Newcastle x Chelsea – Notícias e Prováveis Escalações
Após suas vitórias nas quartas de final da EFL Cup durante a semana, Newcastle United e Chelsea se enfrentam em um confronto da Premier League no St James’ Park no sábado ao meio-dia.
As Magpies e os Blues se encontram pela primeira vez desde maio da temporada passada, quando Sandro Tonali e Bruno Guimarães marcaram na vitória em casa por 2-0 para o time de Eddie Howe.
Visualização de partida
O Newcastle se aproximou um passo mais perto de reter a EFL Cup após vencer o Fulham por 2-1 nas quartas de final na noite de quarta-feira, com o jovem Lewis Miley marcando um gol dramático no minuto 92 em uma partida apertada que também viu Yoane Wissa marcar em sua primeira titularidade pelo clube.
Um difícil confronto em duas partidas contra o Manchester City aguarda as Magpies em 2026, mas agora eles devem focar de volta na Premier League, com os homens de Howe atualmente ocupando o 12º lugar na tabela após 16 jogos (V6 E4 D6), mas apenas quatro pontos atrás do topo cinco.
O Newcastle sofreu uma dolorosa derrota fora de casa por 1-0 para o arquirrival Sunderland no último fim de semana e agora teve pelo menos um gol sofrido em cada uma de suas últimas nove partidas da Premier League – eles nunca ficaram 10 jogos consecutivos sem um jogo sem gols sob o comando Howe, tendo feito isso como clube em uma sequência de 14 entre agosto e novembro de 2021 sob Steve Bruce (oito jogos), Graeme Jones e Howe (três jogos cada).
As Magpies devem comemorar um retorno ao St James’ Park, onde conquistaram 72,7% de seus pontos na Premier League nesta temporada e marcaram exatamente dois gols em cada uma de suas últimas cinco partidas em casa. De fato, eles têm uma média exata de dois gols por jogo em casa sob Howe (158 gols em 79 jogos) e apenas Kevin Keegan ostenta uma média superior de gols por jogo em casa como treinador do clube (175 gols em 81 jogos, 2,16).
O Newcastle entra no confronto de sábado após vencer suas últimas duas partidas contra o Chelsea por 2-0 e também se saiu bem em suas últimas três partidas em casa pela Premier League contra os Blues, tendo vencido forma consecutiva em St James’ Park entre 1994 e 1998 (quatro vezes).
Não muito depois que o técnico Enzo Maresca passou por “as piores 48 horas” de seu mandato em Stamford Bridge, o Chelsea seguiu sua vitória na Premier League por 2-0 sobre o Everton com uma vitória por 3-1 contra os líderes da terceira divisão, Cardiff City, para garantir sua vaga nas semifinais da EFL Cup.
Arsenal ou Crystal Palace aguardam os Blues nas semifinais, mas cinco partidas seguidas da Premier League agora estão em destaque na mente de Maresca enquanto eles se esforçam para consolidar sua posição entre os quatro primeiros e potencialmente reduzir a vantagem de oito pontos para os Gunners no topo.
Antes de se preparar para os jogos da Premier League contra Aston Villa, Bournemouth, Manchester City e Fulham, o Chelsea testará sua resistência no St James’ Park e buscará evitar perder partidas consecutivas na liga sem marcar contra o Newcastle pela primeira vez desde fevereiro de 1933.
Os londrinos da West London são os quartos gols do campeonato na Premier League nesta temporada (27), mas estão em primeiro lugar em jogos sem sofrer gols (oito, empatado com o Arsenal), com os homens de Maresca mantendo a defesa fechada em cinco de suas últimas sete partidas na liga.
Além de uma decepcionante derrota por 3-1 para o Leeds United há pouco mais de duas semanas, o Chelsea tem se mostrado particularmente sólido na defesa fora de casa, mantendo quatro jogos sem sofrer gols em suas últimas cinco partidas na Premier League como visitante – eles haviam registrado apenas cinco jogos sem gols em suas 38 partidas fora de casa antes disso.
Notícias do time
O lateral do Newcastle, Tino Livramento, sofreu uma lesão no joelho durante a semana e agora se junta a Dan Burn (costela), Nick Pope (virilha), Kieran Trippier (coxa), Sven Botman (costas), William Osula (tornozelo) e Emil Krafth (joelho) na sala de tratamento.
Lewis Hall perdeu a vitória sobre o Fulham devido a um pequeno problema na coxa, mas Howe revelou após o jogo que o ex-jogador do Chelsea “tem uma chance” de participar de alguma forma neste fim de semana.
O Newcastle está escasso na lateral e espera que Hall esteja apto para começar na lateral esquerda, enquanto Miley pode ser encarregado preencher a lateral direita mais uma vez, já que Sandro Tonali e Joelinton tentam ganhar um espaço no meio de campo ao lado Guimarães.
Howe ainda está gerenciando os minutos de Wissa após sua longa ausência devido a uma lesão, então Nick Woltemade deve retornar ao ataque, enquanto Anthony Gordon e Anthony Elanga estão ambos em condições de retornar nas laterais.
Quanto ao Chelsea, a jovem promessa brasileira Estevao Willian não participará devido a uma lesão muscular, juntando-se a Liam Delap (ombro), Levi Colwill (joelho), Romeo Lavia (coxas) e Dario Essugo (coxas) na equipe de fora, enquanto Mykhaylo Mudryk (suspenso) também continua indisponível.
Após fazer 11 alterações para a vitória durante a semana em Cardiff, Maresca está prestes a voltar ao seu time mais forte contra o Newcastle, com o criador de jogadas Cole Palmer provavelmente retornando à sua posição preferida de No.10 após ser poupado durante a semana, e Joao Pedro se preparando para liderar o ataque.
Alejandro Garnacho espera forçar seu caminho de volta ao time titular pela lateral esquerda após marcar dois gols no segundo tempo como substituto contra Cardiff. Pedro Neto também deve ser reintegrado – o português tem estado envolvido em mais gols da PL do que qualquer outro jogador do Chelsea nesta temporada (oito – cinco gols, três assistências), sendo quatro de seus cinco gols marcados fora de casa.
Moises Caicedo agora está disponível para começar na Premier League após cumprir uma suspensão de três jogos e pode atuar ao lado Enzo Fernandez em um papel mais defensivo no meio de campo, enquanto Reece James e Wesley Fofana estão ambos em condições de participar de uma defesa com quatro jogadores junto com Trevoh Chalobah e Marc Cucurella.
Newcastle United provável escalação inicial:
Ramsdale; Miley, Schar, Thiaw, Hall; Tonali, Guimarães, Joelinton; Elanga, Woltemade, Gordon
Chelsea provável escalação inicial:
Sanchez; James, Chalobah, Fofana, Cucurella; Caicedo, Fernandez; Neto, Palmer, Garnacho; Pedro
A equipe da casa venceu 37 dos 60 encontros da Premier League entre Newcastle e Chelsea, o que representa o maior número de vitórias em casa de qualquer confronto na história da divisão – uma estatística que dará às Magpies um otimismo a mais antes do confronto de sábado, dado seu forte registro em casa nesta temporada.
No entanto, a maioria da escalação esperada do Chelsea terá tido alguns dias extras para recarregar as energias e podemos ver os Blues aproveitando a defesa debilitada dos anfitriões. Resta saber se isso será suficiente para garantir os pontos máximos.


