicial:

Svilar; Mancini, Ziolkowski, Hermoso; Celik, Kone, Cristante, Wesley; Soule, Dybala; Ferguson

 

Certo de proporcionar um confronto tático fascinante, duas equipes moldadas pelo mesmo homem se enfrentarão.

Em última análise, o par pode muito bem se anular, então a Roma, que tem dificuldades em marcar, pode ter que se contentar com um ponto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

⭐️ Grupo VIP 3 em 1 (+1.000 membros)
Bilhetes prontos, apostas ao vivo e top probabilidades com IA!