Notícias

Estônia x Itália – Notícias e Prováveis Escalações

Após duas vitórias espetaculares no mês passado, a Itália buscará permanecer na disputa pela vaga automática na Copa do Mundo 2026 quando visitar a Estônia no sábado à noite.

As equipes se encontram em Tallinn, poucas semanas após o sucesso de cinco gols dos Azzurri em casa, enquanto o novo técnico Gennaro Gattuso traça um caminho direto para as finais do próximo verão.

Visualização de partida

Após falhas consecutivas nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Itália iniciou sua busca para acabar com 12 anos de dor com uma humilhante derrota por 3-0 na Noruega, o que significou o fim para Luciano Spalletti e levou Gattuso ao comando.

O campeão mundial de 2006 herdou uma equipe muito atrás dos noruegueses no Grupo I, mas ele pretende evitar que seu país fique de fora pela terceira vez consecutiva das finais globais.

Com um déficit de nove pontos e dois jogos a menos, a Itália entrou na janela internacional de setembro tentando recuperar o tempo perdido e começou varrendo a Estônia em Bergamo.

Após finalmente romper a defesa adversária pouco antes da marca de uma hora, a nova equipe de Gattuso então disparou para uma vitória convincente por 5-0, antes de seguir para a Hungria três dias depois.

Lá, os Azzurri enfrentaram seus prováveis rivais pela segunda posição – e uma preciosa vaga nos playoffs – Israel. Após estar em desvantagem duas vezes, a Itália então saltou para uma liderança de 4-2 e parecia estar a caminho da vitória, mas sofreram dois gols tardios no final de uma partida realmente caótica.

Deixando seu novo treinador murmurando pensamentos irrepetíveis na linha lateral, parecia que mais uma página lamentável seria escrita na história de classificações da La Nazionale, antes do gol de Sandro Tonali no tempo de acréscimos que deu dramaticamente 5-4.

Isso foi seguido por cenas tensas envolvendo Gattuso e seu capitão Gianluigi Donnarumma ao apito final, mas antes do reencontro na próxima semana em Udine, os italianos devem primeiro fazer um duplo sobre a Estônia.

Kevor Palumets, Marten Kuusk e Rauno Sappinen da Estônia antes de um jogo de Eliminatórias da FIFA Copa do Mundo em 9 de junho de 2025

Enquanto seus visitantes ainda estão na disputa pela liderança, a Estônia está a seis pontos da Noruega, mas com um jogo a menos, e acumularam apenas três pontos em cinco partidas do Grupo I.

Ocupando a 129ª posição no último ranking da FIFA – 119 lugares abaixo da Itália – eles precisam terminar com três vitórias consecutivas para ter alguma chance de chegar às finais.

De forma mais realista, uma batalha com a Moldávia aguarda, enquanto os dois times lutam para evitar terminar em último lugar no grupo de cinco equipes.

A equipe de Jurgen Henn sofreu derrotas no verão contra Israel e Noruega, antes de ser derrotada por 5-0 na Itália, então seus únicos pontos vieram de uma vitória por 3-2 em Chisinau.

Permanecendo em um empate sem gols contra os companheiros de grupo Andorra em seu último jogo – um amistoso no mês passado – a Estônia não marcou há mais de 300 minutos de ação, portanto, acabar com essa seca será uma prioridade.

Após receber os quatro vezes campeões do mundo no sábado, a pequena nação Báltica receberá a Moldávia em Tallinn, o que certamente oferece sua melhor chance de conquistar pontos.

Notícias da equipe

Gennaro Gattuso em 26 de janeiro de 2025

Embora Gattuso tenha falado sobre sua disposição para adotar uma defesa com três zagueiros quando necessário, a Itália deve começar com uma defesa de quatro jogadores contra uma oposição relativamente modesta.

No mês passado, Mateo Retegui e Moise Kean foram emparelhados com efeito assustador, marcando três gols entre eles no jogo de ida, e eles podem se conectar mais uma vez.

No entanto, os alas dos Azzurri naquele jogo devem mudar, pois Matteo Politano, do Napoli, e o capitão da Lazio, Mattia Zaccagni, se retiraram da convocação devido a lesões.

Como substitutos, Gattuso convocou Leonardo Spinazzola e Roberto Piccoli, mas Giacomo Raspadori, do Atlético de Madrid, e a dupla de Bologna, Riccardo Orsolini e Nicolo Cambiaghi, podem disputar um lugar.

As opções de meio-campo da Itália foram fortalecidas com o retorno do Bryan Cristante, que havia estado em baixa, enquanto Kean e o companheiro de Fiorentina, Hans Nicolussi Caviglia, podem fazer sua estreia.

Com um grupo muito menor de escolha, a seleção da Estônia, com 26 jogadores, apresenta em sua maioria rostos conhecidos, embora o atacante Karel Mustmaa, do PAOK, tenha sido convocado pela primeira vez.

O capitão Karol Mets retorna após perder os jogos do mês passadovido a lesão, esperando aumentar seu centenário de partidas internacionais.

No entanto, o atacante veterano Henri Anier – o artilheiro ativo do time anfitrião – está suspenso, deixando Rauno Sappinen para liderar o ataque.

Após impressionar pelo clube emprestado Werder Bremen, apesar de sofrer quatro gols contra o Bayern de Munique, o goleiro Karl Hein – do Arsenal – deve iniciar atrás de uma defesa com o ex-zagueiro do Tottenham Hotspur, Maksim Paskotsi.

Estônia provável escalação inicial:

Hein; Schjonning-Larsen, Kuusk, Paskotsi, Saliste; Shein, Palumets; Yakovlev, Kait, Sinyaxiy; Sappinen

Itália provável escalação inicial:

Donnarumma; Di Lorenzo, Mancini, Bastoni, Dimarco; Orsolini, Barella, Locatelli, Tonali; Kean, Retegui

As eliminatórias raramente são simples para a Itália, mas eles devem, em última análise, conseguir a vitória na Estônia, mantendo alguma pressão sobre os líderes do Grupo I, Noruega.

Os anfitriões seguraram a pressão por 57 minutos no jogo de ida do mês passado, então podem causar mais frustração neste fim de semana, antes de desfalcar-se nos minutos finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Grupo do Telegram
⭐️ Grupo GRATIS (+14.000 membros)
Junte-se agora ao grupo do Telegram para receber notificações de apostas!