Como x Atalanta – Notícias e Prováveis Escalações
Depois de encerrar janeiro em grande estilo, o Como receberá o Atalanta BC no Stadio Sinigaglia quandor início a um novo mês no domingo.
Ambos os rivais da Lombardia continuam superando as expectativas na Serie A, enquanto o Atalanta também é uma das três equipes italianas ainda em competição na Liga dos Campeões desta temporada.
Visualização de partida
Já sendo candidatos a uma posição entre os seis primeiros após dois anos de investimentos significativos, a campanha do Como alcançou novas alturas nas últimas semanas, com três vitórias seguidas acompanhadas por uma avalanche de gols.
Após vencer a Lazio por 3-0 no Stadio Olimpico, os Lariani confirmaram esse resultado marcante ao fazer seis gols contra o Torino na semana passada, quando Martin Baturina manteve sua boa forma e Tasos Douvikas marcou dois gols.
Sem descansar sobre os louros, Cesc Fabregas viu seu time eliminar a Fiorentina da Coppa Italia; a vitória por 3-1 na Toscana preparou um empolgante confronto nas quartas de final contra o Napoli.
A ascensão do Como não foi isenta de controvérsia, já que Fabregas ainda não escalou nenhum jogador nacional nesta temporada e criticou abertamente o futebol italiano, mas seu time, que marca muitos gols, ocupa a sexta posição na Serie A com 40 pontos.
Próximos de Roma e Napoli na corrida pela Liga dos Campeões, estão também cinco pontos à frente do Atalanta antes do confronto regional neste fim de semana.
Um bom registro de seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota no Sinigaglia foi construído sobre uma defesa sólida: o Como registrou o maior número de jogos sem sofrer gols em casa (seis) na Serie A, e apenas o Paris Saint-Germain teve mais na Europa nas cinco principais ligas.
Agora, eles buscam vingar uma derrota em casa por 2-1 para a La Dea em janeiro do ano passado, enquanto sua busca por uma estreia na Europa continua.
Logo após as equipes empatarem em 1-1 no confronto reverso de outubro, Raffaele Palladino assumiu o comando do Atalanta.
Desde que assumiu algumas semanas depois, apenas Inter de Milão, AC Milan e Juventus acumularam mais pontos: 22 em 11 partidas, exatamente a mesma marca do Como.
Durante esse período, nenhuma equipe manteve mais jogos sem sofrer gols do que os dois clubes da Lombardia – ambos com seis, empatados com o Inter – e o Atalanta agora está firmemente de volta ao caminho certo.
No entanto, nenhuma das equipes conseguiu elevar seu nível nos confrontos mais destacados, com ambas médias de um ponto ou menos contra outras equipes do top sete.
Na semana passada, os homens de Palladino venceram o modesto Parma por 4-0 em casa, enquanto seu novo ataque continua em ótima forma: Gianluca Scamacca, Nikola Krstovic e a recente chegada Giacomo Raspadori marcaram gols.
No entanto, eles não conseguiram manter essa forma na fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada, perdendo por 1-0 para o Union Saint-Gilloise e sendo forçados a disputar os playoffs da fase eliminatória.
Derrotados na Bélgica na noite de quarta-feira, os Bergamaschi também conquistaram modestos 13 pontos de 30 disponíveis em suas viagens pela Itália, então visitar o Como pode ser um teste muito difícil.
Notícias do time
Impulsionando ainda mais um ataque talentoso, Álvaro Morata marcou seu retorno de lesão ao fazer o terceiro gol do Como contra a Fiorentina, então Fabregas quase tem um elenco completo à sua disposição.
Apenas Assane Diao e Edoardo Goldaniga ainda estão fora, embora Douvikas – que é o artilheiro do clube na liga, com oito gols, ao lado dostaque Nico Paz – possa ter torcido o tornozelo durante o jogo da copa de terça-feira.
Ambos Paz e Baturina foram poupados no meio da semana, mas ambos devem retornar ao time titular; após se destacarem durante o Natal, o último tem estado envolvido em mais gols do que qualquer outro jogador da Serie A neste ano (seis).
Depois de marcar contra Pisa e Parma, Krstovic, do Atalanta, é o próximo nessa lista com cinco envolvimentos em gols em 2026, e ele disputará uma posição no ataque no Sinigaglia com Scamacca.
Os visitantes recentemente receberam de volta Raoul Bellanova de uma lesão na coxa, então apenas o ausente de longa data Mitchel Bakker não estará presente.
Como Ademola Lookman e Kamaldeen Sulemana estão supostamente próximos de uma saída, permanece a dúvida se algum dos atacantes estará envolvido.
Como provável escalação inicial:
Butez; Smolcic, Ramon, Kempf, Valle; Perrone, Da Cunha; Rodriguez, Paz, Baturina; Morata
Atalanta BC provável escalação inicial:
Carnesecchi; Scalvini, Hien, Djimsiti; Zappacosta, De Roon, Ederson, Zalewski; De Ketelaere, Raspadori; Scamacca
Embora ambas as equipes tenham bons registros defensivos, também possuem diversos atacantes em ótima forma, então deverá ser um confronto divertido.
Apenas o Milan venceu o Como em casa, então a sequência sem vitórias do Atalanta contra equipes do top seis continuará.

