Manchester City x Brighton – Notícias e Prováveis Escalações
Visando estender uma sequência recorde do clube e pressionar os líderes da Premier League, Arsenal, o Manchester City recebe o Brighton & Hove Albion no Estádio Etihad na noite de quarta-feira.
As esperanças do Sky Blues em conquistar o título sofreram outro golpe no empate de 1-1 com o Chelsea no domingo, mas os Seagulls terminaram sua sequência sem vitórias ao vencer o Burnley por 2-0.
Visualização de partida
Enfrentar um Chelsea sem técnico e sem confiança, além de desfalques na defesa, parecia ser uma receita para o sucesso para o Manchester City, e deveria ter sido, já que os jogadores de Pep Guardiola estavam em ascensão antes e depois do gol de abertura de Tijjani Reijnders.
No entanto, os Citizens foram punidos ao máximo por não conseguirem aumentar sua vantagem, já que o Chelsea comandado por Calum McFarlane surpreendeu ao empatar com Enzo Fernandez nos minutos finais, condenando a equipe de Guardiola a empates consecutivos na primeira divisão.
Enquanto o City foi segurado por Sunderland e Chelsea nas últimas duas rodadas, o Arsenal tem aproveitado para acumular vitórias e se distanciar dos anfitriões, que agora estão seis pontos atrás dos Gunners e apenas acima do Aston Villa pela diferença de gols.
O Sky Blues ao menos vão reduzir a diferença para três pontos com uma vitória aqui antes do Arsenal receber o Liverpool na quinta-feira, mas um empate igualaria um recorde pessoal para Guardiola, que só havia tido três empates consecutivos em outras duas ocasiões.
A quarta-feira é um dia maravilhoso para o City jogar, já que venceram suas últimas 22 partidas da Premier League no terceiro dia da semana de trabalho, a sequência vitoriosa mais longa de qualquer time em um dia específico da competição.
Tal recorde é uma má notícia para o Brighton, mas os feitos recentes dos Seagulls não são, uma vez que os homens de Fabian Hurzeler deixaram um dezembro sem vitórias para trás ao vencer o Burnley na rodada 20.
A equipe da Costa Sul terminou 2025 com um semestre maçante, acumulando três empates e três derrotas em seus últimos seis jogos, mas os esforços de Georginio Rutter e Yasin Ayari foram suficientes para mandar os Clarets de volta a Turf Moor de mãos vazias no sábado.
Como resultado, o Brighton está bem no meio da tabela da Premier League com pouco mais da metade da temporada concluída, e uma vitória surpreendente no Etihad poderia igualar os pontos dos homens de Hurzeler com o Chelsea, que ocupa a quinta posição.
Os problemas de defesa do City podem estar se acumulando, mas os Seagulls viajam para o Etihad tendo sofrido pelo menos dois gols em cada um dos seus últimos três jogos fora de casa; desde a temporada 2022-23, não tiveram uma sequência pior.
Hurzeler conseguiu arquitetar uma especial vitória por 2-1 para o Brighton sobre o Manchester City no final de agosto, mas os Sky Blues estão invictos em todas as suas 15 partidas de liga em casa contra os Seagulls, o maior número que já enfrentaram um único time em seu próprio campo sem perder.
Notícias do time
Lesão foi adicionada ao insulto para o Manchester City contra o Chelsea – ou duas lesões para ser preciso – já que Ruben Dias e Josko Gvardiol saíram com problemas sérios; o primeiro deve ficar de quatro a seis semanas fora por causa de um problema na coxa, enquanto Gvardiol pode perder o restante da temporada após uma fratura na perna.
Os dois se juntam a Oscar Bobb (coxa), John Stones (não especificado), Mateo Kovacic (tornozelo), Savinho (não especificado), Rayan Ait-Nouri (AFCON) e Omar Marmoush (AFCON) na lista de desfalques do City, mas Nico Gonzalez está pelo menos de volta à forma.
Nathan Ake e Abdukodir Khusanov devem ser inseridos na defesa nos lugares de Dias e Gvardiol, enquanto do outro lado, Erling Haaland espera evitar ficar quatro jogos de liga sem marcar pela primeira vez.
Enquanto isso, o sucesso do Brighton sobre o Burnley viu o filho preferido dos Seagulls, Pascal Gross, fazer um retorno emocional ao Amex Stadium; o meio-campista alemão entrou como substituto no segundo tempo após retornar do Borussia Dortmund.
Há também uma leve possibilidade de que Yankuba Minteh (coxa) esteja de volta no meio da semana, mas Mats Wieffer (dedo do pé), Carlos Baleba (AFCON), Solly March (joelho), Adam Webster (joelho) e Stefanos Tzimas (joelho) ainda estão fora.
O veterano atacante Danny Welbeck nunca marcou em nove partidas de liga no Etihad, e há uma forte chance de que isso se torne 10 na quarta-feira, já que Charalampos Kostoulas forneceu uma assistência em sua primeira escalação na Premier League no fim de semana e fez o suficiente para ser mantido.
Manchester City provável escalação inicial:
Donnarumma; Lewis, Khusanov, Ake, O’Reilly; Rodri; Cherki, Foden, Reijnders, Doku; Haaland
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial:
Verbruggen; Veltman, Dunk, Van Hecke, Kadioglu; Gomez, Ayari; Gruda, Rutter, Mitoma; Kostoulas
Com a defesa esfacelada, o Manchester City provavelmente não conseguirá segurar um Brighton motivado, e os homens de Guardiola podem ter precisado uma lição em crueldade ofensiva quando o Chelsea veio à cidade.
No entanto, os homens de Hurzeler têm lutado para manter a defesa a salvo fora de casa, e o City pode efetivamente combater fogo com fogo no terço final para garantir uma vitória de importância vital.


