Crystal Palace x Manchester City – Notícias e Prováveis Escalações
Uma repetição de dar água na boca da final da FA Cup de 2024-25, Crystal Palace e Manchester City se enfrentam em um confronto do top quatro da Premier League no Selhurst Park no domingo.
Ambas as equipes desfrutaram de viagens europeias bem-sucedidas durante a semana, já que os Citizens venceram o Real Madrid por 2-1 na Liga dos Campeões, enquanto as Águias triunfaram por 3-0 contra o Shelbourne na Liga Conferência.
Visualização de partida
Devido a uma lesão inesperada, os fãs não puderam assistir a um emocionante duelo entre Erling Haaland e Kylian Mbappe no Bernabeu, mas o primeiro manteve seu foco e fez a contribuição decisiva contra uma defesa do Real desmantelada.
Após os primeiros gols de Rodrygo e Nico O’Reilly, o pênalti convertido por Haaland levou a equipe de Pep Guardiola à sua segunda vitória na Liga dos Campeões no campo do Real Madrid, e seu quarto triunfo consecutivo em todas as competições.
Derrotando Leeds United, Fulham e mais recentemente Sunderland na ação da Premier League, os Blues têm o Arsenal firmemente à vista e estão apenas dois pontos atrás dos Gunners na tabela da elite, mas os homens de Mikel Arteta devem temporariamente sair do foco com uma vitória antecipada sobre o Wolverhampton Wanderers no sábado.
Um deslize desastroso do Arsenal abriria a porta para que os homens de Guardiola assumissem o primeiro lugar na Premier League, onde o estimado treinador catalão está potencialmente apenas a 90 minutos de se juntar a uma companhia verdadeiramente renomada.
Manchester City venceu 149 partidas da primeira divisão enquanto marcou três ou mais gols sob o comando Guardiola, e apenas dois treinadores viram suas equipes prevalecerem em 150+ jogos da Premier League com pelo menos um trio de gols – sem prêmios por adivinhar que são Sir Alex Ferguson (245) e Arsene Wenger (228).
Falando em vitórias por três gols, o Crystal Palace de Oliver Glasner fez a lição de casa contra os desfavorecidos anfitriões Shelbourne no Tolka Park, onde Christantus Uche, Eddie Nketiah e Yeremy Pino marcaram gols na Liga Conferência.
Glasner poderia se queixar justificada de que sua equipe deveria ter registrado uma margem de vitória maior, embora – eles perderam inúmeras chances de aumentar sua contagem – e tal desperdiçamento pode não se sustentar contra equipes como o Manchester City.
No entanto, os detentores da FA Cup agora voltam para casa após três dias vitoriosos seguidos fora de casa em Burnley, Fulham e mais recentemente Shelbourne; os dois primeiros sucessos os lançaram para as cobiçadas vagas da Liga dos Campeões na tabela da Premier League após 15 rodadas.
Os anfitriões também foram condenados a apenas uma derrota em casa na atual temporada da primeira divisão, embora tenha ocorrido em sua batalha mais recente com os arqui-rivais do City, o Manchester United, e apenas duas de suas sete partidas da Premier League no Selhurst Park em 2025-26 terminaram em vitória.
Quatro empates em casa é mais do que qualquer outra equipe da primeira divisão inglesa nesta temporada – acontece que este confronto no ano passado terminou em 2-2 – mas o City fez um estrago em uma vitória de 5-2 em casa antes de sucumbir ao gol vencedor da Eberechi Eze na Wembley.
Notícias do time
Deve ser como estava em relação à forma física para o Manchester City no domingo, quando Guardiola terá que lidar novamente com os desfalques de John Stones (não especificado), Rodri (coxa) e Mateo Kovacic (tornozelo).
No Bernabeu, o treinador visitante manteve o mesmo XI inicial que superou o Sunderland alguns dias antes, mas uma ou duas mudanças podem ser esperadas, dado que o City joga mais três jogos até 20 de dezembro.
Tijjani Reijnders por Bernardo Silva é uma das alterações mais óbvias que Guardiola pode fazer, mas nem Rayan Cherki nem Jeremy Doku devem ceder seus lugares contra os vencedores da FA Cup.
Do lado do Palace, os fãs estão esperando ansiosamente para saber se Jean-Philippe Mateta (joelho) e Ismaila Sarr (tornozelo) estarão disponíveis, mas o primeiro deve receber o sinal verde para retornar à ação aqui.
O mesmo vale para o zagueiro Jaydee Canvot, mas o lateral voador Daniel Munoz foi descartado até 2026 com uma lesão no joelho, juntando-se a Cheick Doucoure (joelho), Chadi Riad (joelho), Rio Cardines (virilha) e Caleb Kporha (costas) no departamento médico.
Justin Devenny também sofreu uma lesão nos últimos estágios da vitória de quinta-feira, onde atuou como ala direito improvisado, mas Nathaniel Clyne sempre foi esperado volta para o confronto com o City.
Crystal Palace provável escalação inicial:
Henderson; Richards, Lacroix, Guehi; Clyne, Wharton, Kamada, Mitchell; Pino, Nketiah; Mateta
Manchester City provável escalação inicial:
Donnarumma; Nunes, Dias, Gvardiol, O’Reilly; Gonzalez; Cherki, Reijnders, Foden, Doku; Haaland
O técnico do Palace, Glasner, teve o luxo de retirar jogadores-chave no intervalo na quinta-feira, e o esperado retorno de Mateta ao lado um Eddie Nketiah em boa forma traz otimismo contra uma defesa vulnerável do City.
No entanto, os visitantes estão trabalhando com um dia extra de descanso e preparação, e só há um vencedor quando se trata de profundidade de elenco, então os homens de Guardiola têm nosso voto para vindicar sua dor na Copa.

