AVS x Arouca – Notícias e Prováveis Escalações
Ainda em busca de sua primeira vitória na campanha da Primeira Liga, o AVS recebe os companheiros de dificuldades, Arouca, no Estádio do CD Aves, no sábado, para um confronto da rodada 18.
Os anfitriões estão na lanterna da tabela da primeira divisão portuguesa, a 10 pontos da zona de segurança, e buscarão começar a segunda metade da temporada de forma positiva contra os visitantes que atualmente ocupam a posição de playoff de rebaixamento.
Visualização de partida
O AVS sobreviveu na temporada passada pela via do playoff, mas uma segunda campanha na primeira divisão pode passar sem essa oportunidade, a menos que uma reviravolta drástica ocorra.
O único time a ainda não saborar a vitória na Primeira Liga nesta temporada, a equipe do Vila das Aves conseguiu apenas quatro empates em 17 partidas disputadas, sofrendo o maior número de gols da divisão (43) e também marcando o menor (11).
Uma vitória na Taça de Portugal contra o Vitória de Guimarães em meados de dezembro parecia trazer um pouco de vida, mas o AVS não conseguiu vencer nenhuma de suas três partidas de liga subsequentes (D1, L2), apesar de uma mudança na comissão técnica.
O primeiro jogo de João Henriques no comando viu a equipe desperdiçar uma vantagem de dois gols contra o Nacional, terminando com um empate, antes de encerrar 2025 com uma derrota por 2-0 para o Porto, e esse mesmo placar se repetiu na sua derrota para o Moreirense na última partida.
Embora o AVS espere reviver suas chances de sobrevivência em queda com uma vitória no sábado, a história sugere que eles podem lutar novamente, tendo falhado em vencer qualquer um dos quatro encontros anteriores com o Arouca (D1, L3); o confronto correspondente da temporada passada terminou em uma derrota por 1-0, enquanto a partida inversa desta temporada resultou em uma derrota por 3-1.
Apesar das recentes dificuldades dos anfitriões e do mau histórico neste confronto, nem todos apostariam na vitória do Arouca neste fim de semana, uma vez que os Canários também têm se mostrado pouco convincentes, conseguindo apenas três vitórias em 17 jogos de liga (D5, L9).
Desde que encerrou uma série de cinco derrotas com uma vitória sobre o Alverca em 14 de dezembro, os homens de Vasco Seabra não conseguiram vencer suas próximas três partidas, incluindo empates consecutivos contra Santa Clara e Gil Vicente para fechar 2025.
Arouca começou o novo ano com uma derrota por 3-1 no Tondela, onde o gol inaugural de Alfonso Trezza durou pouco, com os Lobos cedendo sua vantagem três minutos depois, antes de sofrer mais dois gols.
Central para suas dificuldades tem sido a vulnerabilidade defensiva, com apenas o AVS sofrendo mais gols do que o total de 42 dos Lobos, enquanto 18 marcados na outra extremidade oferecem pouco alívio.
Arouca também tem enfrentado dificuldades fora de casa, somando apenas cinco pontos de 24 possíveis, tendo perdido quatro de seus últimos cinco jogos de liga fora (D1), tornando-se assim os segundos piores visitantes da divisão.
Notícias do time
O AVS novamente ficará sem o zagueiro espanhol Guillem Molina, que está afastadosde que sofreu uma lesão na perna em agosto, enquanto Diego Duarte pode perder sua terceira partida consecutiva.
O meio-campista Tiago Galletto também está indisponível desde que foi forçado a deixar o campo contra o Vitória em meados de dezembro e pode estar ausente novamente aqui.
Sidi Bane, Ruben Semedo e Angel Algobia perderam partidas recentes, tornando sua disponibilidade incerta, assim como Rafael Barbosa, que também não esteve disponível na última partida.
Para o Arouca, o meio-campista Mateo Flores continua afastado após estar fora de ação desde agosto e seguirá em longa recuperação.
Arnau Sola e David Simao estiveram ausentes na derrota para o Tondela, deixando-os como dúvidas para a viagem de sábado, enquanto Alex Pinto pode perder sua terceira partida seguida.
Por uma nota positiva, Amadou Dante deve retornar dover internacional após a eliminação de Mali na Copa Africana de Nações.
AVS provável escalação inicial:
Simao; Ponck, Santos, Devenish; Spencer, P Lima, Grau, Rivas; Akinsola, Tomane, Perea
Arouca provável escalação inicial:
Mantl; Rocha, Popovic, Fontan; Esgaio, Van Ee, P Santos, Trezza; Lee, Barbero, Djouahra
Este é um encontro entre duas equipes lutando por ritmo, e elas podem se anular. Dadas suas questões defensivas, espera-se que ambas as equipes encontrem o caminho do gol.

