Lituânia x Polônia – Notícias e Prováveis Escalações
Ainda em busca da qualificação automática para a Copa do Mundo 2026, a Polônia visitará a Lituânia em Kaunas no domingo.
As Águias estão posicionadas logo atrás dos líderes do Grupo G, os Países Baixos, com três jogos a serem disputados, enquanto seus anfitriões já estão fora da disputa.
Visualização de partida
Desde a derrota para a Finlândia em junho, colocando sua nona qualificação para a Copa do Mundo em sério risco, a Polônia reviveu sua campanha com uma mudança no comando técnico.
Após uma disputa com o artilheiro Robert Lewandowski – que se afastou temporariamente da seleção – Michal Probierz foi demitido, e Jan Urban assumiu o cargo.
Um ex-atacante que jogou pela Polônia na Copa do Mundo 1986, Urban tem alguns pontos em comum com seu capitão de destaque, e ele teve um início impressionante.
Após conquistar um empate em 1-1 contra os Países Baixos em De Kuip, seu time venceu os finlandeses por 3-1, somando 10 pontos em cinco partidas do Grupo G.
No entanto, uma das duas primeiras colocações está longe de ser garantida, pois a Finlândia, atualmente em terceiro lugar, está nivelada em pontos – embora tenha jogado uma partida a mais.
Terminar em segundo garantiria uma vaga na repescagem, mas as Águias ainda poderiam superar seus adversários holandeses e ficar em primeiro lugar, com os dois times programados para um confronto crucial no próximo mês.
Após a vitória amistosa na quinta-feira sobre a Nova Zelândia, eles precisam agora fazer o dever de casa contra a Lituânia, tendo vencido o jogo anterior por 1-0 em casa.
Foi necessário um gol tardio de Lewandowski para separar os lados em março, então Urban espera uma vitória mais confortável neste fim de semana.
Classificada 109 lugares abaixo da Polônia no índice global da FIFA, a Lituânia, azarã do Grupo G, conquistou apenas três pontos até agora.
Na noite de quinta-feira, a lenda do futebol e atual técnico Edgaras Jankauskas viu seu time abrir o placar na Finlândia, quando o lateral Pijus Sirvys marcou primeiro, mas acabou sofrendo uma derrota de 2-1.
Embora as vitórias tenham sido difíceis de obter, a nação báltica certamente se aproximou mais do que o esperado em tempos recentes, tendo ameaçado anteriormente um grande upset contra os Países Baixos.
A Lituânia se recuperou de dois gols em casa contra os Oranje no mês passado, antes de sucumbir a uma corajosa derrota por 3-2, e Jankauskas está claramente tirando o melhor de recursos limitados.
Agora, tudo o que resta nessa fase de qualificação é lutar contra Malta, que está em quinto lugar, para evitar terminar em último, enquanto somar mais pontos melhoraria seu ranking mundial baixo.
Notícias da equipe
Como sempre, o elenco da Polônia é liderado por Lewandowski, que marcou um recorde nacional de 86 gols em 160 partidas, enquanto o vice-capitão Piotr Zielinski – que fez o único gol contra a Nova Zelândia – se destaca no meio-campo.
O trio baseado na Itália, Sebastian Walukiewicz, Adam Buksa e Nicola Zalewski, não está envolvido este mês, sendo que este último sofreu recentemente uma lesão na coxa durante a competição pelo Atalanta BC.
A ausência de Zalewski pode abrir a porta para Jakub Kaminski ou o ponta convocado Michal Skoras figurarem na ala esquerda, enquanto Matty Cash e Sebastian Szymanski geralmente se conectam pela direita.
Enquanto isso, a Lituânia esteve em ação competitiva no início desta semana, então um XI semelhante deve iniciar no domingo.
Jankauskas deve fazer pelo menos uma mudança, pois Artur Dolznikov cumprirá uma suspensão por acúmulo de cartões. Como resultado, o experiente atacante Fedor Cernych pode igualar o recorde de convocações da seleção ao fazer sua 101ª aparição.
Gytis Paulauskas deve liderar o ataque, enquanto Gvidas Gineitis, do Torino – que já registrou quatro participações em gols no Grupo G até agora – conduzirá as operações no meio-campo.
Lituânia provável escalação inicial:
Gertmonas; Sirvys, Upstas, Girdvainis, Armalas, Lasickas; Sirgedas, Vorobjovas, Gineitis, Cernych; Paulauskas
Polônia provável escalação inicial:
Skorupski; Cash, Wisniewski, Bednarek, Kiwior; Szymanski, Zielinski, Slisz, Kaminski; Swiderski, Lewandowski
Apesar de contar com um dos melhores atacantes do mundo, a Polônia não é a equipe mais prolífica, então pode marcar apenas uma ou duas vezes.
Após melhorar a defesa, a Lituânia já provou que pode pressionar nações de classificação mais alta, mas ainda sofrerá outra derrota.