Everton x Leeds – Notícias e Prováveis Escalações
O Leeds United tentará completar sua primeira dobradinha na Premier League sobre o Everton quando visitar o Hill Dickinson Stadium pela primeira vez na segunda-feira à noite.
Os Whites deixaram para o final para vencer o Fulham por 1 a 0 na rodada 22, enquanto os Toffees surpreenderam o Aston Villa pelo mesmo placar nas West Midlands.
Visualização de partida
Era fácil descartar o Everton antes que os comandados de David Moyes visitassem o Villa Park, onde os Leões em busca do título de Unai Emery haviam vencido 11 partidas consecutivas em todas as competições antes de receber uma equipe dos Toffees debilitada com desfalques.
No entanto, os homens de Merseyside surpreenderam com uma vitória inesperada por 1 a 0 sobre o Aston Villa, que sucumbiu a um toque de Thierno Barry no segundo tempo enquanto o Everton conquistava sua primeira vitória de 2026 na quarta tentativa.
A triunfo dos Toffees nas West Midlands os colocou novamente na metade superior da tabela da Premier League – apenas quatro pontos atrás das vagas da Liga dos Campeões no momento da escrita – embora os resultados do fim de semana provavelmente os rebaixem para o bottom 10.
Produzindo suas melhores atuações fora de casa ultimamente – vencendo quatro e perdendo apenas uma de suas últimas sete partidas em campos rivais – o Everton precisa corrigir muitos erros em casa, onde perdeu três e empatou uma de suas quatro partidas mais recentes.
No entanto, para uma equipe cuja falta de um número nove eficaz frequentemente se destaca, os anfitriões só não marcaram em três ocasiões no Hill Dickinson Stadium na temporada 2025-26 – contra Villa, Arsenal e Tottenham Hotspur.
Enquanto o Everton aguarda seu primeiro sucesso em casa no Ano Novo, o Leeds está lentamente, mas com certeza, reconstruindo as paredes da fortaleza de Elland Road, e o Fulham se tornou a mais recente vítima do famoso estádio em um sucesso particularmente doce.
Os homens de Daniel Farke perderam memoravelmente por 1 a 0 no Craven Cottage em setembro devido a um gol contra de Gabriel Gudmundsson nos acréscimos, mas com 91 minutos no placar desta vez, o super substituto Lukas Nmecha mandou os Cottagers para casa de mãos vazias.
Alegres com vitórias consecutivas após também terem derrotado o Derby County na FA Cup, o Leeds provavelmente não terminará a rodada 23 em posição inferior a 16ª, graças à sua vantagem de três pontos e diferença de gols sobre o Nottingham Forest, em 17º lugar.
Um time diferente desde a mudança de Farke para a formação 3-5-2, os Whites perderam apenas uma de suas últimas 10 partidas em todos os torneios, embora a recuperação dos visitantes ainda não tenha se traduzido em outra vitória tão aguardada fora de casa na Premier League.
De fato, o Leeds não vence em nenhuma de suas últimas oito partidas na primeira divisão fora de casa, embora Farke tenha orquestrado uma vitória por 1 a 0 sobre o Everton de Moyes na primeira rodada da temporada, graças a outro gol decisivo de Nmecha nos acréscimos.
Notícias do time
Os campeões da Copa Africana de Nações do Everton, Idrissa Gueye e Iliman Ndiaye, só retornaram ao centro de treinamento do clube na sexta-feira, e Moyes admitiu que a dupla precisaria de avaliação médica durante o fim de semana antes de determinar sua disponibilidade para segunda-feira.
O técnico anfitrião tem um incentivo a mais para reintegrar Ndiaye imediatamente, pois Jack Grealish agora está fora de combate com uma fratura de estresse no pé, juntando-se ao suspenso Michael Keane na lista de desfalques.
Jarrad Branthwaite (lesão na coxa), Carlos Alcaraz (não especificado) e Kiernan Dewsbury-Hall (lesão na coxa) estão todos treinando novamente, mas Moyes não se comprometeu a declarar que estão prontos para segunda-feira, enquanto Tim Iroegbunam continua em dúvida com uma lesão própria.
Do lado do Leeds, Farke ficou sem o importante defensor Jaka Bijol para a visita ao Fulham, e o esloveno agora está confirmado como ausente entre três e cinco semanas devido a esse problema na coxa.
Bijol se junta ao colega de lesão na coxa, Daniel James, na lista de desfalques, e Farke também relatou uma preocupação com o adutor para o lateral-esquerdo Gudmundsson, mas ele ainda espera que o escandinavo esteja apto para segunda-feira.
Em notícias mais positivas, o meio-campista Anton Stach pode fazer um retorno rápido sua própria lesão no adutor, enquanto Nmecha sem dúvida colocou seu nome na lista para iniciar em vez de Noah Okafor.
Everton provável escalação inicial:
Pickford; Patterson, O’Brien, Tarkowski, Mykolenko; Garner, Rohl; Ndiaye, Armstrong, McNeil; Barry
Leeds United provável escalação inicial:
Darlow; Justin, Struijk, Rodon; Bogle, Stach, Aaronson, Ampadu, Gudmundsson; Nmecha, Calvert-Lewin
Envolvidos em suas boas doses de partidas tensas com poucos gols e emocionantes com múltiplos gols, o Leeds pode tanto aumentar a pressão quanto manter as coisas apertadas dependendo do contexto da partida, enquanto o Everton é especialmente conhecido por este último.
As dificuldades em casa dos Toffees e os desafios fora de casa dos Whites adicionam mais uma camada de intriga a este confronto, no qual acreditamos que um empate é o resultado mais provável.

