Manchester City x Chelsea – Notícias e Prováveis Escalações
O que já era uma viagem desafiadora ao Estádio Etihad para o Chelsea se tornou ainda mais complicado após a demissão de Enzo Maresca, tornando o Manchester City os claros favoritos para a partida da rodada 20 da Premier League no domingo.
Os Blues não derrotam os homens de Pep Guardiola desde a final da Liga dos Campeões de 2021, uma sequência de 11 partidas que o City é favorito para estender contra os visitantes sem técnico.
Visualização de partida
Nunca há um momento entediante no Chelsea, e o Dia de Ano Novo trouxe ainda mais drama, pois Maresca deixou seu cargo como técnico dos Blues após 18 meses no comando.
O técnico italiano, recentemente vinculado ao cargo do Manchester City, sai de Stamford Bridge com dois títulos — a UEFA Conference League e a Copa do Mundo Clubes da FIFA — mas esses troféus não lhe renderam a simpatia de Todd Boehly e Clearlake Capital.
Se ainda estivesse na função, Maresca provavelmente teria que enfrentar perguntas sobre a possibilidade de substituir Guardiola em alguns meses; no entanto, os altos executivos deram ao ex-meio-campista o aviso após uma sequência decepcionante de duas vitórias em sete partidas na liga.
A sequência do clube do Oeste de Londres em todas as competições é de duas vitórias nos nove jogos anteriores, ressaltando ainda mais os resultados abaixo do esperado dos campeões mundiais antes do novo ano.
Essas estatísticas retratam uma imagem mais sombria considerando a próxima viagem do clube da capital ao Etihad, onde eles estão sem vencer em sete partidas em todas as competições desde sua vitória por 2-1 em maio de 2021 sob Thomas Tuchel.
Três técnicos permanentes depois — cinco se os interinos forem incluídos — os campeões da Premier League cinco vezes ainda estão em busca de vitória em Manchester, e suas inseguras esperanças de um lugar no top quatro podem sofrer ainda mais se a recente história não mudar neste fim de semana.
Embora o Chelsea esteja em quinto lugar na tabela, três pontos atrás do Liverpool em quarto, os Blues estão apenas acima do Manchester United pela diferença de gols, um ponto à frente do Sunderland, dois à frente do Everton e três à frente do Brentford, Crystal Palace e Fulham.
O Etihad não é onde ninguém gostaria de ir se está sem vencer em três jogos fora pela liga, mas o técnico interino Calum McFarlane esperará um milagre contra os candidatos ao título.
A sequência de seis vitórias do Manchester City na competição foi interrompida pelo Sunderland na quinta-feira, quando ambas as equipes empataram sem gols no Estádio da Luz.
Bem longe do habitual tedioso jogo sem gols, a partida da rodada 19 foi indiscutivelmente entretenida para quem assistiu de fora, com os Black Cats dando tudo o que podiam para estender seu início invicto na temporada em Wearside, assim encerrando a sequência de oito vitórias do Sky Blues contra eles.
O resultado do empate de quinta-feira foi celebração no Norte de Londres, já que o Arsenal agora abriu uma vantagem de quatro pontos na corrida pelo título, tendorrotado o Aston Villa por 4-1 para concluir 2025.
A equipe de Guardiola pode estar sete pontos atrás das tropas de Mikel Arteta quando entrarem em campo no domingo, com os Gunners viajando para enfrentar um Bournemouth fora de forma no jogo da tarde um dia antes, o que aumenta ainda mais a necessidade de uma vitória do City no domingo.
A história neste confronto favoreceu os Citizens nos últimos anos, sublinhada pela sequência de 11 partidas invictas que os gigantes de Manchester levarão para este fim de semana, destacando sua dominância sobre o clube da capital desde que perderam três seguidas em dois meses entre abril e maio de 2021.
Com essas derrotas dolorosas como meras memórias, os mandantes acreditarão que o Chelsea está à sua mercê, e eles se apoiarão para punir um time londrino vulnerável na última partida da rodada 20.
Team News
Enquanto Jeremy Doku foi recebido volta pelo City no Estádio da Luz e Rodri conseguiu minutos significativos pela primeira vez desde outubro, os homens de Guardiola perderam Savinho e Nico Gonzalez devido a lesão em Wearside.
Como resultadosses problemas aparentes, a equipe da casa pode agora estar sem até sete jogadores: a dupla acima pode se juntar a Oscar Bobb (posterior da coxa), John Stones (coxa) e Mateo Kovacic (calcanhar) na mesa de tratamento, enquanto Omar Marmoush e Rayan Ait Nouri estão com Egito e Argélia na Copa Africana das Nações.
Erling Haaland não conseguiu marcar para a equipe de Pep no Sunderland, o que significa que agora ele não marcou em dois estádios na elite do futebol após Anfield; no entanto, o norueguês marcou dois gols em sua última partida no Etihad (West Ham) e fez gols em três das últimas quatro aparições contra os visitantes de domingo.
A equipe londrina avaliará Marc Cucurella antes da viagem de domingo, mas deve estar sem os serviços de Levi Colwill (joelho), Romeo Lavia (coxa), Dario Essugo (coxa) e Jorrel Hato.
Talvez a maior ausência seja Moises Caicedo, que está suspenso por um jogo após receber um cartão amarelo precoce contra o Bournemouth na última vez que jogou, o que o desfalca, já que foi seu quinto do campeonato.
Com Maresca fora, será interessante ver se McFarlane fará alguma surpresa tática real para o clube londrino, que deve começar Cole Palmer em uma posição avançada no meio-campo à frente de Enzo Fernandez e Reece James na base.
Manchester City provável escalação inicial:
Donnarumma; Nunes, Dias, Gvardiol, O’Reilly; Silva, Rodri, Reijnders; Cherki, Foden; Haaland
Chelsea provável escalação inicial:
Sanchez; Acheampong, Fofana, Chalobah, Gusto; James, Fernandez; Neto, Palmer, Garnacho; Pedro
Com Maresca, o Chelsea sempre estaria em desvantagem no Etihad no domingo, e os Blues enfrentam uma batalha significativamente mais brutal sem o técnico italiano.
Espera-se que a equipe de Guardiola assegure uma vitória confortável sobre seus oponentes londrinos, estendendo assim sua sequência invicta neste confronto para 12 partidas.


