Itália x Estônia – Notícias e Prováveis Escalações
Com o objetivo de construir algum impulso por trás da campanha da Copa do Mundo 2026, a Itália receberá a Estônia em Bergamo na noite de sexta-feira.
Nove pontos atrás do primeiro lugar no Grupo I, os Azzurri correm o risco de perder uma terceira final global consecutiva, então precisam melhorar rapidamente sob a nova gestão.
Visualização da partida
Foi um fim bizarro de um reinado malsucedido como técnico da seleção da Itália para Luciano Spalletti, que realmente foi dispensado suas funções antes de comandar sua partida final.
Embora tenha saído com uma vitória por 2 a 0 contra a Moldávia, Spalletti já havia anunciado sua própria saída em uma coletiva de imprensa um dia antes, logo após uma derrota decepcionante para a Noruega.
Com as cicatrizes de sucessivas falhas de qualificação para a Copa do Mundo, os Azzurri começaram sua busca para terminar 12 anos de mágoa com uma derrota por 3 a 0 em Oslo, ficando atrás dos noruegueses no Grupo I.
Embora com dois jogos a menos devido à sua participação nas finais da UEFA Nations League, a Itália agora tem muito o que fazer sob o novo chefe Gennaro Gattuso – um compromisso inesperado em muitos trimestres.
Claudio Ranieri foi abordado pela primeira vez para suceder Spalletti, mas preferiu ficar na Roma, então o ex-meio-campista e técnico do Napoli foi encarregado reviver La Nazionale.
Classificada em nono no mundo pela FIFA, a Itália agora retoma a qualificação com um cabeçalho duplo crucial contra a Estônia e Israel, que certamente deve produzir seis pontos para evitar os playoffs.
Enquanto os quatro vezes vencedores, a Itália, não conseguiram fazer a Copa do Mundo nos últimos anos – ambos os lados de serem coroados campeões europeus – a Estônia ainda está aguardando sua primeira aparição em qualquer torneio importante.
A pequena Báltia também perdeu todas as seis reuniões anteriores com os adversários de sexta-feira, sofrendo mais recentemente uma derrota de 4 a 0 em novembro de 2020.
Após evitar por pouco o rebaixamento de seu último grupo da Liga das Nações e permanecer na Liga C, a Estônia iniciou sua última campanha de qualificação ao perder por 2 a 1 para Israel.
Então, os Blueshirts chegaram à Moldávia em um emocionante confronto de cinco gols, antes de serem derrotados em casa por Israel e Noruega; deixando-os com três pontos, empatados com a Itália.
Assim, os homens de Jurgen Henn ainda estão tecnicamente na mistura para um improvável final, mesmo que três equipes de classificação mais alta estejam acima deles.
Notícias da equipe
Gattuso afirmou que a Itália voltará a uma defesa de quatro homens, após seu experimento fracassado com uma linha de três homens sob Luciano Spalletti.
A maquiagem exata de seu primeiro XI é bastante incerta, mas o capitão Gianluigi Donnarumma – recém-chegado ao Manchester City – com certeza começará entre os postos.
Destiny Udogie, Samuele Ricci e o novo atacante do Napoli, Lorenzo Lucca, foram descartados; Limitados pela primeira vez, Francesco Pio Esposito, Giovanni Fabbian e Giovanni Leoni, do Liverpool, estão prontos para lugares no banco.
Enquanto isso, Mateo Retegui – que marcou duas vezes pelo novo clube al-Qadisah no fim de semana – disputará a seleção com Moise Kean, Giacomo Raspadori e o recuperado Gianluca Scamacca na frente.
A Estônia nomeou uma equipe de 26 jogadores para o jogo de sexta-feira e uma amistosa em casa contra Andorra, com o capitão Karol Mets novamente perdendovido a lesão.
O goleiro do Werder Bremen, Karl Hein – de propriedade do Arsenal – deve começar por trás de uma defesa com o ex-Tottenham Hotspur, zagueiro Maksim Paskotsi.
O atacante veterano Henri Anier é o maior goleador ativo dos visitantes, mas Rauno Sappinen tem mais probabilidade de liderar seu ataque.
Itália provável escalação inicial: Donnarumma; Di Lorenzo, Gatti, Bastoni, DiMarco; Barella, Locatelli, Tonali; Politano, Kean, Zaccagni
Estônia provável escalação inicial: Hein; Tur, Kuusk, Paskotsi, Saliste; Shein, Soomets; Yakovlev, Kait, Sinyaxiy; Sappinen
Enquanto a Itália pode precisar de mais do que um novo técnico para resolver seus problemas, Gattuso certamente terá um começo vencedor em território.
A Estônia é regularmente superada por nações maiores, então os Azzurri podem derrotar os Blueshirts por pelo menos dois gols.