Bologna x AC Milan – Notícias e Prováveis Escalações
Finalizando a 23ª rodada da Serie A com um confronto no Stadio Dall’Ara, os concorrentes ao título AC Milan visitarão o Bologna, que está na metade da tabela, na noite de terça-feira.
Os finalistas da Coppa Italia da temporada passada estão prestes a se reencontrar, com o Milan visando estender uma longa sequência invicta e os anfitriões ainda buscando sua primeira vitória em casa este ano.
Visualização de partida
O Milan pode ter perdido diversos pontos desde o início de 2026, mas continua sendo o adversário mais próximo dos rivais da cidade, Inter de Milão, na corrida pelo título desta temporada.
Na semana passada, os Rossoneri quase repetiram a vitória em casa sobre a Roma, ocorrida em novembro, quando marcaram contra o fluxo do jogo e contaram com as defesas do goleiro capitão Mike Maignan para garantir a vitória.
No entanto, após passar a maior parte do jogo avançando após o gol de cabeça de Koni De Winter, desta vez a Roma conseguiu quebrar a resistência teimosa do Milan.
Maignan – que subsequentemente assinou um novo contrato até 2031 – foi, por fim, superado da marca do pênalti, mas os homens de Max Allegri ao menos estenderam sua sequência invicta para 21 partidas da Serie A.
Essa sequência remonta a uma surpreendente derrota na partida de abertura para o Cremonese, e representa a atual maior sequência em uma das cinco principais ligas da Europa.
Assim, as únicas derrotas do Milan desde agosto ocorreram em competições de mata-mata, contra o Napoli na Supercoppa Italiana e uma eliminação na Coppa Italia para a Lazio.
Claro, os Rossoneri foram derrotados pelo Bologna na final da copa da temporada passada, mas conseguiram uma medida de vingança em setembro, quando Luka Modric marcou seu primeiro gol na Serie A para decidir um confronto apertado no San Siro.
Apesar de sua recente ascensão, o Bologna venceu apenas uma das últimas 20 partidas da liga: uma vitória por 2-1 no Dall’Ara nesta época do ano passado, que preparou o cenário para seu triunfo na Coppa Italia em Roma.
O sentimento positivo de levantar seu primeiro grande troféu em cinco décadas diminuiu, uma vez que a equipe de Vincenzo Italiano despencou na tabela desde que o outono deu lugar ao inverno.
O Bologna venceu apenas uma de suas últimas 10 partidas da Serie A, perdendo seis, e agora está muito mais próximo da metade inferior do que das vagas para a Europa na Itália.
A derrota na semana passada em Gênova resumiu suas dificuldades: duas gols à frente no intervalo, eles desmoronaram quando o goleiro Lukasz Skorupski foi expulso de forma imprudente em seu retorno após recuperação de lesão.
Conceder três gols após o intervalo – com o último sendo marcado durante o tempo de compensação – deixou o clube em crise e encarando um término na metade da tabela.
A vitória de quinta-feira sobre o Maccabi Tel Aviv pelo menos proporcionou algum alívio, ao mesmo tempo em que garantiu uma boa classificação nos playoffs de mata-mata da Europa League, onde o Bologna enfrentará o SK Brann por uma vaga nas oitavas de final.
Agora, os Rossoblu voltam para casa, visando encerrar uma sequência de cinco jogos sem vencer no Dall’Ara – durante esse período, conseguiram apenas um ponto.
Notícias do time
Ao aproveitar um calendário leve – devido à sua ausência na Europa – o Milan só estará sem Santiago Gimenez na terça-feira.
Mesmo sem o atacante mexicano, que está fora há várias semanas, Allegri tem várias opções de ataque à disposição: Christopher Nkunku, Niclas Fullkrug, Christian Pulisic e Rafael Leao.
A última dupla marcou 15 gols na liga entre si nesta temporada, enquanto o novo reforço Fullkrug recentemente marcou seu primeiro gol na vitória contra o Lecce.
O Milan pode até manter a mesma escalação, mas o técnico do Bologna, Italiano, deve rodar a equipe, tendo encerrado janeiro com cinco partidas em 14 dias. Uma mudança forçada verá o suspenso Skorupski ficar de fora, para ser substituído por Federico Ravaglia.
O zagueiro Jhon Lucumi ainda está fora devido a uma lesão na coxa, mas os anfitriões têm várias opções ofensivas à disposição.
O artilheiro Riccardo Orsolini também marcou na vitória de quinta-feira na Europa League, e ele deve começar em apoio a um atacante isolado.
Santiago Castro, Thijs Dallinga e Ciro Immobile devem disputar para liderar o ataque; o último já marcou oito gols na liga contra o Milan, mas seu último gol na Serie A foi em maio de 2024.
Bologna provável escalação inicial:
Ravaglia; Zortea, Vitik, Heggem, Miranda; Freuler, Pobega; Orsolini, Odgaard, Cambiaghi; Castro
AC Milan provável escalação inicial:
Maignan; Tomori, Gabbia, De Winter; Saelemaekers, Ricci, Modric, Rabiot, Bartesaghi; Pulisic, Leao
Embora o Milan tenha estado longe de ser fluente, eles estão montando uma inesperada corrida ao título, em parte graças a um excelente desempenho fora de casa: sem derrotas e apenas oito gols sofridos até agora.
Em contraste, o Bologna está mostrando a pressão de uma expectativa aumentada e provou ser incomumente vulnerável no Stadio Dall’Ara.

