Udinese x Roma – Notícias e Prováveis Escalações
Depois de garantir progressão na Europa, a Roma retorna à sua campanha na Serie A na segunda-feira, quando viaja ao norte para enfrentar o Udinese, que está na parte média da tabela.
No último confronto, os Giallorossi garantiram um lugar nas oitavas de final da Liga Europa – mas não sem drama – e agora buscam a sétima vitória consecutiva sobre os Friulani.
Visualização de partida
Apesar de terem sido a melhor equipe no encontro da semana passada contra o AC Milan, a Roma teve que se contentar com seu primeiro empate doméstico desde abril – mas isso os manteve no caminho para um retorno tão aguardado à Liga dos Campeões.
Claro, eles ainda podem encontrar um caminho alternativo para o principal torneio da UEFA vencendo a Liga Europa, algo que o atual técnico Gian Piero Gasperini fez com o Atalanta BC há dois anos.
Visando garantir um ingresso direto para as oitavas de final, a Roma visitou o Panathinaikos na quinta-feira, conforme a fase de ligas desta temporada finalmente chegou à sua conclusão.
Já garantida uma vaga nas fases eliminatórias, os Giallorossi precisavam apenas de um ponto para ter certeza de um final entre os oito primeiros – mas não foi uma tarefa fácil.
Um cartão vermelho cedo para Gianluca Mancini deixou sua equipe em desvantagem numérica na maior parte da partida, e apenas o cabeceio tardio de Jan Ziolkowski garantiu um empate que fez a Roma evitar os playoffs.
Antes de retomar sua campanha continental em março, eles devem continuar a lutar por uma classificação entre os quatro primeiros na Serie A, com Juventus, Como e até Atalanta representando uma ameaça.
Sendo um dos especialistas em não sofrer gols na Itália – com apenas 13 gols sofridos em 22 jogos – nenhuma equipe nos cinco principais campeonatos da Europa sofreu menos gols fora de casa, antes de fazer a longa viagem ao norte para Udine.
Com um histórico de nove vitórias e apenas duas derrotas nas últimas 13 visitas a Friuli, a Roma também terá a história a seu favor.
Quando essas equipes se enfrentaram em novembro, o Udinese foi derrotado por 2-0 no Stadio Olimpico, registrando sua sexta derrota consecutiva para a Roma – e eles sofreram pelo menos dois gols em cada uma das ocasiões.
Kosta Runjaic e companhia tiveram um início relativamente lento em 2026, mas a vitória fora de casa por 3-1 sobre o Hellas Verona os elevou para a parte superior da tabela.
Após trocarem gols na primeira metade com seus anfitriões, os Friulani marcaram duas vezes após o intervalo: o final espetacular de Alessandro Zanoli os colocou à frente, antes de Keinan Davis garantir a vitória com um potente chute nove minutos depois.
Repetindo o primeiro ano de Runjaic no comando, o Udinese se acomodou de forma segura na parte média da tabela, muito longe para disputar uma vaga na Europa, mas permanecendo longe da luta contra o rebaixamento por uma segunda campanha consecutiva.
Agora, os Bianconeri devem tentar vencer jogos consecutivos pela primeira vez desde setembro, o que não será uma tarefa fácil, dado seu histórico contra a Roma.
Notícias do time
A lista de lesões da Roma cresceu significativamente nos últimos dias, com o dinâmico meio-campista Manu Kone sendo afastado por três semanas e Paulo Dybala agora lutando com um problema no joelho.
Dybala – que esteve envolvido em um recorde na liga de 21 gols em 22 jogos da Serie A contra o Udinese – se junta ao atacante Artem Dovbyk na lista de desfalques, enquanto Evan Ferguson e Stephan El Shaarawy são grandes dúvidas.
Em melhores notícias para Gasperini, os novatos Robino Vaz e Donyell Malen estão de volta ao time após estarem inelegíveis para jogar na Europa, e o zagueiro espanhol Mario Hermoso retomou os treinos completos.
Embora Dybala não possa enfrentar seus oponentes favoritos, o ex-jogador da Roma Nicolo Zaniolo estará ausente do ataque do Udinese – o internacional italiano espera voltar de sua mais recente lesão no joelho na próxima semana.
Em vez disso, a estrela em ascensão Arthur Atta deve continuar a apoiar Davis no ataque; este último esteve diretamente envolvido em 10 gols da Serie A nesta temporada, após seu final contundente contra o Verona.
Zanoli também marcou no Stadio Bentegodi, mas então machucou seu ACL, então ele se junta aos poloneses Adam Buksa e Jakub Piotrowski na mesa de tratamento.
Permanece a dúvida se Hassane Kamara estará suficientemente em forma para disputar a posição com Jordânia Zemura no flanco esquerdo dos anfitriões, enquanto Sandi Lovric saiu por empréstimo para o Verona.
Possível escalação inicial do Udinese:
Udinese provável escalação inicial: Okoye; Bertola, Kristensen, Solet; Ehizibue, Miller, Karlstrom, Ekkelenkamp, Zemura; Atta; Davis
Possível escalação inicial da Roma:
Roma provável escalação inicial: Svilar; Mancini, Ndicka, Ghilardi; Celik, Cristante, El Aynaoui, Wesley; Soule, Pellegrini; Malen
Especialista em não sofrer gols, a Roma registrará a oitava vitória fora de casa em sua campanha na Serie A, já que o Udinese é defensivamente vulnerável e pode ser derrotado.
Embora os anfitriões estejam em boa forma, seus adversários da capital têm construído momento há algum tempo.

