Armênia x Portugal – Notícias e Prováveis Escalações
No que representa sua primeira partida desde o trágico falecimento de Diogo Jota e seu irmão Andre Silva, Portugal inicia sua campanha de qualificação para a Copa do Mundo 2026 com uma viagem ao Estádio Republicano Vazgen Sargsyan em Yerevan, onde enfrentará a Armênia no sábado à noite.
A equipe de Roberto Martinez e os homens de Yegishe Melikyan estão acompanhados no Grupo F pela Hungria e República da Irlanda.
Visualização de partida
Portugal está se preparando para seu primeiro jogo internacional desde a conquista de um segundo título inédito da UEFA Nations League em junho, derrotando os anfitriões da Alemanha por 2-1 nas semifinais, antes de passar pelos campeões da Euro 2024, Espanha, nas penalidades, após um emocionante empate 2-2 na final.
A Seleção das Quinas celebrou seu terceiro grande troféu em nove anos e seu primeiro sob o comando do técnico Roberto Martinez, que possui uma impressionante taxa de vitórias de 70% em 30 partidas (V21 E5 D4) desde que assumiu em janeiro de 2023.
Classificado em sexto lugar no mundo pela FIFA, Portugal perdeu apenas uma das suas últimas 10 partidas internacionais desde a derrota para a França nos pênaltis nas quartas de final da Euro 2024, e sua forma na frente do gol também melhorou, marcando dois ou mais gols em sete ocasiões durante esse período.
Portugal será considerado como o favorito forte para avançar do Grupo F na qualificação para a Copa do Mundo; eles já têm garantida pelo menos uma vaga na repescagem com base em seu ranking da Nations League, mas terminar no topo de seu grupo garantiria qualificação automática para o torneio de 2026 que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos.
Martinez estará ansioso para ver sua equipe fazer um bom início na qualificação, considerando que Portugal precisou de repescagem para chegar a três das últimas quatro Copas do Mundo. No entanto, venceram todos os 10 jogos de qualificação para a Euro 2024, enquanto nunca perderam para a Armênia, adversário de sábado (V4 E2), o que é um bom presságio antes de sua partida no dia um.
A Armênia começou o ano com o holandês John van ‘t Schip como técnico, mas após ele não ter vencido nenhum de seus quatro jogos à frente (E1 D3), foi tomada a decisão de demitir o homem de 61 anos em agosto, menos de seis meses após assumir.
Yegishe Melikyan, que foi convocado 29 vezes pela Armênia entre 2002 e 2007, encerrou sua associação de quatro anos como chefe do FC Pyunik para substituir Van ‘t Schip como treinador da seleção nacional, e ele tem a tarefa de reverter os destinos de uma nação que caiu para a 105ª posição no Ranking Mundial da FIFA.
A Armênia venceu apenas duas de suas últimas 10 partidas internacionais em todas as competições (E2 D6) e começou 2025 de forma decepcionante, sofrendo uma pesada derrota agregada de 9-1 para a Geórgia nos playoffs de promoção/rebaixamento da UEFA Nations League, incluindo uma derrota de 6-1 fora de casa em março.
Havakakan esteve em ação mais recentemente em junho, quando não conseguiu vencer amistosos internacionais contra o Kosovo (5-2) e Montenegro (2-2), mas o fato de terem marcado cinco gols em suas últimas três partidas deve fornecer a Melikyan um vislumbre de otimismo em sua busca para colocar seu novo time de volta aos trilhos.
A Armênia nunca se qualificou para um grande torneio internacional como nação independente e entrará no confronto de sábado contra Portugal como grande zebra, mas ao menos ofereceram uma luta admirável ao perder por 3-2 em casa em seu último encontro com os gigantes europeus na qualificação para a Euro 2016.
Forma da Armênia (todas as competições):
D V D D D E
Forma de Portugal (todas as competições):
V E D V V V
Notícias da equipe
O meio-campista da Armênia, Narek Grigoryan, sem convocações, foi cortado da lista de 25 jogadores de Melikyan devido a lesão, e Norberto Briasco se afastou por um problema familiar, mas Lucas Zelarayan e Grant-Leon Ranos, do Borussia Monchengladbach, retornaram à equipe principal.
Resta ver como Melikyan escalará sua equipe, mas ele deve convocar Vahan Bichakhchyan, do Legia Varsóvia, para fornecer uma faísca criativa no meio-campo, enquanto o atacante Tigran Barseghyan, com 60 convocações pelo Slovan Bratislava, espera marcar seu 10º gol pela seleção.
Quanto a Portugal, o atacante do AC Milan Rafael Leão está fora por lesão na panturrilha, enquanto o lateral do Manchester United, Diogo Dalot, foi forçado a se afastar da lista da seleção nacional após ter um problema muscular.
João Cancelo e João Neves devem, portanto, disputar uma vaga como lateral-direito, enquanto Francisco Conceição e Pedro Neto podem ambos se juntar no terceiro terço com Ronaldo, de 40 anos, que marcou cinco gols em apenas quatro jogos contra a Armênia, incluindo um hat-trick na mencionada vitória por 3-2 em 2015.
Ruben Neves e Vitinha devem competir por uma vaga na posição de meio-campo recuado; o primeiro homenageará seu amigo próximo Jota usando o número 21 – uma decisão tomada pela família de Jota, segundo Martinez.
Armênia provável escalação inicial:
Cancarevic; Hovhannisyan, Mkrtchyan, Arutyunyan, Muradyan, Tiknizyan; Iwu, Dashyan; Bichakhchyan, Zelarayan; Barseghyan
Portugal provável escalação inicial:
Costa; Cancelo, Dias, A. Silva, Mendes; Fernandes, R. Neves, Bernardo; Conceição, Ronaldo, Neto
É difícil apostar contra Portugal saindo com os pontos máximos de sua partida de abertura do grupo. Resta ver se Martinez irá escalar o que acredita ser sua formação mais forte, mas mesmo que deixe de fora alguns nomes de destaque, Portugal deve ter qualidade demais para um time da Armênia que tem se mostrado vulnerável na defesa há algum tempo.