Everton x Brentford – Notícias e Prováveis Escalações
O Brentford, na nona posição, vai ao Estádio Hill Dickinson do Everton na 20ª rodada neste domingo, visando ultrapassar os Toffees na tabela da Premier League.
O clube do Oeste de Londres está em sua maior sequência invicta na liga sob o comando Keith Andrews, mas deve encerrar uma sequência de três jogos sem vitória no Everton para preservar uma sequência de quatro partidas sem derrotas com seu técnico irlandês.
Visualização de partida
A sensação que se aproximava do Natal era de que o Everton enfrentava um desafio complicado contra Chelsea e Arsenal em rodadas consecutivas, e assim se provou, já que a equipe de David Moyes foi derrotada por 2-0 e 1-0, respectivamente.
Depois de chegar a esses jogos com quatro vitórias em cinco, perdendo apenas para o Newcastle United (4-1), as derrotas consecutivas diminuíram o ânimo em Merseyside ao entrar no período festivo.
Embora um empate sem gols contra o Burnley em 27 de dezembro tenha encerrado sua sequência de derrotas, eles chegaram ao seu último jogo de 2026 sem marcar em três partidas consecutivas.
Isso terminou contra o Nottingham Forest em 30 de dezembro, quando venceram o Nottingham Forest por 2-0 no City Ground, onde James Garner e Thierno Barry marcaram para os Toffees.
Agora, visando conquistar vitórias consecutivas na liga pela primeira vez em um mês e pela quarta vez na temporada 2025-26, as tropas de Moyes esperam aproveitar as dificuldades da equipe visitante na estrada para evitar serem ultrapassados pelas Abelhas.
Embora as Abelhas de Andrews tenham derrotado os desesperados Wolverhampton Wanderers em sua última partida fora de casa de 2025, garantindo uma vitória por 2-0 no Molineux, o clube do Oeste de Londres foi derrotado em quatro jogos consecutivos fora antes desse triunfo, marcando apenas um gol nesses revés contra Crystal Palace (2-0), Brighton & Hove Albion (2-1), Arsenal (2-0) e Tottenham Hotspur (2-0).
Ainda é incerto se o clube da capital conseguirá conquistar vitórias consecutivas fora na liga pela primeira vez na primeira divisão desde maio de 2025, mas as visitas anteriores ao Everton terminaram em desapontamento.
Desde uma vitória por 3-2 em maio de 2022, o clube londrino não conseguiu marcar fora de casa contra os Toffees, sofrendo duas derrotas por 1-0 antes de empatar sem gols na partida correspondente na temporada passada, embora no agora extinto Goodison Park.
A sequência atual sem sucesso ocorre em meio a uma maior incapacidade de vencer seus adversários de Merseyside, que não venceram em seis encontros na liga, empatando três nesse período.
Dois dos empates ocorreram em ambas as partidas da temporada passada, indicando que as Abelhas estão se aproximando encerrar a sequência de partidas sem conquistar pontos máximos nesse confronto.
De fato, os apoiadores que viajam podem ir ao Estádio Hill Dickinson pela primeira vez, animados por uma sequência invicta de quatro partidas na liga — a maior do time sob Andrews — o que oferece esperança para os londrinos, que podem igualar com o Chelsea na quinta posição com 30 pontos se vencerem no domingo e os Blues sem técnico perderem para o Manchester City.
Notícias do time
O Everton enfrenta alguns problemas de lesão, com lesões musculares de Seamus Coleman, Kiernan Dewsbury-Hall e Jarrad Branthwaite, enquanto Carlos Alcaraz e Michael Keane serão avaliados antes de domingo.
Também estão ausentes os participantes do clube na Copa Africana de Nações, Idrissa Gueye e Iliman Ndiaye, que estão com a seleção do Senegal em Marrocos, onde a competição está nas oitavas de final.
Com os dois principais artilheiros Dewsbury-Hall e Ndiaye — ambos marcaram quatro gols e deram duas assistências — ausentes por motivos diferentes, os Toffees dependerão exclusivamente de Jack Grealish (dois gols, quatro assistências) para carregar a responsabilidade no ataque, enquanto Garner espera manter seu gol e assistência na vitória sobre o Forest, o que o levou a cinco gols mais assistências na temporada 2025-26.
Embora o Brentford não tenha sofrido lesões aparentes contra o Tottenham no Dia de Ano Novo, as Abelhas estão sem o lesionado Antoni Milambo (joelho), Josh Dasilva e Fabio Carvalho (joelho), enquanto Frank Onyeka e Dango Ouattara estão com a Nigéria e Burkina Faso na AFCON.
Embora Igor Thiago não tenha conseguido marcar pelo sexto jogo da liga consecutivo, o atacante de 11 gols pretende aumentar seu impressionante total contra os Toffees.
Cinco de seus 11 gols foram decisivos — apenas Erling Haaland (sete) tem mais — enquanto quatro de seus gols foram marcados fora de casa, uma estatística elogiável para trazer aos anfitriões deste fim de semana.
Kevin Schade também é um jogador decisivo, destacado pelos seis gols na liga; no entanto, cada gol foi marcado no Estádio Gtech Community, e resta saber se ele acabará com seu jejum fora de casa neste fim de semana.
Everton provável escalação inicial:
Pickford; Patterson, Tarkowski, O’Brien, Mykolenko; Iroegbunam, Garner; McNeil, Rohl, Grealish; Barry
Brentford provável escalação inicial:
Kelleher; Kayode, Ajer, Collins, Henry; Henderson, Janelt, Yarmolyuk; Lewis-Potter, Thiago, Schade
O jogo de domingo é um pouco complicado prever; por um lado, o Everton pode ser apoiado para vencer, dado sua sequência invicta de seis partidas nesse confronto, e o péssimo desempenho do Brentford fora de casa, que contabiliza duas vitórias e sete derrotas.
Por outro lado, as Abelhas conquistaram oito pontos de 12 possíveis na liga, impressionando em sua maior sequência invicta na liga desde que Andrews substituiu Frank.
No entanto, com o Everton sem vários decisivos e os visitantes do Oeste de Londres incapazes de contar com Thiago no momento, os pontos podem ser compartilhados em Merseyside enquanto o Brentford conquista seu primeiro ponto fora de casa da temporada.


