Brighton x Everton – Notícias e Prováveis Escalações
Duas equipes separadas por apenas três pontos na tabela da Premier League se encontram no Estádio Amex na tarde de sábado, enquanto o Brighton & Hove Albion recebe o Everton.
Enquanto os Seagulls ocupam atualmente o 12º lugar e precisam de uma vitória para voltar à parte de cima da tabela, os Toffees estão na 10ª posição e miram os lugares europeus.
Visualização de partida
O Brighton contabilizou sete vitórias, nove empates e sete derrotas em 23 jogos da Premier League nesta temporada e, desde o início de dezembro, apenas Burnley (cinco) e Wolves (seis) conquistaram menos pontos que os Seagulls (oito), que venceram apenas uma vez em 10 jogos da liga neste período (D5 L4).
A equipe de Fabian Hurzeler começou 2026 com uma vitória de 2-0 em casa sobre o Burnley, mas isso foi seguido por empates consecutivos de 1-1 com Manchester City e Bournemouth e, em seguida, uma derrota de 2-1 para o Fulham no último fim de semana, deixando escapar uma vantagem de um gol e concedendo um gol no minuto 92 no Craven Cottage.
O Brighton concedeu 55% de seus gols na Premier League nesta temporada no primeiro tempo das partidas (17/31), a maior proporção na divisão, enquanto os Seagulls estiveram atrás no intervalo mais vezes do que qualquer outra equipe neste período (12), algo que Hurzeler estará ansioso para corrigir nas próximas semanas.
Um retorno ao Amex neste fim de semana será bem-vindo pelo Brighton, que acumulou 20 de seus 30 pontos na Premier League em casa nesta temporada, perdendo apenas um de seus 11 jogos diante de seus torcedores (W5 D5) – uma derrota de 4-3 para o Aston Villa no início de dezembro.
No entanto, o sucesso não é garantido contra o Everton, já que os Seagulls estão sem vencer em suas últimas cinco partidas em casa contra os Toffees (D2 L3) desde uma vitória por 3-2 em outubro de 2019.
O Everton se encontra em uma fase de forma inconsistente no momento, pois venceu dois, empatou três e perdeu três de seus últimos oito jogos da Premier League, com uma impressionante vitória de 1-0 sobre o Aston Villa seguida de um frustrante empate em casa de 1-1 contra o Leeds na segunda-feira.
Apenas os jogos do Sunderland na Premier League tiveram menos gols (50) do que os do Everton até agora nesta temporada (51 gols – 25 a favor, 26 contra), enquanto os Toffees marcaram o menor número de gols de qualquer time que atualmente está na parte de cima da tabela após 23 jogos realizados.
Apesar disso, a equipe de David Moyes permanece em uma posição relativamente forte para brigar por vagas europeias, pois está apenas três pontos atrás dos rivais de Merseyside, Liverpool, na sexta posição, e cinco pontos atrás do Manchester United, que está em quarto lugar e enfrentará os Toffees em três semanas.
O Everton tem sido mais forte fora de casa nas últimas semanas, especialmente do ponto de vista defensivo, pois mantiveram cinco jogos sem sofrer gols em seus últimos seis jogos da Premier League fora de casa (W4 D1 L1), incluindo seus últimos três seguidos; a última vez que mantiveram quatro jogos fora sem sofrer gols foi em abril/maio de 2021, enquanto a última vez que venceram três seguidos sem sofrer foi em dezembro de 2008.
Depois de garantir uma vitória de 2-0 contra o Brighton em sua primeira partida da Premier League em casa no Hill Dickinson Stadium em agosto, o Everton entra no confronto de sábado buscando completar o double na liga sobre os Seagulls pela segunda vez em sua história após a campanha de 1980-81.
Notícias do time
O trio do Brighton, Solly March, Adam Webster e Stefanos Tzimas, continua fora devido a lesões no joelho de longa data, enquanto Mats Wieffer (dedo) e Brajan Gruda (não especificado) estão ambos como dúvidas e serão avaliados antes do início da partida.
Olivier Boscagli recebeu uma rara oportunidade como titular na lateral-esquerda na última vez, mas Maxim De Cuyper pode ser convocado contra o Everton, enquanto Ferdi Kadioglu, Joel Veltman e Wieffer – se estiverem aptos – disputam uma vaga como lateral-direito.
Georginio Rutter e Yankuba Minteh podem retornar ao ataque para se juntar a Kaoru Mitoma, enquanto Danny Welbeck provavelmente continuará na frente – contra nenhuma equipe Welbeck esteve envolvido em mais gols da PL do que contra o Everton (10 – cinco gols, cinco assistências).
Quanto ao Everton, Jack Grealish corre o risco de perder o resto da temporada devido a uma fratura por estresse no pé, enquanto Tim Iroegbunam perdeu os últimos três jogos por uma lesão não especificada e será avaliado antes do início da partida.
Moyes poderá contar com o retorno de Michael Keane após uma suspensão de três jogos e ele é esperado para voltar ao centro da defesa ao lado James Tarkowski, com Jake O’Brien se movendo para a lateral-direita e Nathan Patterson caindo para o banco de reservas.
Jarrad Branthwaite pode em breve forçar seu caminho de volta ao time titular, mas Moyes deve gradualmente inserir o defensor no elenco principal após uma longa lesão. O mesmo pode ser dito sobre o meio-campista Kiernan Dewsbury-Hall.
Iliman Ndiaye e Dwight McNeill são os mais prováveis a começar pelas laterais, enquanto o Thierno Barry em boa fase, que marcou quatro gols em seus últimos cinco jogos da Premier League, deve continuar na frente, com Beto fornecendo cobertura como reserva.
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial:
Verbruggen; Kadioglu, Dunk, Van Hecke, De Cuyper; Ayari, Gross; Minteh, Rutter, Mitoma; Welbeck
Everton provável escalação inicial:
Pickford; O’Brien, Tarkowski, Keane, Mykolenko; Gueye, Garner; Ndiaye, Armstrong, McNeil; Barry
Apenas três dos últimos 16 encontros da Premier League entre Brighton e Everton terminaram em empate (cinco vitórias do Brighton, oito vitórias do Everton), mas podemos imaginar um confronto bem disputado neste ocasião.
Os Toffees estiveram envolvidos em várias partidas de poucos gols nesta temporada e podem encontrar uma maneira de frustrar os Seagulls a caminho de garantir uma parte dos pontos.

