Dortmund x Inter de Milão – Notícias e Prováveis Escalações
Ainda lutando por uma posição entre os oito melhores na fase de grupos nesta temporada, Borussia Dortmund e Inter de Milão se enfrentarão quando as vagas para os mata-matas da Liga dos Campeões forem decididas na quarta-feira.
Dois ex-vencedores – e ambos derrotados em finais recentes – BVB e Inter estão separados por apenas um ponto antes da rodada final, com a equipe italiana à frente dos anfitriões alemães.
Visualização de partida
Apesar das derrotas na semana passada, tanto Borussia Dortmund quanto Inter estão a caminho de uma vaga nos playoffs, com o Dortmund ainda com 11 pontos, um a menos que os visitantes desta semana.
Perder por 2-0 para o Tottenham Hotspur prejudicou as esperanças do BVB de se classificar automaticamente para as oitavas de final, deixando-os na 16ª posição da tabela com um jogo restante.
Assim, Niko Kovac e sua equipe precisam que várias equipes escorreguem se quiserem evitar os playoffs; da mesma forma, seria necessário um conjunto improvável de resultados para que eles saíssem do top 24.
Sem muito medo eliminação, os gigantes alemães podem ir com tudo em busca de sua 100ª vitória na principal competição da Europa, tendo sido um dos grandes entretentores da Liga dos Campeões nesta temporada.
Depois de marcar quatro gols contra Athletic Bilbao, Villarreal e Copenhagen, eles já balançaram as redes 19 vezes até agora, e apenas Arsenal, Bayern de Munique e os campeões defensores Paris Saint-Germain tiveram desempenho melhor.
Embora os resultados fora de casa tenham sido modestos, duas vitórias e um empate em casa mantiveram a tradição de serem difíceis de serem batidos no Signal Iduna Park: em seus últimos 21 jogos em casa na Liga dos Campeões, o Dortmund perdeu apenas uma vez.
No cenário doméstico, a vitória fora de casa por 3-0 sobre o Union Berlin manteve o BVB na liderança do pelotão que persegue os líderes da Bundesliga, Bayern de Munique, que sofreram um raro revés – embora a diferença entre eles seja de oito pontos.
Ainda assim, o alto número de uma derrota e 10 jogos sem sofrer gols sugere que eles podem desafiar o Inter, que marca muitos gols, e que eles conquistaram memoravelmente no encontro mais recente entre as equipes.
Embora a Inter lidere o confronto direto com duas vitórias em um total de seis encontros anteriores, eles deixaram escapar uma vantagem de dois gols em sua última viagem a Dortmund, em uma partida da fase de grupos em 2019.
BVB reagiu e venceu por 3-2 naquela ocasião, com Julian Brandt e Lautaro Martinez ambos marcando – a dupla deverá se encontrar novamente no meio da semana.
A equipe de Cristian Chivu entrará em seu último jogo da fase de grupos após três derrotas seguidas na Liga dos Campeões, tendo vencido anteriormente os quatro primeiros jogos.
Dado que os Nerazzurri perderam apenas três dos 27 anteriores – e nunca perderam quatro seguidas no nível mais alto da Europa – eles estarão ansiosos para encerrar uma tendência que começou com uma derrota nos últimos segundos para o Atletico Madrid.
Na semana passada, a Inter foi derrotada por 3-1 pelo Arsenal no San Siro – caindo para a 14ª posição na tabela – mas já garantiram uma vaga nos playoffs e ainda estão na disputa por um lugar entre os oito primeiros.
Duplamente finalistas derrotados nos últimos três anos – e três vezes campeões antes disso – eles devem vencer e torcer para que várias equipes acima deles escorreguem em um final caótico.
Após perder o título da Serie A para o Napoli na última temporada, pouco antes de sua derrocada na final da Liga dos Campeões para o PSG, a Inter agora está bem posicionada para recuperar o Scudetto: após a vitória de sexta-feira por 6-2 sobre o Pisa, eles lideram os rivais da cidade, AC Milan, por cinco pontos – e o Napoli por nove.
Com o melhor recorde fora de casa da Itália – oito vitórias e apenas nove gols sofridos em 10 jogos fora – eles devem chegar à Alemanha com confiança, mas também cautelosos com o formidável registro em casa de seus anfitriões.
Notícias do time
Após seu cartão vermelho decisivo contra o Tottenham, Daniel Svensson deve cumprir uma suspensão, então Ramy Bensebaini pode ser convocado para a defesa do Dortmund.
Niklas Sule e Marcel Sabitzer estão ambos machucados, enquanto Aaron Anselmino acaba de voltar ao clube mãe Chelsea e Julian Duranville foi emprestado ao Basel.
Invicto em seus últimos 19 jogos da Liga dos Campeões no Signal Iduna Park – um novo recorde do clube – Julian Brandt deve atuar no terço final, apoiando Serhou Guirassy.
Guirassy marcou três gols na Europa nesta temporada, abaixo da produção de 13 da temporada passada; ainda assim, o atacante guineense ainda tem uma média de mais de uma participação em gols a cada hora em jogos da Liga dos Campeões em casa.
Enquanto isso, a dupla do Inter, Manuel Akanji e Henrikh Mkhitaryan, retornará ao seu antigo clube, embora o último – que marcou um gol contra o Pisa na semana passada – não seja mais titular garantido aos 37 anos.
Chivu ainda está sem os jogadores-chave Hakan Calhanoglu e Denzel Dumfries devido a lesão, mas terá muitas opções experientes para escolher.
Após ter sido poupado na noite de sexta-feira, Nicolo Barella, Federico Dimarco, Marcus Thuram e Akanji podem todos retornar; no entanto, Thuram não conseguiu marcar em suas últimas cinco aparições na Liga dos Campeões.
Com isso em mente, Ange-Yoan Bonny e Françasco Pio Esposito também devem disputar a parceria com o artilheiro do Inter durante a corrida do ano passado até a final: o capitão Martinez já marcou quatro até agora nesta temporada.
Borussia Dortmund provável escalação inicial:
Kobel; Anton, Can, Schlotterbeck; Ryerson, Bellingham, Nmecha, Bensebaini; Adeyemi, Brandt; Guirassy
Inter de Milão provável escalação inicial:
Sommer; Akanji, Acerbi, Bastoni; Henrique, Zielinski, Barella, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Martinez
Ambos os clubes podem ficar de fora da classificação automática para as oitavas de final da Liga dos Campeões, tendosacelerado após um início rápido na fase de grupos.
Dortmund raramente perde em casa, enquanto a Inter tem um excelente recorde fora, então os pontos devem ser compartilhados – levando ambos os lados a entrarem nos playoffs da fase mata-mata.

