País de Gales x Bélgica – Notícias e Prováveis Escalações
No que pode ser a partida mais decisiva do Grupo J, o terceiro colocado País de Gales receberá o segundo colocado Bélgica no Cardiff City Stadium na segunda-feira, em seu terceiro jogo restante nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
Os donos da casa têm 10 pontos em comparação aos 11 dos visitantes – o primeiro colocado Macedônia do Norte tem 12 pontos – e ambos precisam garantir uma das duas primeiras posições se tiverem ambições de se classificar para a fase final da Copa do Mundo, mas cada lado jogou uma partida a menos do que os líderes do grupo.
Visualização de partida
Os Dragões entram no confronto de segunda-feira após sofrer uma desmotivadora derrota por 3-0 contra os rivais Inglaterra na quinta-feira, com os Three Lions abrindo 3-0 logo no 20º minuto.
Embora um empate com os visitantes signifique que eles precisariam que a Bélgica perdesse pontos em seus dois últimos jogos da fase de grupos para terminar em primeiro e se classificar automaticamente para a Copa do Mundo, ainda poderiam terminar na segunda colocação para a repescagem, já que enfrentam a Macedônia do Norte no dia 18 de novembro.
O técnico Craig Bellamy estará preocupado que seu time tenha sidorrotado em três de suas últimas quatro partidas, enquanto ele havia evitadorrotas em seus primeiros nove jogos, empatando quatro e vencendo cinco.
O País de Gales se mostrou vulnerável no primeiro tempo das partidas, sofrendo sete gols antes do intervalo em seus últimos quatro jogos.
Os galeses não experimentaram uma derrota competitiva em casa em 90 minutos desde junho de 2023 – venceram seis e empataram três nesse período – e triunfaram em seus últimos quatro jogos competitivos no Cardiff City Stadium, balançando as redes 11 vezes.
A Bélgica vai a País de Gales após ser segurada em um empate sem gols pela Macedônia do Norte na sexta-feira, e sua falha em vencer foi notável considerando que geraram mais de três xG, produziram 20 chutes de dentro da área e restringiram seus oponentes a apenas três tentativas de distância.
O técnico Rudi Garcia ficará desapontado que sua equipe não tenha marcado pela primeira vez em sete partidas, sendo que a seleção havia anotado 17 vezes em seus cinco jogos na fase de grupos.
Uma derrota para os Red Devils não seria desastrosa, uma vez que um ou ambos País de Gales e Macedônia do Norte perderão pontos ao se enfrentarem em novembro, e vitórias em seus dois últimos jogos da fase de grupos garantiriam uma colocação entre os dois primeiros.
A Bélgica venceu os galeses por 4-3 em 9 de junho no jogo anterior, embora tenha dependido um gol de Kevin De Bruyne no 88º minuto para garantir os três pontos após desperdiçar uma vantagem de três gols.
Garcia supervisionou um período invicto de seis jogos, guiando seus jogadores a quatro vitórias nesse tempo.
O desempenho da Bélgica fora de casa é menos impressionante, considerando que emergiram como vencedores uma vez em suas 10 partidas mais recentes longe de casa, sofrendo quatro derrotas.
Notícias da equipe
O goleiro do País de Gales, Karl Darlow, deve começar no gol, enquanto Neco Williams, Joe Rodon, Ben Davies e Jay Dasilva devem manter seus lugares na defesa, apesar da derrota contra a Inglaterra.
Ethan Ampadu tem sido frequentemente fundamental no meio-campo, e o jogador do Leeds United pode atuar ao lado Liam Cullen.
David Brooks e Harry Wilson devem ocupar dois dos três espaços atrás do atacante Kieffer Moore, enquanto o talismã Brennan Johnson deve ser relied on na esquerda.
O zagueiro da Bélgica, Zeno Debast, foi associado a uma transferência para a Premier League nos últimos dias, e o astro do Sporting Lisboa deve ser selecionado para jogar ao lado Arthur Theate.
O número 10 De Bruyne está em sua melhor forma quando liberado responsabilidades defensivas, então talvez Amadou Onana e Nicolas Raskin sejam pedidos para cobrir o atacante do Napoli.
O atacante Lois Openda entrou do banco na última vez, embora ele possa começar contra o País de Gales, dado que a equipe foi tão ineficaz na frente do gol contra a Macedônia do Norte.
País de Gales provável escalação inicial:
Darlow; Williams, Rodon, Davies, Dasilva; Ampadu, Cullen; Brooks, Wilson, Johnson; Moore
Bélgica provável escalação inicial:
Courtois; Castagne, Debast, Theate, De Cuyper; Raskin, Onana; Saelemaekers, De Bruyne, Doku; Openda
A equipe da Bélgica está repleta de jogadores estrela, que devem ter qualidade suficiente para superar os anfitriões em dificuldades.
O País de Gales ainda pode se revelar um adversário desafiador, dada sua forte performance em casa, bem como o fato de que os visitantes têm estado abaixo do esperado em suas viagens, e o confronto de segunda-feira deve ser um embate equilibrado.