África do Sul x Ruanda – Notícias e Prováveis Escalações
O palco está montado para uma final emocionante nas eliminatórias da Copa do Mundo CAF 2026, quando a África do Sul pretende garantir o primeiro lugar do Grupo C com uma vitória contra Ruanda no dia 14 de outubro no Estádio Mbombela.
Três pontos são um requisito mínimo para a equipe da casa se quiser estar na conversa para a América do Norte no próximo ano, mas superar os visitantes não é uma tarefa simples.
Visualização de partida
Embora possa parecer injusto que a África do Sul se encontre na segunda colocação do Grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo CAF, não há outra opção a não ser olhar para dentro.
Depois de escalar um jogador inelegível em um jogo de grupo em março deste ano, a FIFA puniu Bafana Bafana com a perda de três pontos e atribuiu um placar de 3-0 para aquela partida.
Como resultado, isso não apenas afetou sua contagem de pontos, mas também sua superioridade no saldo gols no grupo, que os líderes Benin aproveitaram ao máximo.
Mesmo assim, o destino da África do Sul na Copa do Mundo ainda estava completamente em suas mãos; eles simplesmente precisavam vencer seus dois jogos restantes, que estavam efetivamente em casa, para garantir sua vaga na vitrine do próximo ano.
Bafana colocou tudo menos a pia na partida contra o Zimbábue na última sexta-feira, mas não conseguiu quebrar a defesa obstinada do vizinho, apesar de ter acertado a trave duas vezes e de ter um chute que foi tirado em cima da linha, quase milagrosamente.
Enquanto os Warriors celebraram o empate sem gols como se tivessem acabado ganhar a Copa do Mundo, Hugo Broos e sua equipe lamentaram as chances perdidas, não apenas em campo, mas também de uma perspectiva tática.
O jogador do Zimbábue, Knowledge Musona, foi expulso aos 63 minutos do jogo, no entanto, Broos nunca colocou um atacante em campo para buscar a vitória; em vez disso, tornou-se mais defensivo e também tirou Mohau Nkota, que parecia ser o jogador mais perigoso para os ‘visitantes’ naquele dia.
A África do Sul precisa ser quase perfeita na terça-feira contra Ruanda, especialmente porque ainda tem uma chance realista de se classificar; no entanto, exigirá um grande favor da Nígeria, pois os Super Águias recebem Benin na rodada final.
A equação é simples: Bafana deve vencer e torcer para que a equipe da Costa Ocidental vença Benin; no entanto, se houver um empate nessa partida, os homens de Broos precisarão vencer Ruanda por pelo menos dois gols para avançar pelo saldo gols.
O papel de Ruanda na terça-feira será relegado a estragar a festa, um trabalho que não conseguiram fazer na última sexta-feira quando perderam por 1-0 para Benin em casa.
As Vespas não podem se classificar para a Copa do Mundo agora, o que significa que provavelmente irão querer causar uma surpresa, assim como o Zimbábue fez na semana passada.
A realidade é que os Amavubi estão em uma boa posição para fazer exatamente isso, especialmente depois de vencer o único encontro anterior entre as nações, que foi a partida inversa nesta competição.
Com apenas uma vitória em seus últimos cinco confrontos, a posição de Adel Amrouche está em jogo, e se continuarem nessa direção, ele provavelmente ficará sem emprego após a terça-feira.
Notícias do time
As más notícias continuam para Broos e Bafana, pois o zagueiro de 20 anos Mbekezeli Mbokazi não estará disponível para a seleção após receber um cartão vermelho no tempo suplementar na última sexta-feira por chutar um adversário, majoritariamente em decorrência da frustração.
Samukelo Kabini pode ser o homem para entrar ao lado Nkosinathi Sibisi como a dupla de zagueiros encarregada de bloquear os visitantes na noite de terça-feira.
O atacante do Burnley, Lyle Foster, foi infeliz ao não marcar contra o Zimbábue, já que seu chute bem colocado atingiu a parte inferior da trave e voltou, e seu chute em direção ao gol foi afastado da linha por Divine Lunga.
Os pontas Oswin Appollis e Mohau Nkota devem manter seus lugares na escalação inicial, já que estavam ativos e causaram problemas à oposição, mas o último passe do primeiro deixou a desejar, enquanto Nkota quase marcou, mas acertou a trave com um arremate de longe.
O atacante Joy-Lance Mickels foi convocado pela primeira vez para a seleção nacional de Ruanda aos 31 anos, e embora não tenha jogado na última vez, Amrouche pode estar tentado a lhe conceder sua primeira convocação internacional na terça-feira.
O técnico argelino não tem preocupações com lesões ou suspensões para se preocupar, permitindo-lhe ter um elenco completo para escolher seus 11 iniciais.
O goleiro Fiacre Ntwari conhece bem o ataque da casa, já que atualmente joga seu futebol de clube pelo Kaizer Chiefs na Premier Soccer League da África do Sul.
Africa do Sul provável escalação inicial:
Williams; Mudau, Kabini, Sibisi, Modiba; Mokoena, Aubaas; Nkota, Mbule, Appollis; Foster
Ruanda provável escalação inicial:
Ntwari; Kavita, Mutsinzi, Manzi, Niyomugabo; B. Mugisha; G. Mugisha, Muhire, Bizimana, Mickels; Nshuti
A África do Sul é a favorita para ganhar a partida, já que está em casa, mas com Ruanda marcando apenas duas vezes fora de casa em quatro jogos e não conseguindo marcar em suas últimas três partidas, Bafana Bafana pode conseguir os pontos que tanto precisam.