Notícias

Athletic Bilbao x Sporting Lisbon – Notícias e Prováveis Escalações





Sabendo que uma vitória aumentaria suas chances de garantir um lugar nos playoffs da Liga dos Campeões, o Athletic Club recebe o Sporting Lisboa em San Mames na terça-feira para a rodada oito da fase de grupos.

Os anfitriões, em 23º lugar, estão acima do Napoli em 25º e do Copenhague em 26º pela diferença de gols, enquanto essa mesma métrica deixa os visitantes, em 10º lugar, logo fora do top oito, adicionando um intrigante toque ao confronto.

Visualização de partida

O Athletic começou sua campanha na fase de grupos com três derrotas em quatro partidas iniciais (V1), mas mostrou maior resiliência nas etapas finais, permanecendo invicto nas últimas três aparições continentais (V1, E2).

Empates sem gols fora de casa contra o Slavia Praga e em casa contra os detentores Paris Saint-Germain provocariam reações contrastantes, embora a emocionante vitória de 3-2 sobre a Atalanta em Bergamo na semana passada tenha indiscutivelmente proporcionado ao Vermelho e Branco seu maior momento de renascimento.

Uma exibição muito melhor no segundo tempo viu os homens de Ernesto Valverde reverterem um déficit no primeiro tempo através de gols de Gorka Guruzeta, Nico Serrano e Robert Navarro, tornando o esforço tardio de Nikola Krstovic insuficiente para provocar uma reviravolta dramática para o lado italiano.

Outra vitória na terça-feira deve garantir ao Athletic uma classificação entre os 24 primeiros, embora resultados em outras partidas também possam influenciar, e a equipe basca pode confiar em seu forte histórico europeu em San Mames, tendo vencido sete de suas últimas 10 partidas da UEFA no estádio (E2, D1).

No entanto, saídas recentes em casa têm sido menos convincentes, com o Athletic perdendo três de suas últimas seis partidas em todas as competições (V2, E1), uma sequência que contribuiu para suas dificuldades mais amplas.

Bilbao agora sofreu seis derrotas em suas últimas 12 partidas (V4, E2), incluindo uma reversão de 2-1 fora de casa contra o Sevilla no fim de semana, um resultado que os deixa em 12º na tabela da La Liga.

O Sporting chega à Espanha ocupando a segunda posição na Primeira Liga e a sete pontos do líder Porto, tendo vencido suas últimas três partidas em todas as competições, mais recentemente garantindo uma vitória de 2-1 fora de casa contra o Arouca no sábado.

Luis Suarez marcou duas vezes nesse encontro, incluindo um gol no tempo de acréscimo, tornando-se o segundo jogo consecutivo em que o atacante colombiano foi decisivo após seu bracelete, coroado por um gol salvador, selar uma dramática vitória de 2-1 na Liga dos Campeões sobre o PSG quatro dias antes.

Esse resultado preservou o registro perfeito do Sporting em casa na competição nesta temporada, tendo conquistado todos os pontos em todas as quatro partidas, embora os homens de Rui Borges permaneçam sem vencer em suas três partidas fora de casa da campanha atual (E1, D2) e em seis se contandosde a temporada passada (E2, D4).

O desafio não diminui na terça-feira, pois os Leões não conseguiram registrar vitória em nenhuma de suas 14 visitas anteriores a competições da UEFA contra adversários espanhóis (E4, D10), incluindorrotas em ambas as suas viagens anteriores a Bilbao.
 

Notícias do time

O Athletic continua a lutar contra lesões, com Inaki Williams, Maroan Sannadi, Benat Prados, Unai Egiluz e Aymeric Laporte todos ainda fora de ação.

Mikel Jauregizar Alboniga recebeu seu terceiro cartão amarelo da fase de grupos contra a Atalanta e, portanto, cumprirá uma suspensão devido ao acúmulo de cartões.

Gorka Guruzeta retorna ao elenco após perder ação na liga no fim de semana devido a suspensão e buscará ampliar seu bom registro continental, tendo marcado quatro gols em suas últimas cinco aparições na Liga dos Campeões pelo Athletic.

Suarez também tem sido influente para o Sporting na Europa, encontrando o gol quatro vezes em suas últimas seis aparições, e chega cheio de confiança.

Os visitantes seguem sem Fotis Ioannidis, Eduardo Quaresma, Nuno Santos e Geovany Quenda devido a lesão, enquanto o reforço de janeiro, Luis Guilherme, está inelegível para atuar na fase de grupos.
 

Athletic Bilbao provável escalação inicial:

Simon; Areso, Vivian, Paredes, Berchiche; Vesga, Galarreta; Navarro, Sancet, Williams; Guruzeta

Sporting Lisbon provável escalação inicial:

Silva; Fresneda, Inacio, Reis, Mangas; Simoes, Hjulmand; Catamo, Trincao, Araujo; Suarez

 

 

Este confronto historicamente favoreceu os anfitriões, com todas as quatro anteriores reuniões competitivas terminando em vitórias em casa, divididas igualmente entre os dois lados.

Com o Athletic sabendo que qualquer coisa além de uma vitória diminuiria ainda mais suas esperanças de chegar aos playoffs, a equipe basca pode esperar o apoio de um San Mames lotado, o que pode inclinar o encontro a seu favor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias