Camarões x Congo DR – Notícias e Prováveis Escalações
As apostas não poderiam ser maiores enquanto Camarões e Congo DR se enfrentam no Estádio Al-Barid na quinta-feira à noite na semifinal do playoff de quatro equipes das eliminatórias da Copa do Mundo na África.
Este será o primeiro encontro entre os dois países desde janeiro de 2021, quando os Leões Indomáveis venceram por 2-1 nas quartas de final do Campeonato Africano de Nações.
Visualização de partida
Camarões detém o recorde de mais aparições por uma nação africana no torneio global, no entanto, os participantes da Copa do Mundo por oito vezes agora devem navegar por um longo caminho até o nono mundial após uma campanha de qualificatórias inconsistente.
Os Leões Indomáveis perderam a liderança do Grupo D, tendo lutado para transformar empates em vitórias, com o empate sem gols contra uma indefesa equipe de Eswatini na quinta rodada sendo considerado o resultado mais decepcionante na época.
Uma derrota por 1-0 para os líderes Cabo Verde na oitava rodada agravou ainda mais os problemas para Camarões, que acabaram a campanha com 19 pontos (V5, E4, D1), quatro a menos que os Tubarões Azuis no topo.
Enquanto um empate sem gols em Angola no dia final confirmou que os homens de Marc Brys não assegurariam a qualificação direta, garantiu que a equipe terminasse entre as quatro melhores nações em segundo lugar, apesar dosconto da CAF dos resultados dos vice-campeões contra as equipes em sexto lugar.
Com um lugar na final contra o vencedor entre Nígeria e Gabão em disputa, Camarões entra neste confronto animado pela sua forte forma em solo estrangeiro, tendo conquistado a vitória em quatro de cinco jogos fora de casa em 2025 (D1).
![]()
Os Leopards garantiram uma vaga entre os quatro melhores vice-campeões após a vitória sobre o Sudão no dia final das eliminatórias, embora os congolenses ficassem a lamentar a chance perdida de assegurar a qualificação direta.
Entrando no confronto da oitava rodada com o Senegal, em segundo lugar, o Congo estava um ponto à frente no topo do Grupo B, mas os homens de Sebastien Desabre desperdiçaram uma vantagem de dois gols, perdendo por 3-2.
Os Leopards acabaram a série de qualificatórias com 22 pontos (V7, E1, D2), dois atrás dos Leões da Teranga, e agora enfrentam um longo caminho até a terceira aparição na Copa do Mundo.
Os congolenses enfrentam uma tarefa assustadora contra uma equipe que não conseguiram vencer em nove encontros anteriores, incluindo amistosos e jogos competitivos (D6), embora nenhuma dessas derrotas tenha ocorrido nas eliminatórias da Copa do Mundo.
Os encontros no torneio foram mais equilibrados — ambas as nações se encontraram nove vezes, com o Congo conquistando três vitórias e perdendo quatro (E2).
Deve-se notar que o vencedor africano avança para os playoffs intercontinentais em março, onde as duas últimas vagas para a Copa do Mundo 48 equipes serão decididas.
Notícias do time
![]()
O técnico de Camarões, Brys, nomeou uma equipe de 27 jogadores com jogadores convocados, com os experientes meio-campistas Yvan Neyou e Jean Onana e os zagueiros Enzo Boyomo e Darlin Yongwa retornando para fortalecer a equipe.
Samuel Kotto e Junior Tchamadeu saem da equipe, embora o time ainda conte com jogadores notáveis de grandes clubes da Europa.
Após recuperar a forma com o clube emprestado Trabzonspor, Andre Onana deve começar no gol, enquanto o ponta do Manchester United, Bryan Mbeumo, deve atuar na ala direita.
O jogador do Levante, Karl Etta Eyong, pode liderar o ataque à frente dos veteranos Eric Maxim Choupo-Moting e Vincent Aboubakar, com Carlos Baleba, do Brighton, e Andre-Franck Zambo Anguissa, do Napoli, formando o núcleo do meio-campo.
Quase todos os jogadores que participaram das eliminatórias de outubro retornam, enquanto o Congo deve lidar com a ausência do lesionado Yoane Wissa, que sofreu uma lesão no joelho na derrota para o Senegal em setembro.
O goleiro Dimitri Bertaud, o zagueiro Dylan Batubinsika, o meio-campista Grady Diangana e os atacantes Jackson Muleka e Afimico Pululu estão entre os ausentes na última pausa internacional.
Cedric Bakambu terminou como o artilheiro do Congo nas eliminatórias com quatro gols, ficando dois a menos do que o detentor do recorde histórico da nação, Dieumerci Mbokani, e ele estará procurando pelo menos encurtar a diferença nesta partida.
Desabre deve manter uma linha defensiva com Arthur Masuaku, Chancel Mbemba, Axel Tuanzebe e Aaron Wan-Bissaka, com Lionel Mpasi esperado no gol.
Camarões provável escalação inicial:
A Onana; Tchatchoua, Castelletto, Nouhou, Nagida; Avom, Baleba, Anguissa; Nkoudou, Eyong, Mbeumo
Congo DR provável escalação inicial:
Mpasi; Masuaku, Mbemba, Tuanzebe, Wan-Bissaka; Mbuku, Moutoussamy, Mukau, Kayembe; Essende, Bakambu
Ambas as equipes parecem estar igualadas em termos de qualidade de jogadores, mas Camarões pode superar neste jogo, dado seu pedigree e a quase total disponibilidade de jogadores-chave.

