Croácia x Gibraltar – Notícias e Prováveis Escalações
Lutando para manter seu recorde impecável nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, a Croácia recebe os europeus Gibraltar no Stadion Andelko Herjavec na noite de domingo.
Vatreni perdeu seus primeiros pontos da fase mais cedo na semana, enquanto a má fase do Time 54 continuou durante um amistoso em casa.
Visualização de partida
Desde a derrota por 2-0 nas quartas de final da UEFA Nations League para a finalista da Copa do Mundo 2022, França, a Croácia viu uma excelente melhora em seu desempenho, vencendo os quatro primeiros jogos das eliminatórias no Grupo L antes de empatar com a República Tcheca na noite de quinta-feira.
Após marcar um impressionante total de 17 gols nos primeiros quatro jogos da fase, os Vatreni foram mantidos considerablemente em silêncio pelos anfitriões na última vez que jogaram, com os visitantes conseguindo apenas dois chutes ao gol e não conseguindo furar a defesa do goleiro do PSV Eindhoven, Matej Kovar.
Apesar de ter perdido pontos fora de casa mais cedo na semana, a Croácia permanece em uma posição dominante na busca pela liderança do Grupo L e pela classificação automática para a Copa do Mundo do próximo ano na América do Norte, empatada com o Narodak, que jogou uma partida a mais.
Com apenas a Áustria (19) e os Países Baixos (18) marcando mais vezes até agora nas eliminatórias da UEFA, os Vatreni têm sido amplamente elogiados por suas habilidades ofensivas, no entanto, há também uma forte unidade defensiva, com Dominik Livakovic mantendo a baliza limpa em suas últimas três aparições.
Liderando suas tropas no maior palco de todos – a final da Copa do Mundo 2018 na Rússia contra a França – Zlatko Dalic recentemente atingiu a marca de 100 jogos como técnico da Croácia, com o treinador de 59 anos possuindo uma taxa de vitória de 55%, tendo sofrido apenas 25 derrotas.
Enquanto seus adversários do Grupo L se enfrentavam no início da semana, Gibraltar se preparou para uma difícil viagem à Croácia neste final de semana, recebendo os concorrentes OFC, Nova Caledônia, no Estádio Europa Point, onde a preocupante sequência de resultados dos anfitriões piorou.
Após perder para a Nova Zelândia em março e, consequentemente, ficar de fora da Copa do Mundo, os visitantes provaram que não são tão fracos apesar de sua 150ª posição no ranking da FIFA, com os esforços de Jean-Jacques Katrawa e Germain Haewegene garantindo uma vitória por 2-0 sobre o Time 54.
Num misto de eliminatórias para a Copa do Mundo e amistosos desde o início do ano calendário, Gibraltar está atualmente enfrentando uma série de sete derrotas consecutivas, com seu resultado mais recente sendo um empate amistoso de 1-1 em casa contra a Moldávia em novembro de 2024.
Focando nesta campanha de qualificatórias, o Time 54 claramente assumiu a posição de figurantes na fase, com os comandados de Scott Wiseman ocupando a lanterna após não conseguir pontuar em cinco partidas, estando seis pontos atrás do Montenegro, que está em quarto lugar.
Dado que Gibraltar foi derrotado por 7-0 pela Croácia na partida de ida no verão, é difícil apresentar um argumento razoável para o sucesso dos visitantes neste final de semana, que saborearam a vitória pela última vez em uma partida competitiva fora de casa contra Liechtenstein em outubro de 2020.
Notas da equipe
A Croácia conseguiu manter um clean sheet na quinta-feira sem os serviços do zagueiro do Bayern de Munique, Josip Stanisic, que está se recuperando uma lesão na perna.
Depois de não conseguir marcar na República Tcheca na última vez, os Vatreni podem optar por algumas mudanças no ataque, com jogadores como Franjo Ivanovic e Marco Pasalic pressionando por uma titularidade.
Dada a força do adversário, alguns dos jogadores menos utilizados dos anfitriões podem desempenhar papéis importantes no domingo, quando se espera que eles entretenham a torcida e marquem muitos gols.
Apesar de ter recebido um cartão vermelho durante a derrota amistosa para a Nova Caledônia na quinta-feira, Julian Valarino ainda está disponível para atuar como lateral-esquerdo por Gibraltar.
Aos 19 anos e atuandontro do sistema de academia do Manchester United, o meio-campista James Scanlon é a luz de esperança para o Time 54 antes de um teste complicado neste final de semana.
Croácia provável escalação inicial:
Livakovic; Jakic, Sutalo, Caleta-Car, Gvardiol; Modric, Sucic, Ivanovic, Pasalic, Kramaric, Perisic; Fruk
Gibraltar provável escalação inicial:
Banda; Jolley, McClafferty, Lopes, Valarino; Bent, Scanlon, Clinton; Richards, Jessop, De Barr
Após não marcar nenhum gol em Praga na quinta-feira, a Croácia estará ansiosa para marcar uma quantidade significativa de gols contra Gibraltar neste final de semana.
O Time 54 seria grande azarão mesmo se estivesse em uma forma perfeita, mas o fato de estar lutando no momento torna uma derrota pesada quase inevitável.