Fortaleza x Vasco – Notícias e Prováveis Escalações
Buscando se afastar dos problemas na parte inferior da tabela, o Fortaleza recebe o Vasco da Gama no Ceará para um confronto da Série A do Campeonato Brasileiro na quarta-feira à noite.
O Tricolor conquistou uma vitória muito necessária na casa de um rival na zona de rebaixamento na última partida, enquanto o Gigante da Colina desfrutou de uma vitória no último minuto em seu território.
Visualização de partida
Após um quarto lugar altamente elogiável e a consequente classificação para a Copa Libertadores deste ano, o Fortaleza passou por uma queda severa de rendimento durante a campanha de 2025, com os anfitriões da noite de quarta-feira em perigo de perder seu status na elite após sete temporadas.
Dito isso, a coleta de nove pontos nos últimos cinco jogos da Série A aliviou significativamente a pressão de rebaixamento sobre o Tricolor, que conquistou uma vitória de virada por 2 a 1 na casa do Juventude, rival direto, graças aos gols de Eros Mancuso e Adam Bareiro no segundo tempo.
Conseguindo triunfos em três de suas últimas cinco batalhas na primeira divisão, o Fortaleza ocupa atualmente a 18ª posição no ranking da Série A, antes de um confronto no meio da semana contra o Vasco da Gama, quatro pontos atrás dos gigantes brasileiros Santos, que estão na última posição de segurança neste momento.
Apesar de ter vencido dois dos seus últimos três jogos em casa, o Tricolor não tem impressionado no geral no Ceará nesta temporada, com o time de Martin Palmero acumulando 17 pontos em casa em 14 partidas – só Santos (16) e o Sport Recife (nove) conseguiram menos em suas respectivas praças.
Um vencedor da Copa Libertadores duas vezes com o Palmeiras no início da década, o atacante de 29 anos Breno Lopes trocou a disputa por títulos por brigas contra o rebaixamento nas cores do Fortaleza, liderando a busca pela Chuteira de Ouro do seu time com quatro gols na Série A.
Após escapar do rebaixamento por apenas dois pontos em seu retorno a este nível em 2023, o Vasco da Gama progrediu de forma excelente enquanto agora mira uma classificação consecutiva para a Copa Sudamericana, com a temporada doméstica de 2025 se aproximando seu final.
Aumentando suas chances de um término entre os 12 melhores, o Gigante da Colina garantiu sua terceira vitória consecutiva no Estádio São Januário no último final de semana, quando um ótimo desempenho de Rayan, com dois gols, e um gol no 97º minuto do substituto GB asseguraram os pontos máximos às custas do Vitória.
Com sua única derrota nas últimas nove partidas competitivas ocorrendo contra os líderes do campeonato, Palmeiras, no início deste mês, não é surpreendente que o Vasco da Gama tenha subido para a 11ª posição na tabela da Série A, à frente do Grêmio, que está em 13º, por diferença de gols.
Em forma contrastante, Pablo Vegetti não conseguiu marcar em suas últimas sete aparições, mas continua a se destacar como um bom jogador para o Gigante da Colina, com o atacante de 36 anos já alcançando um recorde pessoal de 24 gols em todas as competições em 2025.
Os homens de Fernando Diniz falharam fora de casa em partidas recentes – perdendo pesadamente para o Palmeiras e dividindo os pontos com o Flamengo – mas o Vasco tem um histórico recente de sucessos notáveis fora de casa, esmagando o Santos por seis gols sem resposta em São Paulo perto do final do verão.
Notícias do time
Após receber seu terceiro cartão amarelo da campanha na vitória sobre o Juventude na última partida, o meio-campista do Fortaleza, Matheus Pereira, está suspenso para a noite de quarta-feira.
O jogador de 27 anos se junta a uma série de estrelas do time titular que estão fora, incluindo o goleiro João Ricardo, que está fora pelo restante da temporada devido a uma lesão no ombro.
As opções defensivas do Tricolor estão ainda mais limitadas pela ausência de Weaverson, que está se recuperando uma lesão recente na coxa.
O Vasco da Gama ainda não conseguiu uma sequência consistente de aparições do Carlos Cuesta, chegado em setembro, que sofreu uma lesão na coxa no mês passado.
O atacante Thiago Mendes, que se juntou ao Gigante da Colina em uma transferência gratuita durante o verão, teve sua participação restrita a apenas quatro jogos na liga devido a uma lesão na panturrilha.
Fortaleza provável escalação inicial:
Brenno; Mancuso, Britez, Avila, Kuscevic; Sasha, Pochettino, Guzman, Lopes, Bareiro; Lucero
Vasco da Gama provável escalação inicial:
Leo; Henrique, Moura, Renan, Piton; Tche, Coutinho, Barros; Rayan, Gomez, Moreira
Após mudar o rumo da partida a seu favor no final de semana, o Fortaleza deve estar confiante de competir arduamente contra o Vasco da Gama na quarta-feira à noite.
No entanto, o Gigante da Colina é um dos times em boa forma do futebol brasileiro atualmente e deve ser forte o suficiente para garantir os pontos máximos no Ceará.