Brighton x Bournemouth – Notícias e Prováveis Escalações
A rodada 22 da Premier League se conclui com um fascinante confronto na costa sul na noite de segunda-feira, quando Brighton & Hove Albion recebe o Bournemouth no Amex Stadium.
Os Seagulls recentemente derrotaram o Manchester United, que não tinha treinador, na FA Cup, enquanto os Cherries sofreram uma desilusão nos pênaltis contra o Newcastle United.
Visualização de partida
Poucas equipes vão a Etihad e Old Trafford em um curto espaço de dias e evitam a derrota em ambas as localidades, mas Fabian Hurzeler arquitetou dois resultados impressionantes com sua equipe do Brighton na casa do Manchester City e no Headquarters do Manchester United.
Após os Seagulls garantirem um empate 1-1 fora de casa contra os homens de Pep Guardiola, sua busca pela glória na FA Cup continuou com uma fantástica vitória por 2-1 sobre o Man United, que foi inevitavelmente assombrado pelo ex-flamejante Danny Welbeck mais uma vez.
O período festivo foi um período esquecido para os anfitriões de segunda-feira, que não conseguiram vencer nenhum de seus seis jogos na Premier League em dezembro, mas começaram 2026 da maneira que pretendem continuar, com duas vitórias nos últimos três em todas as competições, contribuindo para uma sequência de quatro jogos sem derrota.
Brighton começou a rodada em 11º lugar na tabela da Premier League, e não importa o que aconteça antes de entrarem em campo na noite de segunda-feira, eles permanecerão a uma distância atingível das vagas europeias com os três pontos.
Os homens de Hurzeler também vão receber a volta a um estádio onde conquistaram 19 de seus 29 pontos na Premier League nesta temporada, e os anfitriões sofreram apenas duas derrotas em seus últimos 18 jogos da elite no Amex Stadium, ambas contra o Aston Villa.
Um aspecto chave da passagem de Hurzeler na Premier League tem sido o compromisso do Brighton com o entretenimento, tendo tanto marcado quanto sofrido gols em 41 de seus 59 jogos da elite sob sua batuta, a maior taxa de qualquer técnico que comandou pelo menos 50 partidas da Premier League.
As estatísticas do Bournemouth também são agradáveis de ler para os fãs neutros, já que os últimos sete jogos dos Cherries viram impressionantes 35 gols em ambas as extremidades do campo, seis dos quais vieram no St James’ Park em um emocionante empate 3-3 na FA Cup contra o Newcastle.
No entanto, a reação dos Cherries foi em vão, já que os Magpies saíram vitoriosos nas cobranças de pênaltis, trazendo o Bournemouth sem Antoine Semenyo de volta à realidade após o sucesso de 3-2 sobre o Tottenham Hotspur, que encerrou uma sequência de 11 jogos sem vitórias.
Perdendo para o Brighton por três pontos na parte inferior da tabela, os visitantes agora buscam terminar uma terrível sequência de nove jogos sem vitória como visitantes; seu único sucesso fora de casa nesta temporada coincidiu com a vitória sobre o Tottenham em agosto.
Desde então, o time de Andoni Iraola sofreu pelo menos dois gols em cada jogo fora de casa, e o Bournemouth também está em uma sequência de quatro derrotas na Premier League no Amex Stadium, então a vitória em casa por 2-1 sobre o Brighton em setembro pode não valer de nada.
Notícias do time
A grande novidade no Brighton é o retorno dosejado meio-campista Carlos Baleba da Copa das Nações Africanas, mas Hurzeler emitiu um aviso rigoroso ao alvo do Manchester United sobre a concorrência por lugares em sua coletiva de imprensa de sexta-feira.
Não obstante, o retorno de Baleba será um dos dois impulsos para os anfitriões, que também têm Yankuba Minteh de volta após uma lesão na coxa, enquanto Diego Gomez aparentemente está bem, apesar de ter sofrido um golpe em Old Trafford.
Mats Wieffer (dedo do pé), Solly March (joelho), Adam Webster (joelho) e Stefanos Tzimas (joelho) permanecem fora dos Seagulls, e Hurzeler também revelou que o elenco estava lidando com um surto de doença durante a semana, sem nomear nomes.
No que diz respeito ao Bournemouth, Enes Unal e David Brooks foram ambos desfalques na derrota da copa contra o Newcastle; o primeiro deverá ficar fora por algumas semanas devido a um problema na virilha, e o segundo é uma grande dúvida devido a uma contusão no tornozelo.
Os Cherries também estarão sem Will Dennis (tornozelo), Tyler Adams (joelho), Justin Kluivert (joelho) e Ben Gannon-Doak (coxa) na noite de segunda-feira, mas Iraola está esperançoso de que Ryan Christie se recupere de uma preocupação no joelho a tempo para a partida.
Na que será sua primeira partida da Premier League desde a saída de Antoine Semenyo, o Bournemouth poderá escalar Alex Jimenez em uma função de ataque auxiliar caso Brooks não esteja disponível.
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial:
Verbruggen; Veltman, Dunk, Van Hecke, De Cuyper; Ayari, Gross; Gruda, Gomez, Mitoma; Rutter
Bournemouth provável escalação inicial:
Petrovic; Smith, Hill, Senesi, Truffert; Scott, Cook; Jimenez, Kroupi, Tavernier; Evanilson
Brighton evitou a derrota em sete jogos da Premier League nesta temporada quando sofreu o primeiro gol, enquanto o Bournemouth abriu o placar em seis ocasiões na elite de 2025-26, mas não conseguiu vencer nenhum desses jogos.
Portanto, mesmo que os Cherries consigam marcar primeiro, suas longas deficiências defensivas como visitantes podem se revelar custosas em um clássico repleto de gols.

