Casa Pia x Gil Vicente – Notícias e Prováveis Escalações
Casa Pia busca acabar com sua longa sequência sem vitórias na Primeira Liga ao receber um Gil Vicente em dificuldades no Estádio Pina Manique neste final de semana, na rodada 14.
Os Gans não ganham há oito jogos na liga (D3, L5), enquanto os visitantes têm enfrentado dificuldades recentemente, conquistando apenas um ponto nos últimos três jogos.
Visualização de partida
Casa Pia não vence na liga há quase três meses, com suas únicas vitórias nesse período ocorrendo contra equipes de divisões inferiores, Anca e Alpendorada, na Copa de Portugal.
Desde sua vitória por 2-0 contra o Arouca em 14 de setembro, os Gans apenas conseguiram três empates nos próximos oito jogos da Primeira Liga, com apenas o AVS, lanterna, conquistando menos pontos (2) nesse período.
O revés mais recente do Casa Pia foi uma derrota por 1-0 para o Santa Clara no final de semana passado, com Frederico Venancio sendocisivo, já que Os Gans não conseguiram levar nada de um segundo jogo consecutivo na liga, apesar de terem tido maior posse de bola.
Os Gans também não conseguiram marcar em ambas as partidas, deixando o técnico interino Gonçalo Brandão buscando soluções para o desequilíbrio da sua equipe em ambas as extremidades do campo, tendo sofrido 27 gols na liga e marcado apenas 13.
No momento, ocupando a posição de playoff de rebaixamento da Primeira Liga, a vitória no sábado seria crucial para Os Gans, embora seu desempenho no Pina Manique levante mais perguntas do que respostas.
Sendo um dos apenas três times que ainda não conquistaram uma vitória em casa nesta temporada, Casa Pia somou apenas dois pontos de 18 possíveis, embora a história recente sugira que essa sequência pode chegar ao fim, tendorrotado o Gil no mesmo estádio na temporada passada.
De fato, os visitantes sofreram uma derrota por 1-0 em sua última visita ao Pina Manique, fazendo com que os Galos entrem no confronto de sábado buscando acabar com uma sequência de três jogos sem vitória no estádio, apesar de chegarem com pouco impulso.
O empate sem gols no último fim de semana contra o Vitoria de Guimarães fez com que Cesar Peixoto chegasse a jogos consecutivos sem marcar, após uma decepcionante derrota em casa por 1-0 para o Tondela, ameaçado rebaixamento.
No entanto, o Gil está colhendo os frutos de uma forte campanha no início da temporada, permanecendo entre os quatro primeiros, apesar de contratempos recentes, e uma vitória no sábado os faria igualar sua contagem de oito vitórias em 2024-25.
A forte campanha dos Galos foi construída sobre uma defesa sólida que sofreu apenas seis gols – apenas os líderes Porto sofreram menos (3) – enquanto seu ataque tem sido eficiente em vez de prolífico, com 16 gols marcados na outra extremidade.
Enquanto isso, três vitórias em sete jogos fora de casa nesta temporada representam um retorno decente, tornando-se ainda mais impressionante pelo fato de que sua única derrota nesse período foi contra o Benfica, enquanto um empate no AVS permanece como seu único resultadocepcionante em meio a pontos conquistados em viagens para Famalicão e Vitoria.
Notícias do time
Casa Pia receberá de volta o goleiro titular Patrick Sequeira, que foi suspenso na partida anterior por cartão vermelho contra o Alverca, o que significa que Ricardo Batista deve dar lugar.
Clau Mendes e Kiki permanecem fora, enquanto Korede Osundina, Max Svensson e Iyad Mohamed podem continuar como desfalques.
Kaique Rocha e Tiago Morais estiveram ausentes no último jogo, deixando sua disponibilidade para a partida em casa de sábado incerta.
Enquanto isso, o Gil estará sem seu artilheiro Pablo, que perdeu as últimas duas partidas devido a uma lesão muscular, o que significa que Gustavo Varela pode liderar o ataque mais uma vez.
Mohamed Bamba permanece fora de combate desde agosto e não participará, enquanto Marvin Elimbi e Agustín Moreira podem perder partidas consecutivas.
Casa Pia provável escalação inicial:
Sequeira; D Sousa, Fonte, Geraldes; Conte, Nhaga, Perez, M Sousa, Larrazabal; Livolant, Cassiano
Gil Vicente provável escalação inicial:
Andrew; Ze Carlos, Mananga, Konan, Espigares; Caseres, Esteves; Costa, Garcia, Fernandes; Varela
Ambas as equipes entrarão neste confronto sem terem marcado em suas respectivas últimas duas partidas, sugerindo que será um jogo de baixo número de gols, com um único gol provavelmente decisivo a favor dos visitantes, que têm tido uma campanha melhor até agora.

