Bielorrússia x Dinamarca – Notícias e Prováveis Escalações
Dinamarca viaja para o ZTE Arena na Hungria para enfrentar Bielorrússia em seu terceiro confronto de qualificação para a Copa do Mundo 2026 na noite de quinta-feira.
As duas nações estão no Grupo C junto com Escócia e Grécia, e atualmente estão separadas por quatro pontos após duas partidas.
Visualização de partida
Considerada por muitos como a favorita para liderar o Grupo C, a Dinamarca começou sua campanha de qualificação com um empate sem gols em casa contra a Escócia no mês passado, mas respondeu vencendo a Grécia por 3-0 fora de casa apenas três dias depois.
Gols de Mikkel Damsgaard, Andreas Christensen e Rasmus Hojlund garantiram os pontos máximos para os dinamarqueses, que venceram quatro de seus primeiros oito jogos em todas as competições desde a chegada do técnico Brian Riemer há quase 12 meses (D2 L2).
Classificada em 20ª no mundo pela FIFA, a Dinamarca atualmente ocupa o topo do Grupo C pela diferença de gols e conseguiu se classificar para cinco das últimas sete Copas do Mundo, incluindo as duas últimas na Rússia e no Catar.
Os Vermelhos e Brancos entram no confronto de quinta-feira buscando manter um quarto jogo consecutivo sem levar gols pela primeira vez desde outubro de 2021, e eles confiam em manter Bielorrússia sob controle, já que não sofreram gols em nenhum de seus dois encontros internacionais anteriores em 1998 e 1999.
Bielorrússia segurou a Dinamarca a um empate de 0-0 nas eliminatórias do Campeonato Europeu antes de perder por 1-0 fora de casa em seu encontro mais recente há quase três décadas, enquanto também sofreu derrotas em suas duas primeiras partidas de qualificação para a Copa do Mundo 2026.
As Asa Brancas venceram três amistosos em quatro, e marcaram 12 gols no processo, antes de sofrer uma pesada derrota por 5-1 fora de casa para a Grécia na primeira rodada de qualificação no mês passado, seguida apenas três dias depois por uma derrota em casa por 2-0 para a Escócia.
A equipe de Carlos Alos, considerada uma das azaronas para se classificar do Grupo C, já enfrenta uma batalha difícil para entrar entre os dois primeiros e não pode se dar ao luxo de perder mais pontos em seus próximos dois confrontos contra a Dinamarca e a Escócia se quiserem manter viva a esperança de se classificar para o primeiro grande torneio da história.
A Bielorrússia tem lutado para conseguir resultados positivos quando importa, já que a nação classificada em 100ª no mundo não venceu nenhum de seus últimos seis jogos competitivos (D3 L3) e também perdeu cada uma de suas últimas nove partidas de qualificação para a Copa do Mundo.
Notícias do time
O meia do Wolfsburg, Christian Eriksen, foi convocado novamente para a seleção da Dinamarca após ter sido cortado em setembro, e pode ser acompanhado no meio-campo por Christian Norgaard, do Arsenal, e Pierre-Emile Hojbjerg, do Marseille.
Damsgaard pode, portanto, atuar no lado esquerdo um ataque que inclui Gustav Isaksen e Mika Biereth ou Hojlund, sendo que este último marcou três gols em suas últimas duas partidas pelo Napoli e também balançou as redes em sua última aparição pela Dinamarca.
O zagueiro Rasmus Kristensen se afastou da seleção devido a uma lesão, enquanto o meio-campista Victor Jensen, do Utrecht – que foi convocado pelos dinamarqueses no mês passado antes de se afastar devido a uma lesão – continua indisponível para seleção.
No que diz respeito à Bielorrússia, Alos deve manter uma linha defensiva com Yegor Parkhomenko, Pavel Zabelin e Zakhar Volkov, com Sergey Karpovich e Kiryl Pyachenin como a dupla mais provável para começar como alas.
O meio-campista Max Ebong, com 50 convocações, marcou cinco gols por seu país, mais do que qualquer outro jogador no elenco atual, e deve iniciar no meio do campo atrás dos atacantes Yevgeny Malashevich e Herman Barkouski, que ainda não marcaram um gol internacional sênior.
Bielorrússia provável escalação inicial:
Pavlyuchenko; Parkhomenko, Zabelin, Volkov; Karpovich, Myakish, Kalinin, Pyachenin; Ebong; Malashevich, Barkouski
Dinamarca provável escalação inicial:
Schmeichel; Gaaei, Andersen, Christiansen, Maehle; Hojbjerg, Hjulmand, Eriksen; Isaksen, Hojlund, Damsgaard
Bielorrússia tentará frustrar a Dinamarca com um bloqueio baixo e precisará aproveitar as oportunidades de contra-ataque que possam surgir em um confronto que os dinamarqueses são esperados dominar. Os visitantes devem ser considerados favoritos, e devem ter qualidade suficiente em seu elenco para garantir os três pontos.