Notícias

Manchester City x Newcastle – Notícias e Prováveis Escalações





Buscando reverter uma desvantagem de dois gols no primeiro jogo, os detentores da EFL Cup, Newcastle United, viajam para o Etihad Stadium para enfrentar o Manchester City em um intrigante confronto de volta na noite de quarta-feira.

Os vencedores deste duelo entre times da Premier League enfrentarão o Arsenal ou o Chelsea na final no Wembley Stadium em 22 de março.

Visualização de partida

O Manchester City está em posição privilegiada para alcançar sua 23ª final de copa nacional no Wembley sob a tutela do técnico Pep Guardiola, após garantir uma convincente vitória por 2-0 no primeiro jogo contra o Newcastle no St James’ Park há três semanas, graças aos gols de Antoine Semenyo e Rayan Cherki.

Os Citizens falharam em alcançar a final da EFL Cup apenas uma vez nas seis ocasiões anteriores em que venceram o primeiro jogo da semifinal – perdendo para os rivais Manchester United em 2009-10 – e agora estão de olho em seu primeiro triunfo na EFL Cup desde 2020-21; apenas o Liverpool (10) venceu a competição mais vezes que o City (oito).

Desde aquela vitória no primeiro jogo, Guardiola e cia sofreram uma queda de rendimento (V2 E1 D2) e, recentemente, empataram em 2-2 na Premier League com o Tottenham no Norte de Londres no domingo – esta foi a primeira vez que o Manchester City liderou por 2+ gols no intervalo em um jogo e não conseguiu vencer desde abril de 2018 (derrota por 3-2 para o Man United).

Na Premier League, o City marcou seis gols no primeiro tempo sem resposta, mas sofreu seis no segundo tempo, sem marcar em 2026. O colapso contra o Tottenham destacou como as performances no segundo tempo estão se tornando uma preocupação crescente para Guardiola, que viu seu time cair seis pontos atrás dos líderes e rivais pelo título, Arsenal, com 14 jogos restantes.

O Manchester City, no entanto, receberá de bom grado o retorno à Etihad na quarta-feira, onde ganhou 14 de seus 18 jogos em casa em todas as competições nesta temporada (E2 D2), enquanto também venceu todos os seus últimos 11 encontros em casa com o Newcastle por um placar agregado 37-3, incluindo uma vitória por 4-0 na elite em fevereiro de 2025.

O Newcastle começou a defesa de seu título na EFL Cup com vitórias sobre Bradford, Tottenham e Fulham, mas sua sequência de 10 vitórias na competição – que durava desde o início da temporada 2024-25 – chegou ao fim com uma derrota em casa para o Manchester City no primeiro jogo de sua semifinal.

Conceder um segundo gol no 98º minuto foi um “golpe duro” para os Magpies, mas “não fatal” aos olhos do técnico Eddie Howe, que insistiu que seu time “ainda está lutando” na tentativa de se tornar apenas o segundo time a reverter uma desvantagem de 2+ gols no primeiro jogo para alcançar a final da EFL Cup, após o Aston Villa contra o Tranmere em 1993-94 (perdeu 3-1 fora, venceu 3-1 em casa e ganhou nos pênaltis).

De fato, um enorme desafio aguarda o Newcastle, que perdeu 17 de suas últimas 18 visitas ao Manchester City e celebrou apenas uma vitória no Etihad nos últimos 22 anos, embora esse sucesso solitário tenha sido na EFL Cup, quando venceu por 2-0 fora de casa na quarta rodada em outubro de 2014.

A forma geral do Newcastle fora de casa nesta temporada deixou a desejar, pois venceu apenas três de seus 16 jogos longe de casa em todas as competições (E5 D8), e recentemente deixou escapar uma vantagem de um gol para perder por 4-1 para o Liverpool na Premier League no sábado, o que os deixou na 10ª posição da tabela e a seis pontos do top 5.

Entrando no segundo jogo de quarta-feira, os Magpies podem pelo menos tirar alguma confiança ao terem avançado nas duas últimas eliminatórias da EFL Cup contra o Manchester City (2014 e 2023), enquanto também venceram por 2-1 na Premier League sobre o time de Guardiola em novembro. Eles agora tentarão vencer os Citizens duas vezes na mesma temporada pela primeira vez desde 1983-84.

Notícias do Time

O defensor do Manchester City, Ruben Dias, voltou a treinar com o time principal esta semana após um período afastado por lesão na coxa, mas não deve atuar contra o Newcastle, enquanto Jeremy Doku (panturrilha), Josko Gvardiol (fratura na tíbia), John Stones (coxa), Mateo Kovacic (tornozelo/calcanhar) e Savinho (não especificado) permanecem fora.

Pep Guardiola deve evitar mudanças radicais em sua escalação inicial, mas pode convocar o goleiro James Trafford em detrimento de Gianluigi Donnarumma, enquanto Phil Foden, em baixa forma, espera retomar seu lugar no time titular após ser afastado contra o Tottenham.

No entanto, Guardiola pode optar por manter o capitão Bernardo Silva e o armador Rayan Cherki em funções centrais avançadas, sendo que este último buscará se tornar o primeiro jogador do Manchester City a marcar em quatro aparições consecutivas na EFL Cup desde Yaya Toure, entre setembro de 2013 e setembro de 2014.

Assim como Cherki, Semenyo também marcou para o City contra o Tottenham no último fim de semana e contra o Newcastle no primeiro jogo. A contratação de janeiro pode manter sua posição em um papel central ao lado Erling Haaland, embora Omar Marmoush – que marcou um hat-trick na mencionada vitória por 4-0 na PL contra o Newcastle na temporada passada – esteja pressionando por uma convocação.

Quanto ao Newcastle, o meia estrela Bruno Guimaraes não participou da derrota para o Liverpool devido a um problema no tornozelo, enquanto Sven Botman e Lewis Miley não foram utilizados como substitutos, pois estão lidando com lesões na coxa e no tornozelo, respectivamente.

Todos os três jogadores são dúvidas e serão avaliados antes do início da partida, enquanto Joelinton (virilha), Tino Livramento (lesão na coxa), Fabian Schar (tornozelo) e Emil Krafth (joelho) continuam no DM.

Se Guimaraes e Miley não estiverem aptos para jogar, Sandro Tonali poderá ser acompanhado em um meio-campo de três jogadores por Jacob Ramsey e Joe Willock, sendo que este último perdeu mais jogos contra o Manchester City (oito) do que qualquer outro adversário em sua carreira.

Howe decidiu começar sem um centroavante reconhecido contra o Liverpool, com Anthony Gordon, Harvey Barnes e Anthony Elanga todos começando em um ataque de três jogadores, mas ele pode optar por convocar Nick Woltemade ou Yoane Wissa na quarta-feira.

Possível escalação inicial do Manchester City:

Trafford; Nunes, Khusanov, Guehi, Ait-Nouri; Rodri, O’Reilly; Cherki, Bernardo; Semenyo, Haaland

Possível escalação inicial do Newcastle United:

Newcastle United provável escalação inicial:

Pope; Trippier, Thiaw, Burn, Hall; Guimaraes, Tonali, Ramsey; Barnes, Wissa, Gordon

 

 

O Newcastle não tem outra escolha a não ser levar o jogo para o Manchester City em sua busca por uma inesperada virada. Evitar um revés cedo pode ser crucial, já que anteriormente concederam o gol de abertura dentro dos primeiros 20 minutos em sete de suas últimas oito visitas ao Etihad, antes de perder todas as vezes.

Os Magpies têm os atacantes à sua disposição para incomodar a defesa vulnerável do Manchester City e explorar sua linha alta, mas os Citizens possuem qualidade suficiente na última terceira parte para superar seus adversários e devem garantir uma vitória agregada para alcançar a final.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias