Marseille x Ajax – Notícias e Prováveis Escalações
Enfrentando-se em uma partida da Liga dos Campeões pela primeira vez em mais de 50 anos, Marseille e Ajax buscarão seus primeiros pontos na competição nesta temporada quando se encontrarem na terça-feira no Stade Velodrome.
Na primeira rodada, o OM foi derrotado por 2-1 pelo Real Madrid, enquanto o time holandês perdeu em casa por 2-0 para os vice-campeões da temporada passada, o Inter.
Visualização de partida
A partida de abertura para o Marseille deixou o técnico Roberto De Zerbi com um gosto amargo na boca, já que sua equipe esteve empatada com os Blancos até as etapas finais, antes de perder devido a uma decisão polêmica de pênalti.
Foi o segundo pênalti marcado contra eles nessa partida, e esta equipe já perdeu 19 de suas 22 últimas partidas na Liga dos Campeões.
O Marseille não vence sua partida de abertura em casa na fase de grupos deste torneio desde 2011, quandorrotou o Borussia Dortmund por 3-0 no Stade Velodrome.
Defensivamente, eles têm lutado em partidas da Liga dos Campeões, sofrendo gols em 21 de suas últimas 22 partidas nesta competição, mas conseguiram manter a defesa invicta em dois confrontos consecutivos em casa na Ligue 1, segurando o Paris Saint-Germain no Le Classique na segunda-feira passada.
Apenas um de seus oito últimos jogos em casa contra equipes holandesas terminou em derrota, quando os Les Phoceens foram derrotados por 1-0 pelo FC Twente em uma partida da UEFA Cup (agora Europa League) em 2009.
Em seus últimos cinco encontros com o Ajax, o OM está invicto, vencendo uma emocionante partida por 4-3 na última vez que se encontraram no Stade Velodrome em uma partida da Europa League de 2023, com o gol da vitória saindo no tempo de acréscimos do segundo tempo.
A primeira aparição do Ajax na Liga dos Campeões desde 2022 começou de forma negativa, com o clube da Eredivisie registrando apenas dois chutes a gol diante de sua torcida.
Isso estendeu sua sequência de derrotas em competições da UEFA para quatro partidas, embora tenham vencido sua partida fora de casa anterior neste torneio contra o Rangers em 2022 (3-1).
Os homens de John Heitinga ainda não venceram uma partida competitiva fora de casa nesta temporada, conquistando três empates na primeira divisão holandesa, sofrendo o primeiro gol em suas duas últimas saídas para garantir um ponto.
Em seus últimos 19 jogos fora de casa, tanto na fase de grupos quanto na fase de ligas deste torneio, eles sofreram apenas uma derrota, com os holandeses saindo vitoriosos em 11 dessas ocasiões.
Eles sofreram gols pelo menos uma vez em seis partidas seguidas nesta fase da Liga dos Campeões, sem um jogo fora de casa sem sofrer gols nesta competição desde uma vitória por 2-0 sobre o time francês Lille em 2019.
O Ajax tem um histórico de 100% contra o Marseille neste torneio, tendo saído atrás para vencê-los por 2-1 em sua única visita anterior ao Velodrome em 1971, com o lendário Johan Cruyff marcando o gol da vitória.
Notícias do time
Na primeira rodada, Geoffrey Kondogbia foi substituído com uma lesão na panturrilha e não atuou pelo Marseille desde então, Ruben Blanco perdeu aquele jogo devido a uma lesão no joelho e Hamed Traore foi forçado a sair devido a um problema na perna.
Timothy Weah marcou o gol de abertura contra o Real Madrid, enquanto Pierre-Emerick Aubameyang assinalou cinco gols em seus dois últimos jogos contra o Ajax, incluindo um hat-trick na última vez que se enfrentaram em 2023.
No final de semana, o Ajax novamente estava sem Branco van den Boomen, que tinha um problema na lombar, Kasper Dolberg estava fora devido a uma pancada, enquanto Wout Weghorst entrou como substituto após ter sofrido uma lesão nas costas anteriormente.
Na visita anterior ao Velodrome, Steven Berghuis deu assistência para dois de seus gols, enquanto Vitezslav Jaros fez sua primeira partida como titular na Liga dos Campeões, com o jogador emprestado pelo Liverpool sofrendo dois gols em quatro tentativas que enfrentou.
Marseille provável escalação inicial:
Rulli; Pavard, Balerdi, Medina, Palmieri; O’Riley, Hojbjerg; Greenwood, Gomes, Weah, Aubameyang
Ajax provável escalação inicial:
Jaros; Gaaei, Sutalo, Baas, Wijndal; Klaassen, McConnell, Taylor; Edvardsen, Weghorst, Godts
O Marseille teve azar ao sair sem nada na primeira rodada, mas mostrou-se muito determinado e resiliente desde então, muito mais do que seus próximos adversários.
Isso deve impulsioná-los a uma vitória contra um time do Ajax que ainda está se encontrando sob nova gestão e que provavelmente enfrentará o goleiro Geronimo Rulli, ansioso para causar uma boa impressão contra sua antiga equipe.