Chelsea x Arsenal – Notícias e Prováveis Escalações
Um colossal derby londrino encerra a rodada 13 da Premier League, enquanto o Chelsea, que vem em alta, recebe os favoritos ao título, Arsenal, no Stamford Bridge, em um confronto de tirar o fôlego.
Para adicionar mais um fator de intriga, ambos os clubes da capital entram no fim de semana após vitórias significativas na Liga dos Campeões, os Blues devastando o Barcelona por 3 a 0 e os Gunners derrotando o Bayern de Munique por 3 a 1, de forma merecida.
Visualização de partida
Embora o principal destaque de domingo seja um confronto entre os líderes da tabela no momento da redação, o Chelsea provavelmente será destronado sua posição de segundo lugar antes do apito inicial, já que o Manchester City – que está apenas um ponto atrás dos Blues – receberá o recém-promovido Leeds United no sábado.
No entanto, apenas um time teve desempenho pior que o campeão do Mundial de Clubes, sob o comando Enzo Maresca, após 12 rodadas, tornando a breve conversa sobre uma mudança no comando técnico, apenas alguns meses atrás, quase inacreditável.
O futuro do italiano foi colocado em questão após uma sequência de apenas quatro vitórias em oito partidas no início da temporada, mas Maresca agora orquestrou nove vitórias nos últimos 11 jogos do anfitrião em todas as competições, incluindo as três últimas na Premier League.
Tottenham Hotspur, Burnley e Wolverhampton Wanderers foram todos derrotados pelos Blues sem marcar, e o Barcelona, jogando com 10 homens, sofreu o mesmo destino na noite de terça-feira, quando a linha alta desesperada de Hansi Flick foi brutalmente exposta pelos gigantes do Oeste de Londres.
O Chelsea nem sempre foi tão forte em casa nesta temporada, pois coletou apenas cerca de 44% de seus pontos na Premier League no Stamford Bridge – apenas o Tottenham (28%) teve uma parte menor em seu próprio campo.
Os homens de Maresca também ainda não venceram partidas consecutivas em casa na Premier League nesta temporada – falhando em conquistar a vitória contra Crystal Palace, Brighton & Hove Albion e mais recentemente Sunderland – então o sucesso por 3 a 0 sobre os Wolves em 8 de novembro pode não ser o melhor presságio.
Respondendo à impressionante vitória do Chelsea sobre o Barcelona com uma vitória europeia extraordinária, o Arsenal conseguiu uma pequena medida de vingança sobre os pérfidos Bayern de Munique e agora é o único time na Liga dos Campeões com 100% de aproveitamento após cinco rodadas.
Jurrien Timber, Noni Madueke e Gabriel Martinelli colocaram os campeões da Bundesliga à prova em Londres Norte, onde a vitória praticamente garantiu a passagem dos Gunners para as oitavas de final da UCL, sem a necessidade de um temido playoff em dois jogos.
Muito foi falado sobre a sequência amedrontadora do Arsenal após o período internacional, mas os líderes da Premier League passaram em ambos os testes com louvor até agora, também massacrando um Tottenham Hotspur desolado por 4 a 1 no desajustadorby do Norte de Londres do último fim de semana.
Se os visitantes prevalecerem e outros resultados forem favoráveis, a vantagem deles na liderança da tabela pode ser de nove pontos com um terço da temporada da Premier League já jogado, embora a conversa sobre o título ser deles para perder ainda seja prematura enquanto dezembro nem chegou.
O Stamford Bridge era anteriormente um campo infeliz para os homens de vermelho e branco, mas já se passaram mais de sete anos desde que perderam uma partida da Premier League no gramado do Chelsea, e eles estão invictos contra os Blues em sete confrontos desde uma derrota em casa por 2 a 0 em agosto de 2021.
Além disso, os Gunners enfrentaram o Chelsea enquanto eram os líderes da Premier League apenas quatro vezes antes, e saíram vitoriosos em todas as quatro ocasiões, embora a história e os confrontos diretos muitas vezes tenham pouco valor em batalhas tão titânicas.
Notícias do time
Possivelmente a maior notícia de lesão a sair de qualquer uma das coletivas desta semana, o técnico do Chelsea, Maresca, confirmou que seu principal jogador, Cole Palmer – que não joga desde 20 de setembro – está apto a jogar após uma combinação de lesões na virilha e nos dedos do pé.
Maresca até afirmou que o armador está pronto para começar, mas uma vaga no banco é mais provável para um jogador que não atuou em mais de dois meses – o mesmo se aplica a Dario Essugo, após sua recuperação de uma cirurgia na coxa.
Os retornos de Palmer e Essugo deixam Levi Colwill (ligamento cruzado anterior) e Romeo Lavia (coxa) como os únicos dois desfalques do anfitrião para o derby, mas o ex-alvo dos Gunners, Mykhaylo Mudryk, ainda está indisponível devido à sua suspensão provisória por doping.
O homem que o Arsenal procurou após ser deixado lado por Mudryk – Leandro Trossard – é uma nova preocupação para este confronto, após sair com um problema muscular contra o Bayern, embora Mikel Arteta esteja confiante de que o belga sofreu apenas uma lesão leve.
No entanto, tanto Martinelli quanto Madueke – desesperados para provar um ponto em sua antiga casa – são alternativas competentes para Trossard após se recuperarem de seus próprios problemas, e o primeiro tem nosso apoio para ser escalado no flanco esquerdo.
Questionado sobre Viktor Gyokeres (tendão) e Kai Havertz (joelho) antes do jogo, Arteta foi tão vago quanto sempre, afirmando simplesmente que ambos os atacantes seriam avaliados amanhã para ver se estão prontos para retornar.
Os visitantes certamente estão sem Gabriel Magalhaes (tendão) e Gabriel Jesus (condição física) neste fim de semana, mas o último recentemente passou por um amistoso a portas fechadas ileso.
Chelsea provável escalação inicial:
Sanchez; James, Adarabioyo, Chalobah, Cucurella; Caicedo, Fernandez; Estevao, Pedro, Neto; Delap
Arsenal provável escalação inicial:
Raya; Timber, Saliba, Hincapie, Calafiori; Eze, Zubimendi, Rice; Saka, Merino, Martinelli
Após ficar 812 minutos sem sofrer um gol, o setor defensivo do Arsenal já não parece mais invulnerável, graças, em grande parte, à ausência do fundamental Gabriel.
Um Chelsea inspirado por Estevao deve, portanto, conseguir romper essa defesa, mas os homens de Arteta estão despachandofesas à vontade – tanto de cobranças de faltas quanto de jogadas abertas – e os Gunners devem superar os anfitriões no setor ofensivo para enviar mais uma declaração significativa sobre o título.

