Brighton x Sunderland – Notícias e Prováveis Escalações
Duas equipes do topo da Premier League se enfrentam no Amex Stadium na tarde de sábado, quando Brighton & Hove Albion recebe o Sunderland.
Este é o primeiro encontro da Premier League entre os dois clubes e o primeiro em qualquer competição desde agosto de 2011, quando os Seagulls venceram por 1-0 na segunda fase da EFL Cup.
Visualização de partida
Após acumular 10 pontos em uma sequência invicta de quatro partidas em novembro (V3 E1), o Brighton não conseguiu vencer em suas três primeiras partidas em dezembro, com um empate em casa por 1-1 contra o West Ham entre derrotas contra o Aston Villa (4-3) e o Liverpool (2-0).
Os Seagulls perderam no Anfield no último fim de semana e agora estão sem vitórias nos últimos nove jogos da Premier League no mês final do ano (E5 D4) desde que venceram o Tottenham por 4-2 em 2023. De fato, apenas em abril (19,4%) eles têm uma taxa de vitórias mais baixa na primeira divisão do que em dezembro (20,8%).
O técnico Fabian Hurzeler sentiu que seu time “definitivamente merecia mais” contra o Liverpool, mas a derrota fez com que o Brighton caísse para a 10ª posição na tabela da Premier League, embora esteja apenas três pontos atrás do Crystal Palace, que é o quinto colocado.
Brighton receberá o retorno ao Amex Stadium neste fim de semana, onde conquistou 15 de seus 23 pontos na Premier League nesta temporada (V4 E3 D1). Desde o início da última temporada, os Seagulls perderam apenas quatro de seus 27 jogos em casa na liga (V12 E11); as únicas equipes que estiveram presentes em todos os jogos com menos derrotas em casa na primeira divisão nesse período são Arsenal, Aston Villa (ambas com duas) e Liverpool (três).
Os Seagulls agora se preparam para seu primeiro encontro na liga com o Sunderland desde fevereiro de 2005, quando venceram por 2-1 em casa na Championship. Incluindo essa vitória, 11 das 13 vitórias do Brighton na liga sobre os Black Cats aconteceram diante de seus próprios torcedores.
Assim como o Brighton, o Sunderland também não conseguiu somar os pontos máximos em nenhuma de suas duas primeiras partidas da Premier League em dezembro (empate 1-1 com o Liverpool e derrota por 3-0 para o Manchester City), mas conquistou, sem dúvida, sua maior vitória da temporada contra seu arquirrival Newcastle United no último fim de semana.
Um gol contra bizarro de Nick Woltemade no início do segundo tempo foi suficiente para selar uma magra vitória por 1-0 para os Black Cats no Stadium of Light, sua sétima vitória na primeira divisão nesta temporada, o que ajudou a elevá-los para a oitava posição na tabela, três pontos à frente do Brighton e apenas dois pontos atrás do top quatro.
Os 26 pontos do Sunderland na Premier League nesta temporada representam o melhor desempenho de um time promovido após 16 jogos desde o Hull City em 2008-09 (também 26). Este também é o momento mais avançado em uma campanha que um clube promovido acumulou o mesmo número ou mais pontos do que os campeões reinantes (Liverpool nesta temporada, também 26) desde 2016-17, quando após 28 jogos o Burnley promovido tinha 31 pontos em comparação com os campeões Leicester City, que tinham 30.
O técnico Regis Le Bris insistiu que seus jogadores estão “prontos para repetir, pois sabemos que o próximo adversário será forte”. Os Seagulls de fato provaram ser clientes difíceis ao longo dos anos para os Black Cats, que ganharam apenas um dos seus seis encontros na primeira divisão (E1 D4, todos entre 1980 e 1983), vencendo por 3-0 no Roker Park em maio de 1982.
A estabilidade defensiva do Sunderland pode ser a chave em sua busca para conquistar os três pontos no sábado; o time de Le Bris já manteve cinco partidas sem sofrer gols na Premier League nesta temporada, apenas uma a menos do que conseguiu durante toda a sua última temporada na primeira divisão (seis em 2016-17).
Team News
O trio de Brighton Stefanos Tzimas (LCA), Solly March e Adam Webster (ambos com lesão no joelho) estão todos fora por longo prazo, enquanto o capitão Lewis Dunk e Diego Gomez estão ambos suspensos, e o meio-campista Carlos Baleba está em convocação para a Copa Africana de Nações com os Camarões.
Olivier Boscagli é o candidato mais provável para substituir Dunk e formar dupla com Jan Paul van Hecke na zaga, enquanto a ausência de Gomez pode ver Kaoru Mitoma iniciar sua primeira partida na liga desde o final de setembro no flanco esquerdo. Maxim De Cuyper também pode atuar pela esquerda, a não ser que substitua Ferdi Kadioglu na lateral esquerda.
Yasin Ayari ou James Milner podem substituir Baleba e se conectar com Jack Hinshelwood no meio-campo, enquanto o atacante Danny Welbeck – que marcou seis gols em 26 jogos da Premier League pelo Sunderland em 2010-11 – espera retornar ao time titular após os Seagulls registrarem apenas um dos seus 14 chutes a gol contra o Liverpool.
No que diz respeito ao Sunderland, Noah Sadiki, Chemsdine Talbi, Reinildo Mandava, Bertrand Traore e Arthur Masuaku estão todos fora em convocação para a Copa Africana de Nações, enquanto Luke O’Nien (suspenso) e Aji Alese (ombro) também estão indisponíveis para a seleção.
No entanto, Le Bris revelou que Habib Diarra pode estar na equipe no dia do jogo antes de partir para a AFCON, já que o meio-campista progrediu em sua recuperação de uma lesão na virilha. Uma titularidade é improvável, então Chris Rigg pode jogar ao lado Granit Xhaka e Enzo Le Fee.
Simon Adingra – uma contratação de £21m do Brighton no verão – espera se infiltrar no time titular, mas Le Bris pode decidir iniciar um atacante adicional ao lado Brian Brobbey, com Wilson Isidor e Eliezer Mayenda ambos pressionando por uma convocação.
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial:
Verbruggen; Wieffer, Van Hecke, Boscagli, Kadioglu; Hinshelwood, Ayari; Minteh, Rutter, De Cuyper; Welbeck
Sunderland provável escalação inicial:
Roefs; Mukiele, Geertruida, Ballard, Alderete, Hume; Rigg, Xhaka, Le Fee; Isidor, Brobbey
Tem havido pouco para separar Brighton e Sunderland ao longo dos anos, com ambos os clubes vencendo 14 jogos cada um em 35 encontros diretos, e um outro confronto equilibrado pode estar a caminho neste fim de semana.
Os Seagulls serão considerados ligeiros favoritos em casa, mas estamos apostando que os Black Cats vão frustrar os anfitriões e sair com pelo menos um ponto, apesar da ausência de vários jogadores devido à AFCON.
.


