Chelsea x Ajax – Notícias e Prováveis Escalações
Ambos atingindo marcos históricos na Champions League, Chelsea e Ajax se enfrentam no Stamford Bridge no confronto da fase de grupos de terça-feira.
Os Blues estão disputando seu 200º jogo no torneio e buscam sua quarta vitória consecutiva em todas as competições, enquanto o time holandês simplesmente tenta marcar seu primeiro ponto em sua 250ª partida de alto nível na Europa.
Visualização de partida
Condenando José Mourinho a um retorno desastroso em West London, o Chelsea teve sorte na segunda tentativa na Champions League 2025-26 quando recebeu o Benfica, ex-clube de seu treinador, na capital inglesa em 30 de setembro.
Os vencedores da Copa do Mundo Clubes não precisaram nem colocar a bola na rede para garantir uma vitória por 1-0 – Richard Rios, do Benfica, acidentalmente fez isso por eles – e um cartão vermelho, cada vez mais comum, desta vez para Joao Pedro, não se mostrou fatal no final.
O trem da momentum tem avançado a todo vapor para o Chelsea desde a vitória sobre o Benfica, com os comandados de Enzo Maresca aproveitando uma sequência de três vitórias em todas as competições, conquistando sucessos consecutivos na Premier League sobre Liverpool e Nottingham Forest antes da pausa para os jogos internacionais.
O último resultado – uma vitória convincente por 3-0 no City Ground – custou o emprego de Ange Postecoglou em Nottingham, mas poucos agora questionam a posição de Maresca, após conversas momentâneas sobre uma possível mudança na gestão durante a queda dos Blues em setembro.
Agora, o técnico italiano se esforçará para prolongar uma sequência estelar que viu o Chelsea evitar derrotas em cada um de seus últimos 15 jogos da fase de grupos da UCL em casa, onde foi derrotado em apenas duas das últimas 60 partidas de alto nível na Europa.
Do outro lado da moeda continental, o Ajax só precisa voltar algumas semanas para sua última derrota na Champions League em casa, sucumbindo à superioridade da Inter de Milão em uma derrota por 2-0 na primeira rodada antes de uma goleada para o Marseille na última vez.
Os comandados de Johnny Heitinga sofreram quatro gols dos poderosos da Ligue 1 sem resposta no Orange Velodrome e, com zero pontos, zero gols e seis sofridos em suas duas partidas da Champions League até agora nesta temporada, o time da Eredivisie se encontra na penúltima posição na classificação de 36 times.
Apenas os novatos do torneio, Kairat, tiveram desempenho pior que o Ajax, que não conseguiu conquistar um único ponto em seus dois primeiros jogos da Champions League pela primeira vez desde a edição de 2012-13 – mais uma mancha no caderno de seu técnico sob pressão.
O ex-assistente do Liverpool, Heitinga, também supervisionou uma derrota desastrosa por 2-0 em casa para o AZ Alkmaar no fim de semana – deixando o Ajax nove pontos atrás do topo da tabela da Eredivisie e com apenas uma vitória em seus últimos seis jogos – mas a diretoria de Amsterdã ainda não agiu.
Heitinga também permanece seguro, apesar do fato de que seu time do Ajax sofreu pelo menos dois gols em cada um de seus últimos seis jogos em todas as competições, uma estatística desagradável antes de sua segunda visita ao Stamford Bridge, onde o jogo de quarta-feira tem muito a cumprir após a extravagância de 4-4 entre os dois times em 2019.
Notícias do time
Pela quarta vez em seis partidas, o Chelsea terminou a vitória sobre o Forest com 10 homens após a expulsão de Malo Gusto no final, mas o francês cumprirá sua suspensão no confronto do Chelsea na Premier League contra o Sunderland neste fim de semana.
No entanto, os anfitriões ainda estão sem Cole Palmer (virilha), Mykhaylo Mudryk (suspensão por doping), Levi Colwill (LCA), Dario Essugo (coxas), Benoit Badiashile (muscular) e Liam Delap (posterior da coxa), enquanto Enzo Fernandez precisará de uma avaliação devido ao seu problema no joelho.
Em notícias mais animadoras, Moises Caicedo teve condições de jogar 45 minutos no sábado e pode entrar no lugar de Romeo Lavia no meio-campo, mas o ex-zagueiro do Ajax, Jorrel Hato, pode ter que aceitar um lugar no banco contra seu antigo clube.
No lado dos visitantes, o companheiro de Hato, o lateral-esquerdo Owen Wijndal, foi substituídovido a um problema muscular na derrota de sua equipe para o Marseille na segunda rodada, e o jogador de 25 anos permanece fora de competição por enquanto.
Os gigantes holandeses também lamentam as ausências de atacantes experientes, além do meio-campista chave Branco van den Boomen, que está lidando com uma lesão nas costas.
A ausência de Dolberg deve garantir um lugar no time titular para o antigo atacante do Manchester United, Wout Weghorst, no papel de número nove, enquanto o emprestado do Liverpool, James McConnell, é uma alternativa para o lesionado Van den Boomen no meio-campo.
Chelsea provável escalação inicial:
Sanchez; James, Adarabioyo, Fofana, Cucurella; Gusto, Caicedo; Estevao, Buonanotte, Neto; Pedro
Ajax provável escalação inicial:
Jaros; Gaaei, Sutalo, Baas, Rosa; Klaassen, Taylor; Edvardsen, Gloukh, Godts; Weghorst
Bem distante da força que costumava ser na Europa, o elenco do Ajax é em grande parte uma mistura de veteranos em fim de carreira e talentos em formação que têm pouca experiência em futebol da Champions League, e isso já se mostrou até agora.
Assim, os comandados de Heitinga não devem oferecer muito resistência contra os Blues em boa fase, que poderiam sujeitar os ex-vencedores da UCL a uma grande humilhação no Stamford Bridge.