Brighton x Newcastle – Notícias e Prováveis Escalações
Dois times empatados em pontos na tabela da Premier League se enfrentam no Amex Stadium no sábado à tarde, enquanto Brighton & Hove Albion recebe o Newcastle United.
Os Seagulls e os Magpies se encontram pela primeira vez desde o início de maio, quando o último conseguiu um ponto em um empate 1-1 na Costa Sul, graças a um pênalti aos 89 minutos de um jogador agora desprezado por muitos em Tyneside – Alexander Isak.
Visualização de partida
Inconsistente é certamente uma palavra que os torcedores do Brighton usarão para descrever o seu início na temporada 2025-26, já que duas vitórias, três empates e duas derrotas foram registradas em seus sete primeiros jogos da Premier League, com 10 gols marcados e sofridos no processo.
Os Seagulls ainda não conseguiram registrar vitórias consecutivas na elite este ano, mas estão invictos em seus últimos três jogos, com uma vitória de 3-1 sobre o Chelsea intercalada entre empates com Tottenham e Wolves, resgatando um empate 1-1 fora de casa contra o último antes da pausa internacional.
O gol de empate de Jan Paul van Hecke aos 86 minutos em Molineux significa que o Brighton agora conquistou 30 pontos em posições de desvantagem na Premier League sob o comando do técnico Fabian Hurzeler, o que representa 43% do total de pontos sob o alemão (30/70) – isso representa tanto o maior total quanto a maior proporção de qualquer equipe que esteve sempre presente na divisão desde o início da temporada 2024-25.
Sentado em 12º lugar na tabela da Premier League, mas apenas três pontos atrás do top 6, o Brighton receberá de bom grado o retorno ao Amex Stadium, onde perdeu apenas uma das suas últimas 11 partidas em casa na Premier League (V6 E4), alternando entre empates (quatro) e vitórias (três) em seus últimos sete jogos desde que sofreram uma derrota de 3-0 para o Aston Villa em abril.
Os Seagulls também tiveram sucesso diante de seus próprios torcedores contra o adversário de sábado, Newcastle, já que nunca perderam em oito encontros em casa na Premier League com os Magpies (V3 E5), que são a única equipe a visitar o Amex pelo menos cinco vezes na divisão sem jamais ter conquistado os pontos máximos.
Após garantir uma classificação entre os cinco primeiros na Premier League na temporada passada, o Newcastle se encontra agora em 11º lugar nesta temporada, depois de acumular nove pontos em seus primeiros sete jogos, ficando logo acima dos adversários de sábado, Brighton, pela diferença de gols.
Os gols têm sido difíceis de surgir para os Magpies, que marcaram apenas seis gols em 80 chutes na elite nesta temporada, com apenas o Nottingham Forest (6,3%) – que o Newcastle venceu por 2-0 antes da pausa internacional – tendo uma taxa de conversão de chutes mais baixa do que o time de Eddie Howe (7,5%).
O Newcastle pareceu sólido do ponto de vista defensivo, pois o goleiro Nick Pope manteve cinco partidas sem sofrer gols, o maior número da divisão, enquanto apenas o líder da Premier League, Arsenal (três), concedeu menos gols do que os Magpies (cinco).
A equipe de Howe agora se prepara para uma tarefa difícil contra um adversário contra o qual tem enfrentado dificuldades nos últimos anos. De fato, o Newcastle venceu apenas dois dos seus 16 encontros na Premier League com o Brighton (E8 D6), com uma taxa de vitórias de 13% representando sua menor proporção contra qualquer equipe que enfrentaram pelo menos três vezes na divisão.
Além disso, a forma fora de casa do Newcastle não retrata uma imagem agradável, já que não conseguiram marcar em cada um de seus últimos quatro jogos da PL fora de casa, com os três desta temporada terminando 0-0. Os Magpies não foram cinco partidas fora sem um gol na liga entre fevereiro e maio de 2015, enquanto apenas uma equipe na história do futebol inglês teve seus primeiros quatro jogos fora de casa de uma campanha terminando sem gols (Notts County na Terceira Divisão Sul em 1935-36).
Notícias do time
Solly March, Adam Webster (ambos com lesão no joelho) e Jack Hinshelwood (lesão no tornozelo) permanecem fora devido a lesões, enquanto Kaoru Mitoma (lesão no tornozelo), Joel Veltman (lesão na panturrilha), Brajan Gruda (lesão no joelho) e Diego Gomez (lesão na coxa) serão avaliados antes do apito inicial.
Enquanto o lateral-esquerdo Maxim De Cuyper espera forçar seu caminho de volta ao time titular às custas de Ferdi Kadioglu, Mats Wieffer deve continuar como lateral-direito improvisado se Veltman não estiver apto a atuar.
Se Mitoma estiver disponível para retornar ao flanco esquerdo, o ex-jogador do Newcastle, Yankuba Minteh, provavelmente voltará para a ala oposta, enquanto Georginio Rutter está se esforçando para garantir um retorno na posição 10, enquanto Danny Welbeck continua a liderar o ataque.
No que diz respeito ao Newcastle, Yoane Wissa (lesão no joelho), Tino Livramento (lesão no joelho) e Lewis Hall (lesão na coxa) permanecem fora devido a lesões, enquanto a dupla de meio-campistas Jacob Ramsey (lesão no tornozelo) e Lewis Miley (lesão na panturrilha) estão ambos em dúvida.
Dan Burn continuará a preencher a posição de lateral-esquerdo na ausência de Hall, enquanto Fabian Schar espera garantir um retorno na zaga e pode formar dupla com Sven Botman ou Malick Thiaw.
Nick Woltemade, que marcou seu primeiro gol internacional sênior pela Alemanha no início desta semana, deve começar no ataque e já balançou a rede três vezes em suas quatro primeiras aparições na Premier League. Os únicos jogadores a marcar quatro ou mais gols em suas cinco primeiras partidas da PL pelos Magpies são Loic Remy (cinco), Les Ferdinand, Michael Owen e Callum Wilson (todos com quatro).
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial:
Verbruggen; Wieffer, Dunk, Van Hecke, Kadioglu; Baleba, Ayari; Minteh, Rutter, Mitoma; Welbeck
Newcastle United provável escalação inicial:
Pope; Trippier, Schar, Botman, Burn; Guimaraes, Tonali, Joelinton; Elanga, Woltemade, Gordon
O surpreendentemente fraco histórico do Newcastle na Premier League contra o Brighton, juntamente com a forte forma em casa dos Seagulls, deve dar um impulso de confiança à equipe de Hurzeler antes do confronto deste fim de semana.
No entanto, os Magpies têm se mostrado uma equipe defensiva determinada até agora nesta temporada, e isso pode ser a chave para garantir pelo menos um empate em um que pode ser um embate disputado nesta ocasião.