Gil Vicente x Nacional – Notícias e Prováveis Escalações
Gil Vicente busca colocar um fim em sua sequência sem vitórias ao receber o Nacional, que enfrenta dificuldades, no Estádio Cidade de Barcelos, para a rodada 18 da Primeira Liga.
Os Galos terminaram a primeira metade da campanha na liga sem uma vitória em seus últimos sete jogos (D6, L1), enquanto o Alvinegro também chega a este confronto sem conseguir somar pontos em suas últimas três partidas.
Visualização de partida
Gil Vicente começou a campanha na Primeira Liga de forma promissora, registrando sete vitórias em seus 10 primeiros jogos (D1, L2), mas desde então teve dificuldades nas últimas semanas, especialmente em transformar empates em vitórias.
A sequência de sete jogos sem vencer dos Galos começou com um empate contra o AVS, que está na última posição, seguido por uma derrota decepcionante em casa para o Tondela, antes de cinco empates consecutivos.
No entanto, o técnico Cesar Peixoto deve ter se sentido encorajado pela maneira como seu último jogo se desenrolou, já que sua equipe se recuperou de um gol abaixo contra os campeões defensores, Sporting Lisboa, para garantir um ponto no final, em um empate de 1-1 no dia 2 de janeiro, graças a um gol de igualização de Carlos Eduardo aos 87 minutos.
Gil concedeu gols em seis de suas últimas sete partidas na liga, um forte contraste com sua série anterior, onde manteve oito jogos sem sofrer gols em 10, embora a equipe de Barcelos ainda mantenha o quarto melhor registro defensivo da divisão, com 12 gols sofridos, enquanto marcou 22 do outro lado.
Os Galos também estão desfrutando sua melhor campanha até agora, com seus 28 pontos (V7, D7, L3) representando sua maior contagem ao meio da temporada da elite, deixando-os em quarto lugar na tabela da Primeira Liga.
Com apenas um ponto separando-os do quinto e sexto colocados, Braga e Moreirense, respectivamente, Gil busca voltar a vencer para fortalecer suas ambições entre os quatro primeiros, portanto, também tentará encerrar uma sequência de três jogos sem vencer em casa (D2, L1).
Essa sequência contrasta fortemente com sua forma em casa nas primeiras partidas, tendo vencido quatro de seus cinco primeiros jogos na liga no Cidade de Barcelos nesta temporada (L1), e eles têm todo motivo para se sentir otimistas contra um oponente que dominaram recentemente.
De fato, o Nacional perdeu cada um dos últimos cinco encontros entre as equipes em todas as competições, incluindo uma derrota por 2-0 no jogo de ida na primeira rodada da atual campanha, enquanto sua última visita a Barcelos também terminou em uma derrota por 2-1.
A forma recente sugere ainda mais que os homens de Tiago Margarido podem ter dificuldades novamente, tendo perdido cinco de suas últimas 10 saídas (V1, D4), sequência que também incluiu uma eliminação na Taça de Portugal nas mãos do Braga.
A única vitória dos Alvinegros nesse período veio contra o Tondela na 14ª rodada, e desde então eles passaram três jogos sem vencer (D2, L1), mais recentemente se contentando com um dramático empate em 3-3 contra o Santa Clara após sofrer um gol no tempo extra.
Como resultado, o Nacional ocupa a 14ª posição na classificação, três pontos acima da zona de playoff de rebaixamento, e buscará criar mais distância do perigo com um resultado positivo no sábado, embora permaneçam sem vencer em seus últimos seis jogos fora de casa em todas as competições, perdendo três durante esse período.
Notícias do time
Com pouco mais de duas semanas após perder o artilheiro Pablo Felipe para o West Ham United, o Gil Vicente também se despediu do goleiro Andrew, que completou uma transferência para o Flamengo no meio da semana.
Um substituto já foi assegurado na forma de Lucão, do Bragantino, embora a participação do jogador de 24 anos no sábado possa ser precipitada, o que significa que Dani Figueira deve ser o titular no gol.
O meio-campista Facundo Caseres foi forçado a sair machucado na última partida, deixando sua disponibilidade incerta, enquanto Agustín Moreira deve perder seu sexto jogo consecutivo devido a uma lesão contra o Tondela em 29 de novembro de 2025.
Para o Nacional, a dupla defensiva Ulisses e Ivanildo Fernandes permanece fora enquanto continuam suas respectivas recuperações.
O meio-campista Filipe Soares não atua desde a derrota para o Famalicão em 1º de novembro e deve perder sua nona partida seguida devido a problemas físicos.
Gil Vicente provável escalação inicial:
Figueira; Ze Carlos, Espigares, Elimbi, Hevertton; Ze Carlos, G Garcia; Murilo, Esteves, Fernandes; Varela
Nacional provável escalação inicial:
K Pereira; Aurelio, Ze Vitor, Leo Santos, Vallier; Baeza, M Dias, Liziero; Ruan, R Diaz, Boia
Ambas as equipes chegam a este confronto em uma forma pouco convincente, mas o Gil Vicente é apontado como favorito para acabar com sua sequência sem vitórias, dado que tem sido dominante neste confronto nos últimos tempos.
O Nacional marcou e sofreu gols em sete de suas últimas oito partidas, e isso pode ser visto novamente aqui, particularmente com os anfitriões se ajustando à vida sem uma figura-chave no gol.

