Liverpool x Brighton – Notícias e Prováveis Escalações
Todas as atenções estarão voltadas para Mohamed Salah quando o Liverpool receber o Brighton & Hove Albion em Anfield para um intrigante confronto da Premier League repleto de subtramas na tarde de sábado.
Os Reds e os Seagulls estão ambos em busca de voltar a vencer no topo após não conseguirem conquistar os três pontos contra Leeds United e West Ham United, respectivamente, no último fim de semana.
Visualização de partida
O futuro de Mohamed Salah no Liverpool continua dominando as manchetes, com interrogações pairando sobre se ele já jogou sua última partida por um clube acusado “jogá-lo para debaixo do ônibus” e treinado por Arne Slot, que agora “não tem relacionamento” com o egípcio.
Há opiniões conflitantes sobre se Salah deveria ter sidoixado fora das últimas três partidas do Liverpool na Premier League, incluindo o empate em 3-3 com o Leeds no último fim de semana. Poucos disputariam, no entanto, que ele esteve bem abaixo de seus padrões habituais. Nesta temporada, ele está registrando seus menores números por 90 minutos no Liverpool em chutes (2.6), chutes a gol (0.8) e toques na área adversária (7.3).
Salah também ocupa a última posição entre 45 jogadores pela ponta que jogaram 270 minutos ou mais na Premier League desta temporada em rastreamento defensivo (corridas de volta para seu próprio campo para recuperar sua posição defensiva), e sua presença não foi necessária na noite de terça-feira quando Slot omitiu o atacante de sua equipe para uma controversa vitória por 1-0 na Liga dos Campeões sobre o Inter de Milão.
Enquanto o Liverpool ainda tem trabalho a fazer na Europa para garantir a qualificação automática para as oitavas de final, suas esperanças de reter o título da Premier League parecem ter evaporado, após uma sequência de apenas duas vitórias em seus últimos 10 jogos (D2 L6), deixando-os na 10ª posição na tabela, a 10 pontos atrás dos líderes Arsenal, embora a distância até o quarto lugar seja de apenas três pontos.
O Liverpool acumulou apenas 23 pontos e sofreu 24 gols em suas primeiras 15 partidas da Premier League nesta temporada, o pior começo para um campeão atual em ambas as métricas desde o Leicester em 2016-17 (16 pontos, 26 sofridos). De fato, as fraquezas defensivas custaram caro aos Reds, que sofreram 48 gols em 35 partidas da PL em 2025 – apenas duas vezes antes eles sofreram 50+ gols em um ano civil na divisão (51 em 2012 e 52 em 2014).
Slot e sua equipe podem ao menos se consolar com o fato de que o Liverpool perdeu apenas uma de suas oito reuniões em casa na elite contra o Brighton (W5 D2), embora essa tenha sido a única vez em que enfrentaram os Seagulls como os campeões da divisão, perdendo por 1-0 em fevereiro de 2021.
Quatro dias após sofrer uma derrota em casa por 4-3 para o Aston Villa, o Brighton teve a oportunidade perfeita para capitalizar sobre o empate do Chelsea com o Bournemouth e subir para o top quatro com uma vitória em casa sobre o West Ham United, ameaçado rebaixamento, no último fim de semana.
No entanto, os Seagulls estavam sem criatividade contra os Hammers, com todos os quatro de seus chutes a gol registrados a partir do 89º minuto, incluindo o gol de empate tardio de Georginio Rutter que salvou um ponto em um empate de 1-1 no Estádio Amex.
O técnico Fabian Hurzeler admitiu que seu time Brighton “não merecia” mais do que um ponto após uma exibição sem energia e intensidade. O resultadoixa sua equipe na oitava posição da tabela da Premier League, empatada em pontos com o adversário de sábado, Liverpool, e três atrás do Crystal Palace, que está em quarto lugar.
O Brighton entra em um período festivo movimentado sem ter vencido nenhuma de suas últimas oito partidas na Premier League em dezembro (D5 L3). Hurzeler venceu uma partida em cada um dos outros nove meses que esteve à frente dos Seagulls, exceto no último mês do ano.
O Brighton manteve dois jogos seguidos sem sofrer gols em suas últimas duas partidas fora de casa e não mantinha três seguidos entre março e julho de 2020. Os Seagulls também buscam vencer partidas consecutivas da liga contra o Liverpool pela primeira vez após vencerem por 3-2 em seu último encontro no Amex em maio.
Notícias do time
O Liverpool ficará sem Cody Gakpo (não especificado), Giovanni Leoni (ACL) e Conor Bradley (suspenso), enquanto Jeremie Frimpong (muscular), Federico Chiesa (doença) e Wataru Endo (não especificado) estão todos em dúvida e serão avaliados antes do início da partida.
Embora Salah tenha contribuído diretamente para 17 gols em suas últimas 18 partidas contra o Brighton (10 gols, sete assistências), permanece a dúvida se ele fará parte da equipe no dia da partida pela última vez antes de deixar para os compromissos da Copa Africana de Nações com o Egito.
Dominik Szoboszlai, que marcou um pênalti da vitória aos 88 minutos contra o Inter, tem sido talvez o jogador de destaque do Liverpool nesta temporada e ele pode continuar no lado direito do meio-campo caso Salah seja deixado fora novamente.
O ex-jogador do Brighton, Alexis Mac Allister, Curtis Jones e Ryan Gravenberch estarão todos em disputa por uma vaga no meio-campo titular, e Joe Gomez provavelmente continuará como lateral-direito na ausência de Bradley, enquanto um retorno para Florian Wirtz pode fazer com que Hugo Ekitike ou Alexander Isak deixem o time titular.
Quanto ao Brighton, Stefanos Tzimas, Solly March, Adam Webster (todos com lesão no joelho) e James Milner (muscular) permanecem afastados devido a lesões, sendo que o primeiro deles deve ficar meses fora.
Kaoru Mitoma está fora desde o final de setembro devido a um problema no tornozelo e continuará a ser avaliado junto com a dupla em dúvida Yasin Ayari (muscular) e Tom Watson (não especificado).
Se Ayari passar por um teste de aptidão tardio, ele provavelmente disputará uma vaga com Diego Gomez e Jack Hinshelwood para um lugar no meio-campo ao lado Carlos Baleba, enquanto Rutter deve manter sua vaga como titular atrás do atacante Danny Welbeck após marcar seu primeiro gol na PL da temporada com seu 19º chute no último fim de semana.
Possível escalação inicial do Liverpool:
Liverpool provável escalação inicial: Alisson; Gomez, Konate, Van Dijk, Kerkez; Jones, Gravenberch, Mac Allister; Szoboszlai, Isak, Wirtz
Possível escalação inicial do Brighton & Hove Albion:
Brighton & Hove Albion provável escalação inicial: Verbruggen; Wieffer, Dunk, Van Hecke, Kadioglu; Baleba, Ayari; Minteh, Rutter, De Cuyper; Welbeck
Um gol cedo não garante vitória no sábado, dada a circunstância de que a equipe que marca primeiro não venceu nenhuma das últimas quatro partidas da Premier League entre Liverpool e Brighton.
Considerando que a aura de Anfield diminuiu nas últimas semanas, com o Liverpool não conseguindo vencer nenhuma de suas últimas três partidas em casa e sofrendo sete gols (D1 L2), podemos ver os Seagulls conquistando pelo menos um ponto em um confronto que pode se tornar um jogo interessante e movimentado.

