Letônia x Sérvia – Notícias e Prováveis Escalações
Empatados em quatro pontos no Grupo K das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, Letônia e Sérvia se enfrentam no Estádio Daugava em Riga na tarde de sábado.
Além de ocupar a liderança sobre os anfitriões na tabela por conta do saldo gols, os visitantes também têm um jogo a menos e estão em uma boa sequência invicta antes do fim de semana.
Visualização de partida
Devido à sua participação de sucesso nos playoffs da UEFA Nations League em março, a Sérvia jogou apenas duas vezes nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 até agora, mas os homens de Dragan Stojkovic estão surfando uma onda de confiança entrando nos jogos de setembro.
Os Águias inicialmente superaram a Áustria por 3-1 no agregado para manter sua posição na Liga A da Nations League, antes de conquistar quatro pontos de seis possíveis contra a Albânia e Andorra no Grupo K em junho, registrando dois jogos seguidos sem sofrer gols pelo caminho.
Um empate sem gols esquecível com os Albaneses precedeu uma derrota simples por 3-0 sobre Andorra, que havia limitado a Inglaterra a apenas um gol alguns dias antes, mas sucumbiu a um hat-trick magistral de Aleksandar Mitrovic em Leskovac.
Mitrovic não poderia ter marcado sua 100ª aparição pela seleção de forma mais adequada, e a Sérvia, agora em terceiro lugar, está apenas um ponto atrás da Albânia na vaga de playoffs, com dois jogos a menos, então a classificação está firmemente em seu próprio destino.
A vitória convincente em junho sobre Andorra marcou o sexto jogo da Sérvia sem derrotas em todas as competições, e eles estão invictos nos últimos 11 jogos das Eliminatórias da Copa do Mundosde que perderam para a Áustria em 2017; uma sequência que levanta a moral antes de um desafiador reencontro na Euro 2024 com a Inglaterra na próxima semana.
Os Letões já foram derrotados pela força dos Três Leões no Grupo K, mas os homens de Paolo Nicolato conquistaram mais dois resultados satisfatórios ao lado sua derrota para o time de Thomas Tuchel, derrotando Andorra e segurando a Albânia.
O último resultado – um empate em 1-1 no dia 10 de junho – foi particularmente movimentado para o defensor da Letônia Antonijs Cernomordijs, que marcou um gol contra, fez o gol de empate e recebeu um cartão amarelo que o afastará do jogo de sábado por suspensão.
Quatro pontos de nove possíveis colocaram a Letônia em quarto lugar no grupo, abaixo da perfeita Inglaterra, da Albânia em segundo lugar – da qual estão um ponto atrás com um jogo a menos – e dos próximos adversários Sérvia, então a vaga nos playoffs pode ser deles neste fim de semana com uma vitória.
O encontro de sábado marcará o primeiro confronto competitivo ou não competitivo entre as seleções principais de Sérvia e Letônia, embora as duas nações já tenham se enfrentado quatro vezes no nível Sub-21, com três empates e uma vitória de 2-0 para os Águias em 2007.
Notícias do time
O maior artilheiro da história da Sérvia, Mitrovic, está supostamente finalizando uma transferência para o time catari Al-Rayyan após rescindir seu contrato com o Al-Hilal, mas o ex-jogador do Fulham e Newcastle United está na convocação dos Águias, então será “business as usual” para ele no ataque.
Dusan Vlahovic, da Juventus – que permaneceu com a Velha Senhora neste verão apesar das especulações sobre a rescisão de seu contrato – deve se unir a Mitrovic, cujo ex-companheiro de Fulham, Sasa Lukic, deve atuar no meio-campo.
Contudo, o goleiro Vanja Milinkovic-Savic pediu para ser omitido da convocação da Sérvia desta vez enquanto se adapta ao seu novo ambiente no Napoli, então Djordje Petrovic, do Bournemouth, pode começar como última linha de defesa.
Do lado da Letônia, o mencionado Cernomordijs deve cumprir sua suspensão de um jogo aqui devido a dois cartões amarelos que já recebeu no Grupo K, mas foi convocado para a seleção e estará de volta para enfrentar a Albânia na próxima terça-feira.
Vitalijs Jagodinskis, de 33 anos, deve entrar na linha de defesa em seu lugar, mas Kristers Tobers, do Aberdeen, está indisponível devido a lesão.
Letônia provável escalação inicial:
Zviedris; Jaunzems, Balodis, Jagodinskis, Jurkoxis, Ciganiks; Varslavans, Ikaunieks, Saveljex Zelenkox Gutkoxis
Sérvia provável escalação inicial:
Petrovic; Stojic, Pavlovic, Milenkovic; Gudelj; Zivkovic, Lukic, Samardzic, Kostic; Mitrovic, Vlahovic
Além de lamentar a ausência de um defensor experiente como Cernomordijs, a Letônia carece do punch necessário no ataque para realmente incomodar a defesa sérvia.
Vlahovic e Mitrovic podem ter que ser pacientes contra os anfitriões, que têm uma defesa sólida, mas os homens de Stojkovic possuem potência ofensiva demais para não conseguir uma vitória rotineira.