Notícias

Inglaterra x País de Gales – Notícias e Prováveis Escalações

O 105º encontro entre Inglaterra e País de Gales acontece sob o famoso arco de Wembley na noite de quinta-feira, quando as duas nações se enfrentam em um amistoso internacional.

Quase três anos se passaram desde que os Três Leões garantiram uma vitória fora de casa por 3-0 sobre os Dragões em seu último encontro durante a fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA 2022.

Visualização de partida

Técnico da Inglaterra Thomas Tuchel em 6 de outubro de 2025

Inglaterra está se preparando para seu primeiro amistoso desde a surpreendente derrota por 3-1 contra Senegal no City Ground em junho – a primeira e única derrota até agora do breve comando Thomas Tuchel (W5 D0 L1).

No entanto, os Três Leões reagiram ao conquistar vitórias consecutivas sem resposta contra Andorra e Sérvia nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 no mês passado, com uma vitória rotineira em casa por 2-0 sobre o primeiro, seguida de um êxito contundente de 5-0 fora de casa contra o segundo.

Sentado no topo do Grupo K com 15 pontos máximos em cinco jogos, Inglaterra garantirá sua vaga para o torneio do verão próximo que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos se vencer Letônia em Riga na próxima terça-feira, mas o time de Tuchel deve primeiro focar no ‘Batalha da Grã-Bretanha’ contra os rivais País de Gales.

Marcar gols não tem sido um problema para a equipe dos Três Leões, que ocupa a quarta posição mundial segundo a FIFA, já que eles balançaram a rede em cada um de seus últimos 16 jogos em todas as competições, sua sequência mais longa do século; eles marcaram em 17 jogos consecutivos entre junho de 1990 e junho de 1991.

Inglaterra também tem um bom histórico contra País de Gales, tendo vencido cada um de seus últimos sete encontros em todas as competições, marcando 14 gols e sofrendo apenas um no processo; apenas contra Luxemburgo (nove), Andorra e San Marino (ambos oito) os Três Leões tiveram sequências de vitórias mais longas contra o mesmo adversário.

Técnico do País de Gales Craig Bellamy em junho de 2025.

Após a decisão de Gareth Bale de encerrar sua brilhante carreira internacional, o técnico Craig Bellamy garantiu aos fãs do País de Gales que “esta máquina vai ficar mais forte”, e ele comprovou essa afirmação ao levar os Dragões da 45ª para a 30ª posição no Ranking Mundial da FIFA desde sua nomeação em julho de 2024.

Bellamy começou seu comando no País de Gales com uma impressionante sequência de nove jogos sem derrota em todas as competições (W5 D4), mas seu time sofreu derrota em duas de suas últimas três partidas internacionais, com uma vitória por 1-0 sobre Cazaquistão nas eliminatórias da Copa do Mundo entre uma ‘louca’ derrota por 4-3 para a Bélgica e uma perda por 1-0 em casa para o Canadá em seu amistoso mais recente no mês passado.

O País de Gales espera que o confronto de quinta-feira com a Inglaterra sirva como uma preparação valiosa para o importante jogo de eliminatórias da Copa do Mundo em casa contra outra nação do top-10 classificada, a Bélgica, que está empatada em pontos com os Dragões no Grupo J e a um ponto atrás dos líderes da Macedônia do Norte.

No entanto, o sucesso fora de casa tem sido difícil de alcançar para o País de Gales, que não venceu em seus últimos 11 amistosos fora de casa (D1 L10) desde uma estreita vitória por 1-0 na Dinamarca em 2008, graças a um gol de ninguém menos que Bellamy!

Os Dragões de fato não conseguiram marcar em seus últimos 10 amistosos fora de casa, passando 938 minutos desde que balançaram a rede pela última vez contra Montenegro em 2009, enquanto também venceram apenas uma de suas 24 partidas fora de casa contra a Inglaterra pós-Segunda Guerra Mundial (D6 L17) – uma vitória por 1-0 no antigo Wembley em maio de 1977.

Forma da Inglaterra (todas as competições):

W W W L W W

Notícias do time

Bukayo Saka da Inglaterra em 10 de setembro de 2024

Inglaterra estará sem o Jogador do Ano Jude Bellingham, assim como Phil Foden, Jack Grealish e Adam Wharton, que foram todos omitidos da convocação de Tuchel, com o técnico dos Três Leões insistindo que não tem “nenhum problema” com nenhum desses jogadores.

Reece James, Tino Livramento e Noni Madueke, que todos foram titulares contra a Sérvia na última partida, também foram deixados de fora, pois estão atualmente afastados devido a lesões, junto com Cole Palmer e Trent Alexander-Arnold.

Nico O’Reilly, do Manchester City, recebeu sua primeira convocação para a seleção principal após a desistência de James na segunda-feira e pode competir com Myles Lewis-Skelly e Djed Spence por uma vaga como lateral-esquerdo, enquanto John Stones está pronto para iniciar como zagueiro após perder a última pausa internacional por lesão.

Bukayo Saka também está de volta na convocação da Inglaterra e espera ganhar uma vaga como titular na ala direita, enquanto o atacante em forma Harry Kane, que marcou 18 gols em apenas 11 partidas pelo Bayern de Munique até agora nesta temporada, deve ser o capitão dos Três Leões.

Quanto ao País de Gales, o experiente meio-campista Aaron Ramsey – que agora atua em nível de clube pelo time mexicano Pumas UNAM – foi forçado a se retirar da convocação com uma lesão não especificada, enquanto o ala do Leeds United, Daniel James (tornozelo), também está indisponível para seleção.

Bellamy adicionou desde então a dupla do Cardiff City, Isaak Davies e Rubin Colwill, à sua convocação, enquanto o trio do Leeds, Karl Darlow, Joe Rodon e Ethan Ampadu, a dupla do Tottenham, Brennan Johnson e Ben Davies, além de Harry Wilson do Fulham, estão entre os representantes da Premier League que podem estar envolvidos pelos Dragões.

O atacante do Wrexham, Kieffer Moore, marcou quatro gols em nove jogos do Championship nesta temporada e também balançou a rede em suas duas últimas apresentações pelo País de Gales, anotando contra Liechtenstein e Cazaquistão – o jogador com 50 convocações nunca havia marcado anteriormente em três jogos consecutivos por seu país.

Inglaterra provável escalação inicial:

Henderson; Spence, Konsa, Burn, Lewis-Skelly; Rice, Anderson, Rogers; Saka, Kane, Rashford

País de Gales provável escalação inicial:

Darlow; Williams, Mepham, Rodon, Davies; Ampadu, J. James; Johnson, Wilson, Thomas; Moore

 

Cada um dos últimos oito técnicos da Inglaterra venceu seu primeiro encontro com uma nação doméstica (excluindo aqueles que nunca enfrentaram uma) e Tuchel estará confiante de se tornar o nono com qualquer time que escale contra País de Gales, considerando a riqueza de qualidade ainda à sua disposição.

O País de Gales mostrou sinais positivos de progresso sob Bellamy, mas resta saber como irão abordar este amistoso, com um olho no jogo decisivo da próxima semana contra a Bélgica. Caso vários nomes estrelas sejam poupados, isso poderá favorecer a Inglaterra e uma vitória em casa é o resultado mais esperado aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Grupo do Telegram
⭐️ Grupo GRATIS (+14.000 membros)
Junte-se agora ao grupo do Telegram para receber notificações de apostas!