Noruega x Israel – Notícias e Prováveis Escalações
Depois de abrir seis pontos de vantagem na liderança da tabela, a Noruega pode dar mais um passo rumo à classificação para a Copa do Mundo 2026 ao enfrentar Israel no sábado.
Com um registro impecável até agora no Grupo I, os noruegueses estão próximos de confirmar o primeiro lugar – e, com isso, uma presença nas finais neste século.
Visualização de partida
A Noruega não se classificou para nenhuma Copa do Mundosde 1998, enquanto a última vez que competiu no Campeonato Europeu foi dois anos depois – mas essa longa seca pode estar prestes a acabar.
Uma nova geração de estrelas – liderada por Erling Haaland, que elevou sua contagem de gols internacionais para incríveis 48 em 45 jogos no mês passado – está a caminho de garantir um lugar nas finais do próximo ano.
Depois de marcar nove vezes em duas vitórias para iniciar sua campanha no Grupo I, a equipe de Stale Solbakken venceu os cabeças de chave Itália com um sucesso em casa por 3-0, tornando-se fortes favoritas para assegurar o primeiro lugar.
Após uma vitória por um gol sobre a Estônia, os noruegueses esmurraram 11 gols na infeliz Moldávia na última vez que jogaram, com Haaland marcando cinco e o suplente Thelo Aasgaard anotando um hat-trick.
Com uma diferença de gols excelente, lideram tanto a Itália quanto Israel por seis pontos – embora os Azzurri tenham um jogo a menos – e a qualificação automática está quase ao seu alcance.
Depois do classificatório de sábado, a Noruega fará um amistoso em casa contra a Nova Zelândia, e em seguida encerrará com jogos contra a Estônia e a Itália no próximo mês – sendo que este último pode se provar um confronto decisivo.
Sentado em terceiro lugar na classificação, Israel ainda está na disputa por pelo menos uma vaga nos playoffs, apesar de um incrível colapso que lhes custou caro em setembro.
Depois de liderar a Itália duas vezes em um confronto caótico – e francamente bizarro – pareciam certos de um empate 4-4 ao marcar dois gols tardios.
No entanto, Sandro Tonali marcou um gol da vitória nos acréscimos que gerou cenas de raiva entre as duas equipes e os deixou empatados com nove pontos.
Agora, atrás do segundo colocado do Grupo I por diferença de gols, os comandados de Ran Ben Shimon também jogaram uma partida a mais do que seus rivais italianos, então um deslize neste mês pode significar que eles fiquem de fora.
A fim de acabar com uma seca ainda mais longa do que a da Noruega, a sua mais recente participação em Copas do Mundo foi lá em 1970, e agora precisam de um final épico para evitar mais decepção.
Assim, após perder por 4-2 no jogo de ida – com Haaland inevitavelmente marcando o quarto gol da Noruega – Israel deve agora tentar causar uma grande surpresa em Ullevaal.
Notícias do time
Continuando um período extremamente frustrante para o capitão da Noruega, Martin Odegaard, o meio-campista do Arsenal sofreu uma lesão no joelho que o deixará de fora de ambos os jogos internacionais deste mês.
Solbakken também não contará com o zagueiro Leo Ostigard, do Genoa, que quebrou uma costela no último fim de semana, mas Jorgen Strand Larsen pode retornar para reforçar o ataque temível dos anfitriões após ter sido afastado em setembro.
Previsto para ocupar um lugar no banco, este último geralmente joga como terceira opção para os principais jogadores Haaland e Alexander Sorloth, que podem ter a companhia de Antonio Nusa, Oscar Bobb ou Andreas Schjelderup caso Solbakken mantenha um esquema 4-3-3.
Enquanto isso, a linha de frente de Israel deve ser liderada por Tai Baribo ou Dor Turgeman, sendo que este último marcou um gol de consolação no jogo de ida.
O ala do Tottenham Hotspur Manor Solomon – atualmente emprestado ao Villarreal – e o atacante do Ajax Oscar Gloukh também podem aparecer no terço final.
Noruega provável escalação inicial:
Nyland; Ryerson, Heggem, Ajer, Bjorkan; Berg, Berge, Aasgard; Sorloth, Haaland, Schjelderup
Israel provável escalação inicial:
Da. Peretz; Dasa, Lemkin, Nachmias, Revivo; Do. Peretz, E. Peretz; Biton, Gloukh, Solomon; Baribo
Em meio a uma tensão política aguda entre as duas nações, a Noruega deve prevalecer, conquistando sua sexta vitória consecutiva rumo à Copa do Mundo 2026.
Isso demonstra o poder de fogo dos anfitriões, que podem até lidar sem seu capitão influente, e mais um sucesso os levará para perto da linha de chegada.