Dinamarca x Grécia – Notícias e Prováveis Escalações
Visando consolidar sua posição no topo da tabela do Grupo C, a Dinamarca receberá os rivais da qualificação para a Copa do Mundo 2026, Grécia, em Copenhague no domingo.
Separados por quatro pontos, os times se reencontram no Parken após a vitória de 3-0 dos dinamarqueses na Grécia no mês passado.
Visualização de partida
Ao se manter empatada em pontos com a Escócia, segunda colocada, a goleada de 6-0 sobre a Bielorrússia na quinta-feira aumentou ainda mais as esperanças da Dinamarca de se classificar automaticamente para a terceira Copa do Mundo consecutiva.
Após empatar em 0-0 com os escoceses em sua estreia, e de vencer a Grécia três dias depois, a equipe de Brian Riemer consolidou sua posição como líder do grupo de forma clínica.
Já estava 4-0 ao intervalo contra a Bielorrússia, cuja classificação está na lanterna – com Rasmus Hojlund marcando dois gols antes de Patrick Dorgu também balançar as redes – e, no final, triunfaram com um placar de 6-0 em solo neutro na Hungria, agora ostentando um saldo gols de mais nove.
Os dinamarqueses venceram cinco de seus primeiros nove jogos sob Riemer, mantendo recentemente quatro limpezas seguidas pela primeira vez desde outubro de 2021. Classificados em 20º lugar no mundo pela FIFA, sempre foram esperados para liderar o Grupo C – mas o trabalho ainda não está feito.
Para garantir a classificação automática, a Dinamarca precisará terminar acima da Escócia, com o último confronto entre os dois times no próximo mês potencialmente servindo como um embate de alto risco.
Enquanto os anfitriões de domingo estavam trucidando a Bielorrússia durante a semana, a Grécia enfrentava um time da Escócia que havia derrotado por 3-1 no agregado nas eliminatórias da última temporada da UEFA Nations League.
Aquela vitória no segundo jogo para os Galanolefki foi a primeira de quatro seguidas em todas as competições, com cinco dos 17 gols durante essa sequência quente vindos de uma vitória em casa sobre a Bielorrússia em sua primeira partida do Grupo C.
No entanto, foram trazidos de volta à realidade por uma derrota dolorosa de 3-0 para a Dinamarca na segunda rodada, antes de deixarem escapar três pontos nas últimas quinta-feira.
O técnico sérvio Ivan Jovanovic viu sua equipe dominar os acontecimentos em Glasgow, e um gol de Kostas Tsimikas colocou-os à frente com menos de 30 minutos restantes; no entanto, isso apenas provocou um colapso inesperado, já que a Escócia reagiu com três gols.
Tudo isso deixa a Grécia na terceira posição do Grupo C, agora quatro pontos atrás dos dois primeiros, e eles certamente precisam vencer todos os seus últimos três jogos para ter uma chance de chegar aos playoffs.
Com a esperança de se qualificar para sua primeira Copa do Mundosde 2014, se os gregos perderem em Copenhague e a Escócia vencer a Bielorrússia, esse sonho estará encerrado com duas rodadas restantes.
Notícias da equipe
A seguir a uma exibição fluida contra a Bielorrússia, parece improvável que Riemer faça muitas mudanças em sua escalação da Dinamarca neste fim de semana – mas uma mudança será imposta por suspensão.
O meio-campista do Marseille Pierre-Emile Hojbjerg recebeu outro cartão na Hungria, então Christian Norgaard, do Arsenal, ou o veterano criador de jogadas Christian Eriksen podem entrar.
Um antigo companheiro de equipe deste último par no Brentford, Mikkel Damsgaard deve atuar logo atrás de um atacante solitário, com Hojlund prestes a superar o desafio de Mika Biereth para liderar o ataque dos anfitriões.
Agora de volta ao seu melhor, o atacante do Napoli marcou três gols em seus últimos dois jogos pelo clube, enquanto balançou as redes em suas duas últimas aparições internacionais.
Enquanto isso, o técnico da Grécia Jovanovic pode estar considerando uma mudança de pessoal no ataque, após Vangelis Pavlidis perder uma oportunidade cara contra a Escócia, continuando seu desempenho abaixo da média pela seleção.
O atacante do Sporting Lisboa Fotis Ioannidis e Tasos Douvikas, do Como, são opções alternativas, enquanto o adolescente Konstantinos Karetsas, do Genk, também pode ser inserido no ataque dos visitantes.
O lateral-esquerdo Giorgos Kyriakopoulos e o capitão do Olympiacos Panagiotis Retsos estão ambos fora por lesão neste mês, então há menos alternativas para escolher na defesa.
Dinamarca provável escalação inicial:
Schmeichel; Christensen, Andersen, Vestergaard; Maehle, Norgaard, Hjulmand, Dorgu; Dreyer, Damsgaard; Hojlund
Grécia provável escalação inicial:
Tzolakis; Vagiannidis, Mavropanos, Koulierakis, Tsimikas; Zafeiris, Kourbelis; Karetsas, Bakasetas, Tzolis; Ioannidis
Resultados recentes sugerem que a Dinamarca encontrou seu ritmo na hora certa, e mais três vitórias os levariam diretamente à Copa do Mundo do próximo ano.
Eliminando potencialmente a Grécia da disputa – desde que a Escócia faça sua parte em Hampden – os dinamarqueses devem somar mais pontos ao vencer uma oposição talentosa, mas inconsistente.